Acre
Campeonato escolar de Luta Olímpica é realizado em Xapuri

Foto: Rafaela Fernandes / FADE
A segunda etapa do Campeonato Acreano Escolar de Wrestling – a Luta Olímpica, realizou nesta terça-feira, dia 10, que teve início a partir das 17h, no Ginásio Álvaro da Silva Mota, que fica no bairro Raimundo Hermínio de Melo, em Xapuri, no interior do Acre. O evento deve receber 46 estudante-atletas inscritos de seis municípios acreanos, e é realizado pela Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE).
O evento, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Xapuri, é realizado pela primeira vez na cidade. Em novembro, a primeira etapa da competição estadual ocorreu em Epitaciolândia, também no interior do Acre, reunindo cerca de 40 estudantes praticantes da modalidade olímpica.
“Esse é um evento importante da temporada, porque estamos fomentando mais uma modalidade esportiva que antes era deixada de lado. Agora, além da Federação Escolar, há também a Federação de Wrestling, desenvolvendo projetos que fomentam e apoiam o desenvolvimento da modalidade no Acre”, pontuou o coordenador técnico da FADE, professor Marcelo Gouveia Ferreira.
Segundo presidente da FADE, João Renato Jácome, eventos como esse só ocorrem com o apoio de parceiros como o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, que não apenas acreditou no projeto da FADE, como também abriu as portas do município para que a atividade pudesse acontecer com bom nível de qualidade técnica e logística.
“Reconhecer quem apoia o esporte é essencial nessa caminhada. O prefeito Bira Vasconcelos está abrindo as portas para que possamos realizar esse evento na cidade de Xapuri. Isso mostra que o prefeito tem sensibilidade, fomenta o esporte e acredita que a prática esportiva gira transformação social. Só temos a agradecer a ele e ao professor Clemilton, que nos ajudou nessa articulação com a prefeitura aqui de Xapuri”, frisa o presidente da FADE.
O árbitro e treinardor de Wreslting, Jonas Cirpiano, de Rondônia, referência na modalidade para a região norte-nordeste, estará atuando durante o evento. Ele integra o quadro de arbitragem da Confederação Brasileita de Wrestling (CBW).
A competição integra o calendário do II Open de Desporto Escolar do Acre. O megaevento tem o apoio do vereador de Rio Branco, Célio Gadelha, e do deputado estadual Emerson Jarude, que acreditam e fomentam o desenvolvimento esporte escolar acreano. As empresas JR Eventos, SBS Soluções Contábeis e AF Serviços são as patrocinadoras do megaevento multiesportivo.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.