fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com parceria do governo, projeto de música é implantado na Cidade do Povo e já atende mais de 250 alunos no Coral Vozes do Povo

Publicado

em

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”, escreveu Arthur Schopenhauer. E essa arte universal tem unido e resgatado muitos jovens no Acre, que agora, em Rio Branco, têm acesso ao programa social lançado pelo Tribunal de Justiça, que ensina música aos alunos do conjunto habitacional Cidade do Povo.

A iniciativa, que tem parceria do Conservatório Musical do Juruá e Escola Acreana de Música, foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira, 14, com a presença do governador Gladson Cameli e representantes de órgãos como o Tribunal de Justiça (TJAC) e Ministério Público (MP), que acompanharam as apresentações na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício.

Governador garantiu apoio ao projeto de música implantado da Cidade do Povo. Foto: José Caminha/Secom

Na oportunidade, o governador reforçou a importância da cultura e educação para o desenvolvimento do estado e se colocou à disposição para ajudar o andamento do projeto.

“É com educação que a gente vai transformar a vida, com a união de todos. Saio daqui hoje emocionado e alegre como ser humano, porque vi a união de pessoas, instituições e poderes em prol de uma comunidade que só quer oportunidades para construir pontes, e quero colaborar para a construção dessas pontes”, garantiu.

Durante o evento, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, anunciou a reforma e reabertura da Escola Campos Pereira, que fica no conjunto habitacional, e também se comprometeu a reformar uma sede, que antes era usada como administração da Cidade do Povo, para que o projeto possa funcionar em um local mais amplo.

“A escola já está com o recurso garantido, agora falta a execução. E a questão da sede, estamos articulando para que sejam feitas as adequações para atender esse projeto e suas crianças”, informou.

Para o governador Gladson Cameli, um espaço amplo também aumenta a capacidade de atendimento do projeto, que já envolve 250 crianças e jovens. “Não podemos fechar as portas para quem quer oportunidade. Temos que sempre abrir essas portas. A Secretaria de Educação vai fazer sua parte, mas também todas as outras secretarias, porque o governo vai se empenhar para que esse projeto dê certo”, reforçou o chefe do Executivo.

Estudantes se apresentaram para autoridades nesta terça-feira, 15. Foto: José Caminha/Secom

Música abrindo portas

Inicialmente, o programa está oferecendo aulas de canto e alguns instrumentos. Um projeto que engatinha com a união de muitas mãos e que vai impactar a vida de vários jovens, não só dessa comunidade, mas de toda a capital. Quem vai coordenar o projeto é o promotor Iverson Bueno, que há oito anos liderou, em Cruzeiro do Sul, os primeiros passos do Conservatório de Música do Juruá, de onde saíram talentos com destaque nacional. Assim como em Cruzeiro do Sul, na capital o projeto é voltado para crianças em vulnerabilidade. A ideia é expandir a oportunidade a todos os municípios.

“A música tem se revelado uma grande ferramenta de abertura de portas, em vários sentidos, porque o que nós menos fazemos é música. Pode ser um paradoxo, mas a música traz não só paz mas também confiança. As crianças e adolescentes acabam se abrindo com a gente, trazendo seus problemas, seus medos e suas angústias e, às vezes não tem nem aula, tem desabafo do problema social, da pobreza, da violência. E nós, como autoridades, também, quando percebemos uma situação, acabamos encaminhando para a rede de proteção da criança adolescente”, relatou Bueno.

O coordenador também informou que esse tipo de programa é inédito na Cidade do Povo e que tem ganhado um espaço importante no bairro. A equipe do Conservatório fez uma busca ativa nas escolas, para ativar as inscrições e, em apenas um dia, foi superada a marca de 150.

“A nossa intenção é estender para a comunidade, nós temos parcerias justamente para ampliar. É uma semente que plantamos e a gente acredita muito nesse trabalho, na educação; seja escolar ou musical, é o futuro. Não tem outra solução; creio em tudo que já foi testado; cultura e esporte são ferramentas para salvar os jovens”, enfatizou.

Autoridades se unem para levar projeto à Cidade do Povo. Foto: José Caminha/Secom

União em prol da comunidade

Durante o evento, alunos se apresentaram e o pequeno cantor Ariel Kauã Ferreira, de 12 anos, emocionou todos ao se apresentar ao lado de Gustavo Matias, que foi destaque no The Voice Brasil e hoje dá aulas no Conservatório Musical. O coordenador da Escola de Música do Acre, maestro Afonso Portela, ressaltou a importância das parcerias para que os projetos saiam do papel.

“Nossa instituição hoje também entra nessa parceria e estamos aqui para ajudar no que for preciso; contem com a gente. Queria deixar duas reflexões: a comida alimenta o corpo e a arte alimenta o espírito. E, como [Friedrich] Nietzsche dizia, sem a música a vida seria um erro”, observou.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, mencionou o sentimento de poder lançar um projeto tão relevante e pioneiro na capital do estado. “Esse sonho era gestado desde que nossa vice-governadora era senadora. Tivemos contato com o governador Gladson Cameli e falamos do sonho de colocar o ensino de música, de instrumento e de vozes para incluir os jovens e adolescentes. A gratidão é grande, quero agradecer a parceria da Fundação Elias Mansour. Vamos de mãos dadas nessa grande missão, que é formar músicos e cantores do bem. Que possam trilhar, por meio da música, um caminho de mais amor e respeito”, declarou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é vítima de tentativa de homicídio a facadas em Rio Branco

Publicado

em

Moisés Julian Pinheiro da Silva, de 42 anos, foi esfaqueado na noite deste sábado (8) em uma tentativa de homicídio. Após o ataque, ele foi levado para sua residência na Rua São José, no bairro João Paulo II, na Baixada da Sobral.

De acordo com informações fornecidas por sua mãe, Moisés é usuário de entorpecentes e chegou em casa carregado por um amigo em uma motocicleta. Ele apresentava uma perfuração no peito provocada por uma faca e estava em estado de grande agitação e dor. Sua mãe, em desespero, rapidamente acionou a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Samu enviou uma ambulância de suporte avançado para prestar os primeiros socorros. Moisés foi estabilizado pelos paramédicos e, em seguida, encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde é considerado grave.

Policiais militares estiveram no local, coletaram informações sobre o incidente e as características do agressor. Apesar dos esforços em patrulhamento na região, o suspeito não foi encontrado.

O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será posteriormente encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para continuidade das investigações.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cessão de usina de asfalto em Sena Madureira está sob análise do MPAC

Publicado

em

O MPAC iniciou um inquérito civil para investigar o caso, considerando que a usina estava inativa, mas em bom estado de conservação, antes da cessão.

O presidente da Câmara Municipal também foram requisitados a prestar esclarecimentos sobre o cumprimento do termo de cessão de uso e a entrega mensal das 50 toneladas de asfalto.

A situação envolvendo a cessão da usina de asfalto de Sena Madureira para a empresa privada M.S.M. Industrial Ltda. tem gerado polêmica e despertado a atenção do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Há cerca de dois anos, a aprovação da Lei Municipal nº 704/2022 permitiu o aluguel da usina para a empresa, que se comprometeu a fornecer 50 toneladas de asfalto ao município mensalmente.

No entanto, a implementação da lei parece não estar trazendo os resultados esperados para Sena Madureira, conforme denúncias de más condições nas ruas, com buracos e rachaduras, evidenciando problemas no asfalto. O MPAC iniciou um inquérito civil para investigar o caso, considerando que a usina estava inativa, mas em bom estado de conservação, antes da cessão.

_______________

O relatório técnico do Núcleo de Apoio Técnico do MPAC revelou que as 50 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ) fornecidas pela empresa poderiam asfaltar aproximadamente 60 metros de vias por mês. O Ministério Público solicitou um relatório técnico ao Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro para identificar possíveis irregularidades, como enriquecimento ilícito ou dano ao patrimônio público.

_______________

O promotor de justiça determinou a prefeitura de Sena Madureira a apresentar, em 15 dias, as notas fiscais e ordens de serviço que comprovem o uso do CBUQ fornecido pela empresa. Além disso, a empresa M.S.M. Industrial Ltda. e o presidente da Câmara Municipal também foram requisitados a prestar esclarecimentos sobre o cumprimento do termo de cessão de uso e a entrega mensal das 50 toneladas de asfalto.

A investigação em andamento visa garantir a transparência e a correta utilização dos recursos públicos, assegurando que a população de Sena Madureira receba os benefícios prometidos pela cessão da usina de asfalto.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo publica edital para formar banco de instrutores do curso de formação de policiais penais

Publicado

em

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em breve, vai receber novos profissionais, tanto em cargos administrativos como operacionais. Para a posição de policial penal, além das etapas já realizadas, pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), como a prova teórica, Teste de Aptidão Física (TAF) e exames psicotécnico, médico e toxicológico, será necessário ainda, passar pelo curso de formação na Escola do Servidor Penitenciário, por isso, o Iapen dará início, na próxima segunda-feira, 10, às inscrições para seleção de docentes, instrutores e monitores que vão atuar no curso de formação de novos policiais penais.

Chefe da Divisão da Escola do Servidor Penitenciário explica sobre edital. Foto: Antonio Moura/Iapen

O curso de formação terá 705 horas, com previsão de execução em três meses, onde os alunos vão passar por formação, tanto da parte teórica quanto da operacional. Helena Guedes, chefe da Divisão da Escola do Servidor Penitenciário, explicou sobre a seleção. “Nós vamos selecionar um grupo para passar por uma formação e, depois, para atuar no curso de formação, porque nós queremos profissionais de excelência, então nós vamos selecionar esses servidores e profissionais e prepará-los”.

Equipe da Escola do Servidor Penitenciário. Foto: Antonio Moura/ Iapen

As inscrições vão até o dia 21 de junho e em seguida ocorrerão as demais etapas do processo, como análise curricular, formação e alinhamento pedagógico e técnico operacional.

Para acessar o edital com todas as informações clique aqui:

Edital

 

Comentários

Continue lendo