Extra
Câmara de Brasiléia realizou sua 25ª Sessão Ordinária, com muitos debates na tribuna
Ao todo, dez vereadores participaram da Sessão Ordinária que aconteceu nesta terça-feira, dia 14 de setembro de 2021.
Assessoria C.M.B
A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira 14 de setembro, com início às 08:00 horas, a 25° Sessão Ordinária da 15ª Legislatura. Após as formalidades foi dado início a sessão.
Estiveram presentes 10 vereadores, Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Neiva Badotti (PSB), Jorge da Laura (PT), Leonir Castro (PP), Rogerio Pontes (PROS) e a presidente da Câmara, Arlete Amaral (SD). O vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB) justificou ausência.
A população pôde acompanhar os trabalhos do legislativo municipal através de transmissão online realizada ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no Youtube (câmara m. de Brasiléia).
No grande expediente os vereadores solicitaram:
Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas indicações solicitando que melhorias sejam realizadas por parte do poder público na primeira ponte do ramal do Km 67, ramal do Porto Carlos, pois a mesma se encontra em uma situação bastante precária, colocando em risco quem trafega pela ponte, também que de oportuno sejam realizadas melhorias no próprio ramal, tendo em vista que em alguns pontos já se encontra a necessidade de reparos. Dando segmento a suas atribuições o vereador reconhece os trabalhos executados pela prefeitura no Km 47, onde estão ocorrendo melhorias no ramal, indicação do próprio parlamentar, e finaliza parabenizando a vereadora Neiva Badotti juntamente com o deputado estadual Jenilson Leite, pela realização do itinerante na comunidade Pão de Açúcar.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Iniciou suas palavras relatando a respeito de uma matéria que o mesmo esteve lendo, que diz respeito ao governo, que estuda baixar um decreto impedindo as pessoas que não tenham carteira de vacinação de entrarem em alguns setores públicos inclusive em locais religiosos, segundo o Parlamentar é uma grande falta de respeito caso aconteça o decreto, reafirma a importância da imunização, porém diz não acreditar em medidas que afrontam a sociedade do Acre, com isso repudia tal atitude do governo. Dando segmento o nobre parlamentar finaliza sua fala parabenizando a deputada estadual Maria Antônia que através de seu gabinete tem feito um grande trabalho. Por isso é de suma importância o trabalho que a parlamentar desempenha em todo estado do Acre.
Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna relatando sobre o acidente que ocorreu a alguns meses no ramal do polo com uma caçamba da prefeitura, em sua fala Leomar indaga o motivo pelo qual não deixaram realizar a perícia do acidente, relata também a falta de assistência por parte da prefeitura com a vítima, que atualmente se encontra debilitado por conta do acidente. Dando segmento pede que seja justificado por parte do poder público o acidente com veículo da prefeitura de Brasiléia fora do perímetro urbano da cidade. O parlamentar finaliza pedindo que seja resolvido pela prefeitura o problema da vítima do acidente que ocorreu no polo, envolvendo uma caçamba da prefeitura.
Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou falando sobre a visita do deputado Dr. Jenilson Leite a Brasiléia, relata que na companhia do mesmo realizaram várias visitas em diversos pontos da cidade, em uma dessas visitas foram até as empresas Dom Porquito e Acre Aves na companhia do prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes. A vereadora parabeniza as empresas pelo belo trabalho que desenvolvem no município, exportando seus produtos para vários lugares, gerando assim emprego e renda. A nobre edil mostra seu extremo descontentamento por Brasiléia não ter a disposição o IML, sugere que seja realizado até uma audiência pública para que a problemática seja solucionada. Finaliza agradecendo a comunidade do pão de açúcar e todo ramal do 47 por se fazer presente na ação saúde itinerante que a vereadora realizou juntamente com o deputado Jenilson Leite, com parcerias com a prefeitura de Epitaciolândia e secretaria de saúde de Brasiléia.
Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas indicações solicitando melhorias na travessa Valeria Bispo Sabala, que fica no bairro Eldorado. Solicita que seja enviado um documento ao setor de cadastro para que seja realizado a medição da rua, para que assim seja concluída a sua abertura, tendo em vista as constantes reclamações que são feitas para o vereador de que pessoas estariam utilizando o matagal que tem ao lado da via para se utilizar entorpecentes. Prosseguindo suas reinvindicações solicita que a secretaria de obras esteja retornando até o ramal do km 75 para realizar o devido serviço que foi iniciado, caso contrário no inverno a comunidade poderá ficar isolada. Finaliza parabenizando a vereadora Neiva Badotti que juntamente com o deputado jenilson Leite realizaram uma ação itinerante na comunidade Pão de Açúcar.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, inicia suas indicações solicitando ao executivo que forneça condições de trabalho ao secretario de meio ambiente, Zico Rocha, tendo em vista as precárias condições que a secretaria se encontra. O empenho da equipe é notório, porém não há como se destacar no trabalho se não tem condições necessárias. Solicita a secretaria de educação juntamente com sua equipe que possa estar verificando a regulamentação do novo Fundeb, que garante recursos exclusivos para escola pública, inclusive a lei 13.935/2019 que prevê a presença de profissionais da psicologia e do serviço social nas redes públicas de educação básica. Finaliza reforçando um pedido que a mesma realizou na 10ª a respeito da rua Manoel Fiesca, que fica no bairro Eldorado, que a secretaria de obras possa garantir a condição de trafegabilidade garantida por lei para uma família que fica ilhada devido a um esgoto.
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou suas palavras solicitando um pedido de informações ao executivo, que seja informado como está a situação dos banheiros que estão sendo construídos no Km 26, tendo em vista o atraso que se encontra a obra. O outro pedido de informações é a respeito das melhorias no ramal do Km 19, Pega Fogo, se o trabalho de melhoramento já foi finalizado ou ainda terá sua continuidade. Dando segmento aos seus pedidos de informações, desta vez solicita ao governo do estado através do setor competente, no caso a SEPA, informações a respeito do planejamento da pasta no município, e qual incentivo o governador Gladson está ofertando para o município. Finaliza lamentando a falta de aparelhamento por parte da SEPA.
Vereador Rogério Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a suas indicações se associando a indicação feita pela vereador Elenilson Cruz (PT), a respeito da ponte do ramal Porto Carlos, que sejam realizadas melhorias por parte do setor competente. Solicita que a secretaria de obras realize os trabalhos que faltam nos ramais que estão necessitando de melhorias, tendo em vista a proximidade do inverno, o que irá complicar a realização das obras. O nobre parlamentar parabeniza a gestora municipal e todos seus secretários pelos inúmeros trabalhos que vem acontecendo no município, e finaliza cumprimentando em especial o secretário de assistência social, Djahilson Américo, que segundo o próprio vereador “veio para fazer a diferença”.
Vereadora Arlete Amaral (SDD): A parlamentar no uso de suas atribuições, parabeniza a vereadora Neiva Badotti (PSB) pelo ótimo trabalho realizado na comunidade do Pão de Açúcar, onde esteve levando juntamente com o deputado Dr. Jenilson Leite uma ação itinerante da saúde. A parlamentar solicita juntamente a prefeita do município que seja organizada uma capela, pois é imoral Brasiléia não dispor de uma capela, então que o mais rápido possível possa ser providenciado essa demanda, também solicita a construção de um novo cemitério, pois o que existe já está sem espaço para novos sepultamentos. A parlamentar destaca que vai continuar sua luta para que seja construído um novo cemitério, uma capela e para que seja implantado no município o IML.
ORDEM DO DIA: Não houve expediente
Esgotada a pauta e nada mais havendo para se tratar, a Presidente Arlete Amaral agradeceu a todos pela presença e deu por encerrado os trabalhos.
Comentários
Extra
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco
Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP
Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.
De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.
A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.
Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.
A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.
O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.
Comentários
Extra
Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população
Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.
Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.
Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.
Balanço de atendimentos – Janeiro/2026
Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.
A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.
Comentários
Extra
Moradores do Bairro do Bosque denunciam onda de furtos e cobram mais rondas policiais em Rio Branco
Crimes se repetem em um raio de 200 metros; arrombamentos já somam quatro ocorrências e foram registrados por câmeras de segurança
A falta de rondas policiais no Bairro do Bosque, um dos mais antigos e tradicionais de Rio Branco, tem deixado moradores apreensivos e inseguros diante do aumento de furtos na região. A ousadia dos criminosos tem chamado atenção da comunidade, que denuncia a repetição dos crimes, inclusive durante o dia.
Na última quarta-feira (4), uma clínica localizada na Rua Manoel Cassiano foi alvo de arrombamento. Do local, foram levados fogão, botijão de gás, bebedouro com filtro, micro-ondas e outros objetos. Segundo moradores, este já é o quarto furto registrado na mesma rua, em um raio de aproximadamente 200 metros.
As ações criminosas vêm sendo registradas por câmeras de segurança. Em uma das imagens mais recentes, gravada neste sábado (7), é possível ver um homem pulando o muro de um imóvel vestindo camisa azul. Momentos depois, ele retorna pelo mesmo local com outra camisa, carregando uma televisão, e sai tranquilamente, em plena luz do dia.
De acordo com relatos, a maioria dos arrombamentos ocorre durante a noite, por volta das 23 horas. Em pelo menos dois casos, os moradores registraram boletins de ocorrência na Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC). No entanto, afirmam que não houve retorno das autoridades nem reforço de ações ostensivas para identificar e prender os suspeitos.
A sensação de impunidade tem preocupado a população local. Moradores relatam sentimento de impotência diante da sequência de crimes e temem que a situação possa evoluir para ocorrências ainda mais graves.
Diante do cenário, a comunidade pede providências urgentes, com aumento das rondas policiais e maior agilidade nas investigações, para garantir a segurança e a tranquilidade no Bairro do Bosque.











































Você precisa fazer login para comentar.