Cotidiano
Anvisa aprova vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos
HANNAH BEIER/REUTERS – 21.06.2022
Segundo agência, imunizante foi considerado seguro e eficaz e tem dosagem e composição diferentes das utilizadas em faixas etárias
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (16) a ampliação do uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. O aval considerou análise internacional e das SBP (Sociedades Brasileiras de Imunologia e de Pediatria), entre outros órgãos científicos.
A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária. Segundo a agência, o imunizante foi considerado seguro e eficaz. A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.
“A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas)”, informou a agência em comunicado. “As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.”
A vacina administrada na população de 6 meses a 4 anos de idade terá uma tampa cor vinho para diferenciá-la da vacina pediátrica para crianças de 5 a 11 anos, que tem a tampa laranja, e do imunizante para a população acima dos 12 anos, cuja tampa é a roxa.
O imunizante da Pfizer está registrado no Brasil desde 23 de fevereiro do ano passado e já é aplicado no Brasil em pessoas a partir de 5 anos de idade. A farmacêutica americana submeteu no fim de julho o pedido à Anvisa para incluir a faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
“Sabemos que a Covid-19 impacta também as crianças menores, inclusive com a possibilidade de evolução para doença grave. Estamos orgulhosos por dar mais esse importante passo para ampliar a proteção da população pediátrica”, afirmou na ocasião Adriana Ribeiro Polycarpo, diretora médica da Pfizer Brasil. Segundo a empresa, a solicitação foi embasada por um estudo que incluiu 4.526 crianças nessa faixa de idade.
Em julho, a Anvisa liberou o uso da vacina CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos – o único imunizante liberado para o grupo abaixo de 5 anos no país até então.
Autorização
O pedido de autorização da Pfizer entrou em análise no dia 1º de agosto. Durante esse período, foram realizadas análises técnicas de dados e estudos clínicos conduzidos pela fabricante. A aprovação da Anvisa significa que o imunizante já pode ser utilizado. Agora, compete ao Ministério da Saúde decidir sobre a incorporação da vacina e estabelecer o calendário vacinal para a faixa etária.
A agência informou que o processo de avaliação considerou o conhecimento de profissionais com experiência na imunização de crianças e foi acompanhado por especialistas de entidades médicas como a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia) e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
Vacinação infantil
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do mês de julho, de cada três crianças com idade entre 3 e 11 anos, apenas uma estava com a imunização completa e metade delas não haviam recebido sequer uma dose. Especialistas analisam que a situação se deve à falta de doses disponíveis, o que fez cidades interromperem a aplicação, e à hesitação de parte dos pais.
Copyright © Estadão. Todos os direitos reservados.
Comentários

Cotidiano
Copinha Arasuper de Futsal com 6 partidas na Assincra
A fase de classificação da 8ª Copinha Arasuper de Futsal terá mais seis partidas neste sábado, 28, a partir das 8 horas na Assincra/CT Edson, no bairro do Aviário.
“Não temos ginásios em Rio Branco e a solução foi promover as partidas no CT Edson. A estrutura é excelente e certamente teremos mais uma grande rodada”, disse o coordenador da Copinha, Auzemir Martins.
2ª rodada da Copinha
Sub 14
Escola do Flamengo x Amigos Solidários
Santa Cruz x B2 Esportes
Sub 12
Amigos Solidários x Escola do Flamengo
Flamenguinho x Rei Artur
Sub 10
Escola do Flamengo x Águias do Norte
Xavier Maia x Flamenguinho
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e São Francisco disputam amistoso no José de Melo

Giovanni é um dos titulares do São Francisco para o amistoso
Rio Branco e São Francisco fazem neste sábado, 28, a partir das 8 horas, no José de Melo, um amistoso como parte das preparações para as disputas da Copa Verde e do Campeonato Estadual.
O São Francisco enfrenta o Atlético no torneio regional e o Rio Branco fará o primeiro confronto contra o Princesa do Solimões, do Amazonas.
No Estadual, o São Francisco terá o Vasco no primeiro duelo e o Rio Branco jogará contra Plácido de Castro.
Primeiro teste
O Rio Branco fará o primeiro teste e o técnico Ulisses Torres vai avaliar os atletas. O desempenho no treinamento vai definir a postura da diretoria no mercado de contratações.
“Começamos a trabalhar a parte tática no início da semana e cobrar um bom futebol neste momento seria um exagero”, disse Ulisses Torres.
São Francisco
Com mais tempo de preparação, o São Francisco vai para o amistoso com uma responsabilidade maior. O treinador Erismeu Silva vai começar a realizar os ajustes e definir os titulares.
Comentários
Cotidiano
Vasco e Andirá Sub 17 empatam em jogo amistoso no campo B

Léo Raches quer realizar uma grande campanha na Copa do Brasil
Vasco e Andirá Sub 17 empataram por 0 a 0 na tarde desta sexta, 27, no campo B da Federação de Futebol, em um duelo preparatório para a temporada de 2023. O Vasco vai jogar o Estadual e o Andirá estará na disputa da Copa do Brasil Sub 17.
Excelente treinamento
Para o técnico do Andirá, Léo Raches, foi mais um treinamento importante para os ajustes na equipe.
“O primeiro tempo foi muito forte e achei que os garotos sentiram. Na segunda etapa atuamos melhor. Esses treinamentos são excelentes porque vamos jogar um torneio de alto nível”, declarou Léo Raches.
Vasco em formação
Segundo o técnico Pedro Balu, o Vasco é um time em formação e a meta é chegar com time competitivo na estreia do Estadual contra o São Francisco no dia 25 de fevereiro, no Florestão.
“O treino foi importante para realizar as observações. Ainda temos um bom tempo de trabalho”, comentou o treinador.
Comentários
- Extra1 dia atrás
Conforto e qualidade: Gazin reinaugura loja filial na BR 317 em Epitaciolândia
- Acre1 dia atrás
Policial Federal é absolvido por morte de estudante em boate
- Acre1 dia atrás
PGJ visita terreno onde será construída sede das Promotorias de Justiça de Xapuri
- Flash1 dia atrás
Governadora em exercício Mailza participa da posse de recondução da defensora pública-geral do Acre
- Flash1 dia atrás
Prefeitura de Rio Branco apresenta Plano Operacional para eventuais alagações
- Acre1 dia atrás
Promotor discorda de decisão do júri e decide recorrer da absolvição de policial federal
- Extra 11 dia atrás
Epitaciolândia sedia seminario Del Turismo
- Brasil14 horas atrás
Um dos financiamentos feito a Cuba teve como garantias Charutos cubanos no ultimo governo de Lula