fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Campanha do TSE emite título de eleitor para quase 100 mil jovens

Publicado

em

#

Para votar em outubro, é preciso emitir o documento até 4 de maio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que entre os dias 14 e 18 de março foram emitidos 96.425 novos títulos de eleitor, em todo o Brasil e no exterior, para jovens entre 15 e 18 anos de idade. Para votar na eleição de outubro, é preciso emitir o documento até o dia 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.

As novas emissões ocorreram durante uma semana de mobilização dos jovens promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, e que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

Segundo informações da Justiça Eleitoral, foram realizadas 6,8 mil publicações no Twitter sobre o assunto durante a mobilização, que contou com a participação ainda de diversas instituições, incluindo clubes de futebol como Flamengo e Corinthians.

A mobilização ocorreu em um momento em que a Justiça Eleitoral registra o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE havia registrado pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

Distribuição

Durante a semana de mobilização, o maior número dos títulos emitidos pela primeira vez foi para o público com 18 anos de idade, faixa etária que já é abarcada pelo voto obrigatório, com a emissão 35.522 documentos.

No mesmo período, foram emitidos também 33.582 títulos para adolescentes de 17 anos de idade, 22.934 mil para quem tem 16 anos de idade e ainda 4.387 títulos para jovens de 15 anos de idade, mas que completam 16 anos antes do dia primeiro turno de votação, em 2 de outubro.

A maior procura se deu por parte do público feminino, com 52.561 solicitações, enquanto 43.864 buscaram a emissão do título de eleitor. O estado com o maior número de emissões foi São Paulo (18.186), seguido por Minas Gerais (9.050) e Bahia (7.083).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kéfera expõe doações danificadas ao Rio Grande do Sul e se revolta: ‘Pra atrapalhar’

Publicado

em

Por

Kéfera está se dedicando ao trabalho voluntário para ajudar as vítimas das enchentes no Rio do Grande do Sul. Na noite da última segunda-feira (13), a influenciadora seguiu ativa na separação de doações de itens como roupas e calçados, mas se deparou com uma infeliz surpresa. Enquanto realizava a triagem em um centro de coleta e doações, ela abriu uma sacola cheia de sapatos velhos, sujos, danificados e com mofo.

Revoltada, Kéfera gravou tudo e expôs a situação através dos stories do Instagram: “Ó, gente, pelo amor de Deus, sabe? A gente tá fazendo triagem aqui das coisas, e quando a gente fala que as coisas vêm num estado complicado, tipo assim, sujo, cheio de lama, cheio de barro… É muita sacanagem doar um negócio nesse estado. O que vocês têm na cabeça? Doa o que você gostaria de receber. A gente já tá f*dido aqui, e vocês mandam uns troços que não dá pra usar. Mandaram também um monte de retalho, pedaço de tule. Não esquenta, não dá pra fazer edredom, é pedaço de retalho”, desabafou.

Em seguida, completou: “Já estamos aqui na luta, imagina, ainda tem que pegar e levar o que você manda sujo? Bota a mão na consciência, ajuda, sabe? Não é pra atrapalhar, é pra ajudar. E não é exagero, não, tá? Tá um cheiro de mofo do caramba, como é que você vai doar isso aqui pra uma criancinha usar? O solado descolando, sem cadarço, todo sujo… P*rra!”. Kéfera ainda mostrou um chinelo completamente inutilizável que foi doado e se indignou: “Ah, não! Na moral, juro. Gente, parabéns. Olha a doação aqui. Você tem que tomar no seu c* se você doou isso aqui. Pelo amor de Deus, olha isso aqui”. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Irmão de Marília Mendonça defende Murilo Huff após críticas como pai: ‘Lá em casa’

Publicado

em

Por

João Gustavo, de 22 anos, o irmão de Marília Mendonça (1995 – 2021), saiu em defesa de Murilo Huff, de 28, pai de Léo, de 4 anos, filho do relacionamento que teve com a Rainha da Sofrência. Ele se pronunciou nesse domingo (12), Dia das Mães, após ver críticas ao desempenho do sertanejo como pai e suposições de que o cantor teria mudado de comportamento por conta do namoro com Gabriela Versiani.

“O Murilo mudou tanto depois desse relacionamento, não postou nada de Dia das Mulheres para a Ruth [mãe da cantora], hoje não postou nada para ela e nem para a Marília. Ele tem obrigação? Não, mas ele fazia sempre antes de namorar”, escreveu uma fã de Marília nas redes sociais. “Ele estar lá em casa depois de chegar de um show e ter que ir para outro hoje, não conta. O que conta é postar. Vai saber”, ironizou João Gustavo.

Em seguida, o estudante de nutrição compartilhou uma foto da família tirada no Dia das Mães. No clique, ele está com Murilo, Dona Ruth e Léo. “Família”, escreveu o jovem na legenda da publicação. Confira:

João Gustavo defende Murilo Huff — Foto: Reprodução/Instagram

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cantora Iza e Yuri Lima revela sexo de bebê e de onde vem nome escolhido: ‘O Rei Leão’

Publicado

em

Por

A cantora Iza, de 33 anos, e o namorado, o jogador de futebol Yuri Lima, de 29, fizeram um chá revelação bem intimista, na noite desta segunda-feira (13), em que descobrem o sexo do primeiro bebê do casal. De quebra, ainda aproveitaram para revelar o nome.

O casal espera uma menina, que vai se chamar Nala. “Bem-vinda, Nala”, limitou-se a escrever Iza. Nos comentários, seguidores ficaram eufóricos. “Vai ser uma boneca linda”, escreveu um. “A menina mais linda do Brasil vai nascer”, comemorou outra. “Coisa linda”, “ah, que lindos” e “ah, Nala, vem” ainda estavam entre as mensagens.

O nome Nala foi escolhido por Iza por ser a personagem dublada por ela no live-action de O Rei Leão, em 2019. Na trama, a leoa Nala é a melhor amiga de Simba, filho de Mufasa, que é morto pelo irmão, Scar, que lhe rouba o posto de rei. Quando Simba volta à sua terra para se vingar do tio, Scar, Nala se casa com Simba e se torna rainha do reino.

Nala, que significa “presente” ou “dádiva”, é de origem africana e vem da região dos Grandes Lagos da África, como o suahili e o suaíli. O nome também tem origem indiana, mas com outro significado: “amorosa” ou “a que ama”. Confira o momento da descoberta:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo