Cotidiano
Campeão no JEB’s, acreano de 14 anos vai integrar natação do Corinthians em São Paulo
Após destaque nacional, Pedro Henrique Ramirez vai se mudar para SP e integrar equipe de natação do clube paulista, além de receber bolsa educacional integral e outros benefícios

Pedro Henrique, nadador acreano — Foto: Helder Freire da Silva/Fade
Por Kelton Pinho – ge
Após conquistar o ouro na prova de 50m borboleta com tempo de 26s99, o quinto melhor tempo do país, segundo a Federação Aquática do Estado do Acre (Faea), Pedro Henrique ganhou destaque nacional e chamou atenção do Corinthians.
O cinegrafista Wendel Silva, pai do nadador acreano, conta que técnicos do Corinthians entraram em contato e abriram a possibilidade de incorporar Pedro Henrique no clube paulista.

Pedro Henrique Ramirez, nadador acreano — Foto: Arquivo pessoal/Wendel Silva
A família de Pedro Henrique e os dirigentes do clube paulista entraram em um acordo e a ida do atleta acreano foi sacramentada. De acordo com Wendel Silva, o Pedro Henrique deve viajar para São Paulo entre os dias 20 ou 22 de janeiro.
O acordo firmado com o Corinthians inclui uma bolsa educacional integral, transporte e a estrutura do próprio clube para treinamentos. Pedro Henrique vai morar ao lado da mãe dele, a bióloga aposentada Maria do Carmo Ramirez, que ficará responsável pela moradia.

Pedro Henrique Ramirez e Maria do Carmo Ramirez — Foto: Arquivo pessoal/Wendel Silva
– Muito orgulhoso, muito mesmo. Eu acompanhei essa trajetória desde o começo (…) É um filho maravilhoso, estudioso, é um filho que todo mundo queria ter. Pensa em um garoto sensacional – afirma Wendel Silva.
Pedro Henrique já havia sido convidado pelo Corinthians em outras oportunidades após participação em eventos nacionais. A ida do atleta, no entanto, não havia se concretizado por falta de acordo entre ambas as partes.

Wendel Silva e Pedro Henrique Ramirez — Foto: Arquivo pessoal/Wendel Silva
Com objetivo de arrecadar recursos para emitir as passagens aéreas para São Paulo, a família do atleta abriu uma campanha online para receber doações. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo número: (68) 99228-6525 (Wendel Silva).
Pedro Henrique Ramirez teve o primeiro contato com a piscina quando tinha apenas seis meses por iniciativa da família.

Pedro Henrique Ramirez ao lado do técnico Hélio Guimarães — Foto: Arquivo pessoal/Wendel Silva
Aos sete anos, o acreano começou a disputar competições pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco, e chamou a atenção do técnico Hélio Guimarães logo que conquistou as primeiras medalhas.
Desde então, Pedro Henrique passou a treinar no clube acreano, disputar competições frequentemente e colecionar medalhas. Ele soma inúmeras conquistas em eventos estaduais, regionais e até internacionais.

Medalhas e troféus conquistados pelo nadador acreano Pedro Henrique Ramirez — Foto: Arquivo pessoal/Wendel Silva
Pedro Henrique competiu na categoria Infantil II em 2023, e a partir de 2024 passa a integrar a categoria Juvenil I.
Comentários
Cotidiano
Veja o que abre e fecha no feriadão prolongado de 22 e 23 de janeiro no Acre

Foto: David Medeiros
Nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), o Acre terá um feriadão prolongado devido ao Dia do Católico, transferido do dia 20 de janeiro, e ao Dia do Evangélico. Com isso, órgãos públicos estaduais e municipais decretaram ponto facultativo.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informou que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas nos dois dias. Durante o período, o atendimento ocorrerá exclusivamente em regime de plantão para demandas urgentes. A escala de magistrados e servidores plantonistas pode ser consultada no site oficial do tribunal.
A Defensoria Pública do Estado do Acre também não terá atendimento ao público, mantendo apenas os serviços essenciais em regime de plantão.
As agências bancárias e os Correios permanecerão fechados, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as centrais de atendimento da Organização em Centros de Atendimento (OCA).
Por outro lado, alguns serviços funcionarão normalmente. O Via Verde Shopping abrirá em horário habitual, das 10h às 22h, e as casas lotéricas também manterão atendimento ao público durante o feriadão.
Comentários
Cotidiano
Disputa acirrada marca a segunda rodada do Campeonato Acreano Série A na Arena da Floresta
Rio Branco–AC e Galvez se enfrentam em duelo de líderes; Humaitá e Santa Cruz–AC buscam a primeira vitória na competição

Foto: Samuel Moura/Secom
A segunda rodada do Campeonato Acreano Série A promete fortes emoções nesta quinta-feira (22), com dois jogos programados na Arena da Floresta, em Rio Branco. As partidas devem influenciar diretamente a parte de cima da tabela e definir os primeiros encaminhamentos da competição.
O confronto mais esperado da rodada acontece às 19h (horário do Acre), entre Rio Branco–AC e Galvez. As duas equipes venceram na estreia e brigam diretamente pela liderança do estadual. O Estrelão iniciou a competição com vitória de 3 a 2 sobre o Vasco–AC e ocupa a vice-liderança, somando três pontos. Já o Imperador estreou com goleada de 4 a 1 sobre o São Francisco e lidera o campeonato, também com três pontos, levando vantagem no saldo de gols — três contra um do Alvirrubro.
Mais cedo, às 17h, a Arena da Floresta recebe o duelo entre Humaitá e Santa Cruz–AC, confronto direto entre equipes que empataram na primeira rodada e buscam a primeira vitória no estadual. O Tourão de Porto Acre vem de empate por 1 a 1 contra o Adesg e aparece na quinta colocação, com um ponto. O Santinha também somou um ponto na estreia após empate de 2 a 2 com o Independência, ocupando atualmente a terceira posição na tabela.
Comentários
Cotidiano
Ivan Mazzuia projeta próximos confrontos do Independência

Foto Sueli Rodrigues: Independência vai tentar a primeira vitória no Estadual
O Independência enfrenta o São Francisco no sábado, 24, às 15 horas, na Arena da Floresta, pela 2ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi 2026. Contudo, o comandante do Tricolor prepara a equipe para o confronto, mas não esquece o duelo contra o Humaitá, programado na quarta, 28, no Tonicão.
“Teremos somente três dias entre os dois jogos. É fundamental entender esse início de temporada e controlar a minutagem dos atletas para não correr o risco de perder nenhum jogador por lesão”, explicou Ivan Mazzuia.
Treino tático
Ivan Mazzuia comanda um trabalho tático nesta quinta, 22, no Marinho Monte, e deve definir os titulares para o jogo contra o São Francisco.
“Vamos realizar mudanças na equipe, mas esperar o trabalho para decidir com calma. O mais importante é ter todo o elenco a disposição”, afirmou o treinador.

Você precisa fazer login para comentar.