Conecte-se conosco

Cotidiano

Caminhada da Esperança: Com apoio da população, campanha de Mara toma avenida de Epitaciolândia

Publicado

em

O nome de Mara Rocha ao governo do Acre recebe a cada dia mais apoio dos acreanos. Exemplo disso foi a Caminhada da Esperança realizada no município de Epitáciolândia na tarde desta sexta-feira, 16.Ao lado da ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, candidata à deputada estadual e do prefeito de Epitáciolândia, Sérgio Lopes, Mara Rocha andou pelas principais ruas do município afirmando que a verdadeira pesquisa é a que ouve e sente do povo que a abraça e declara apoio a sua candidatura.

Mara ressaltou ainda que fez muito pelo Alto Acre como deputada federal, trazendo recursos para a nova ponte entre as duas cidades da fronteira e apoio ao produtor rural e que como governadora vai fazer muito mais.

O município de Epitaciolândia abraçou a candidatura do 15 nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira, 16, quando Mara chegou ao município para visitar os comércios e participar de reuniões na região. A multidão de simpatizantes e apoiadores de Leila Galvão, Daniel Dorzila, Edith Montes, Major Rocha e os demais candidatos a estadual e federal tomaram conta da Avenida Santos Dumont e fizeram uma gigantesca caminhada da Esperança.

“Estou muito feliz com a caminhada que fizemos aqui na querida Epitaciolândia ao lado do prefeito Sérgio Lopes e de nossos candidatos proporcionais. Essa caminhada abraçada pela população mostra que essas pesquisas divulgadas não condiz com a verdade que estamos vendo ao chegar nos municípios e ver a esperança da população por mudança. Como deputada fiz muito aqui no Alto Acre trazendo recursos para apoiar a produção principalmente e fiz questão de junto ao ex-ministro Tarcísio de Freitas trazer o dinheiro para a ponte entre Epitaciolândia e Brasileia que muitos prometeram, mas nunca fizeram nada para que esse senho dos moradores da fronteira fosse concretizado. Como governadora nosso povo pode ter certeza que vou fazer muito mais”, destacou Mara.

A candidata a deputada estadual, Leila Galvão que já foi prefeita de Brasileia por duas vezes e deputada estadual disse que a candidatura de Mara é a esperança do povo do Alto Acre que espera por dias melhores. Mara deixou uma candidatura quase segura de deputada federal pelo trabalho que fez para se colocar como candidata ao governo, isso tudo por entender que o povo do Acre e em especial do Alto Acre está cansado do abandono que presencia em todos os setores. Queremos Mara governadora para gerar emprego, apoiar o setor produtivo e garantir uma educação inclusive”, afirmou Galvão.

Para o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, Mara é a grande madrinha de Epitaciolândia e do Alto Acre. “Se pegar o histórico de todos os parlamentares que já destinaram recursos para Epitaciolândia desde sua fundação não chega nem perto do que a Mara já conquistou para o município. Por isso eu peço aos moradores de nosso município que abrace a candidatura da Mara e vote 15 dia 2 de outubro, porque a Mara sim tem compromisso também com nossa região”, disse Sérgio Lopes.

Mara segue agenda neste sábado, 17, nos municípios de Brasileia e Xapuri com caminhadas e carreatas para chegar a maiores de pessoas possível levando suas propostas de governo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Supercopa Rei será decidida em Brasília em 1º de fevereiro

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta quarta-feira (31), via rede social, que a Supercopa Rei de 2026 ocorrerá no dia 1° de fevereiro, em Brasília.

A entidade confirmou a cidade novamente como palco da primeira grande decisão da temporada de 2026. A disputa ocorre em jogo único na Arena BRB Mané Garrincha, no centro da capital federal.

A partida será entre Flamengo, campeão do Campeonato Brasileiro de 2025, e Corinthians, campeão da Copa do Brasil, neste ano. A partida abre a temporada de bola de 2026. Ainda segundo a CBF, o estádio estará dividido 50% para cada torcida.

Inicialmente, o confronto estava previsto para 24 de janeiro.

Geralmente, a Supercopa Rei é disputada em estádios de campo neutro na tentativa de garantir a imparcialidade.

Últimos campeões

O Rubro-Negro é o atual campeão da competição. No início de 2025, a equipe dirigida por Filipe Luís venceu o Botafogo por 3 a 1.

Os campeões anteriores foram São Paulo, em 2024; Palmeiras, 2023; e Atlético Mineiro (2022). O Flamengo ainda foi campeão em 2020 e 2021.

Supercopa Rei

Não disputada entre 1992 e 2019, a Supercopa do Brasil foi reativada pela CBF em 2020.

Em 2024, a CBF rebatizou a competição para Supercopa Rei em homenagem a Pelé, o Rei do Futebol, falecido em dezembro de 2022.

A ideia é que o troféu represente a coroa do futebol nacional, sendo disputado pelos dois clubes que dominaram o cenário futebolístico no ano anterior.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza Assis prepara-se para assumir o governo do Acre em 2026 e pode se tornar a 2ª mulher a comandar o estado

Publicado

em

Vice-governadora, que assumiria o cargo em abril com a saída de Gladson Cameli para o Senado, é apontada como candidata oficial à sucessão; perfil reservado e trajetória religiosa e política marcam sua ascensão

Mailza deve intensificar agendas públicas e articular alianças para 2026. Seu desempenho nos nove meses à frente do governo será decisivo para convencer eleitores além do núcleo duro de fiéis e correligionários. Foto: captadas 

Poucas horas separam o Acre de 2026, ano em que a vice-governadora Mailza Assis (PP) deve assumir o governo do estado em abril, com a saída de Gladson Cameli para disputar uma vaga no Senado. Com uma trajetória que começou na Assembleia de Deus, passou pela prefeitura de Senador Guiomard (Quinari) e chegou ao Senado antes da vice-governança, Mailza é apontada como candidata oficial do Palácio Rio Branco para as eleições do próximo ano, podendo se tornar a segunda mulher a governar o Acre — após Iolanda Lima, em 1986-87.

De perfil reservado, fala baixa e postura considerada exemplar por aliados, ela teria conquistado a confiança do governador para a sucessão ainda no início do mandato. Conhecida por sua religiosidade e citada por profecias que anteviam sua ascensão, Mailza enfrentará adversários “à altura” em 2026, mas chega fortalecida pela máquina e pela articulação política do grupo no poder. Se confirmada, sua gestão promete “suavizar” o tom do governo, sem abrir mão do rigor administrativo que lhe é atribuído por quem a conhece de perto.

Trajetória incomum:

Nascida no Amazonas, Mailza chegou ao Acre ainda jovem, trabalhou como auxiliar administrativa na Assembleia de Deus e iniciou na política como secretária municipal em Senador Guiomard. Sua ascensão acelerou com a suplência no Senado (2015), titularidade (2019-2022) e eleição como vice-governadora em 2022.

Estilo de gestão:

Descrita como “doce, de fala baixa”, ela promete “suavizar” o governo, mas aliados alertam: “O espaço para erro é quase zero”. Conhecida por rigor administrativo, Mailza terá nove meses à frente do estado para construir sua imagem antes da campanha eleitoral.

Contexto político:
  • Seria a segunda mulher a governar o Acre – após Iolanda Lima (1986-1987);

  • Tem o apoio aberto de Cameli, que a escolheu como sucessora;

  • Enfrentará adversários de peso em 2026, ainda indefinidos.

Fé e projeção:

Em entrevista recente, Mailza revelou ter recebido uma “profecia” sobre seu destino político. Sua trajetória é comparada à da cantora Damares – de origem humilde e ascensão ligada à fé.

Desafios:
  • Consolidar liderança em um estado tradicionalmente masculino;

  • Administrar a transição sem rupturas com a base de Cameli;

  • Equilibrar discurso religioso com políticas de estado.

A partir de janeiro, Mailza deve intensificar agendas públicas e articular alianças para 2026. Seu desempenho nos meses de 2026 frente do governo será decisivo para convencer eleitores além do núcleo duro de fiéis e correligionários.

A trajetória de Mailza Assis reflete uma nova via de ascensão política no Acre: longe dos partidos tradicionais, alicerçada em redes evangélicas, trabalho discreto e lealdade a um grupo político hegemônico. Seu maior teste será governar sem a sombra de Cameli.

A vice-governadora Mailza Assis (PP) em abril de 2026, deve assumir o Governo do Acre com a renúncia de Gladson Cameli, que concorrerá ao Senado, e será a candidata oficial do Palácio Rio Branco à sucessão para o mandato seguinte. Fot: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cenário difícil no Senado e possível vaga no Ministério da Fazenda podem levar Jorge Viana a desistir da candidatura, avaliam articuladores

Publicado

em

Ex-governador estaria cotado para substituir Haddad e evitar derrota eleitoral que mancharia sua trajetória; bancada acreana no Congresso já se movimenta em outras frentes

Ex-governador do Acre, cotado para substituir Haddad, evitaria possível derrota eleitoral e realizaria antiga ambição de comandar uma pasta no governo Lula. Foto: captada 

As possibilidades de Jorge Viana (PT) desistir da disputa pelo Senado em 2026 são maiores do que se imagina, segundo análise de articuladores políticos. Além do cenário eleitoral desfavorável apontado por pesquisas e rodas de conversa, o ex-governador estaria cotado para assumir o Ministério da Fazenda no lugar de Fernando Haddad, movimento que evitaria uma segunda derrota consecutiva nas urnas e ofereceria uma saída honrosa para sua trajetória.

Viana, que já demonstrou interesse em integrar o primeiro escalão desde o primeiro governo Lula, tem sua vaidade destacada por críticos, que lembram suas declarações sobre o “fim do Acre” após sua gestão.

Contexto da especulação:
  • Viana insinuou publicamente estar cotado para a Fazenda, cargo que almeja desde o primeiro governo Lula;

  • Pesquisas internas e rodas políticas no estado apontam um cenário desfavorável para sua eleição ao Senado;

  • Uma nova derrota (após perder para Mara Rocha em 2022) poderia manchar sua trajetóriapolítica.

Análise dos motivos:
  1. Vaidade e legado: Viana é conhecido por seu perfil altivo – chegou a dizer que “o Acre não existe mais, depois dele” – e um ministério seria uma saída honrosa sem risco de vexame;

  2. Cálculo eleitoral: A força do grupo de Gladson Cameli no estado e a ascensão de novas lideranças tornam a disputa pelo Senado incerta e desgastante;

  3. Ambição nacional: Comandar a Fazenda realizaria um sonho antigo e o recolocaria no centro do poder federal.

Posicionamento oficial:

Até o momento, nem Viana nem o Planalto confirmaram a movimentação. Assessores do petista dizem que ele “mantém o foco no projeto para o Acre”, sem descartar “qualquer chamado para servir ao país”.

A decisão deve ser tomada nos primeiros meses de 2026, após o lançamento das pré-candidaturas. Se Haddad deixar a Fazenda, Lula terá de escolher entre atender um aliado histórico ou priorizar a continuidade da política econômica.

A possibilidade revela um Jorge Viana mais pragmático que romântico, disposto a trocar uma batalha arriscada no Acre por uma posição de destaque nacional – mesmo que isso signifique adiar, ou abandonar, seu retorno ao Senado.

Comentários

Continue lendo