Extra
Câmara de Brasiléia realizou sua 25ª Sessão Ordinária, com muitos debates na tribuna
Ao todo, dez vereadores participaram da Sessão Ordinária que aconteceu nesta terça-feira, dia 14 de setembro de 2021.
Assessoria C.M.B
A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira 14 de setembro, com início às 08:00 horas, a 25° Sessão Ordinária da 15ª Legislatura. Após as formalidades foi dado início a sessão.
Estiveram presentes 10 vereadores, Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Neiva Badotti (PSB), Jorge da Laura (PT), Leonir Castro (PP), Rogerio Pontes (PROS) e a presidente da Câmara, Arlete Amaral (SD). O vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB) justificou ausência.
A população pôde acompanhar os trabalhos do legislativo municipal através de transmissão online realizada ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no Youtube (câmara m. de Brasiléia).
No grande expediente os vereadores solicitaram:
Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas indicações solicitando que melhorias sejam realizadas por parte do poder público na primeira ponte do ramal do Km 67, ramal do Porto Carlos, pois a mesma se encontra em uma situação bastante precária, colocando em risco quem trafega pela ponte, também que de oportuno sejam realizadas melhorias no próprio ramal, tendo em vista que em alguns pontos já se encontra a necessidade de reparos. Dando segmento a suas atribuições o vereador reconhece os trabalhos executados pela prefeitura no Km 47, onde estão ocorrendo melhorias no ramal, indicação do próprio parlamentar, e finaliza parabenizando a vereadora Neiva Badotti juntamente com o deputado estadual Jenilson Leite, pela realização do itinerante na comunidade Pão de Açúcar.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Iniciou suas palavras relatando a respeito de uma matéria que o mesmo esteve lendo, que diz respeito ao governo, que estuda baixar um decreto impedindo as pessoas que não tenham carteira de vacinação de entrarem em alguns setores públicos inclusive em locais religiosos, segundo o Parlamentar é uma grande falta de respeito caso aconteça o decreto, reafirma a importância da imunização, porém diz não acreditar em medidas que afrontam a sociedade do Acre, com isso repudia tal atitude do governo. Dando segmento o nobre parlamentar finaliza sua fala parabenizando a deputada estadual Maria Antônia que através de seu gabinete tem feito um grande trabalho. Por isso é de suma importância o trabalho que a parlamentar desempenha em todo estado do Acre.
Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna relatando sobre o acidente que ocorreu a alguns meses no ramal do polo com uma caçamba da prefeitura, em sua fala Leomar indaga o motivo pelo qual não deixaram realizar a perícia do acidente, relata também a falta de assistência por parte da prefeitura com a vítima, que atualmente se encontra debilitado por conta do acidente. Dando segmento pede que seja justificado por parte do poder público o acidente com veículo da prefeitura de Brasiléia fora do perímetro urbano da cidade. O parlamentar finaliza pedindo que seja resolvido pela prefeitura o problema da vítima do acidente que ocorreu no polo, envolvendo uma caçamba da prefeitura.
Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou falando sobre a visita do deputado Dr. Jenilson Leite a Brasiléia, relata que na companhia do mesmo realizaram várias visitas em diversos pontos da cidade, em uma dessas visitas foram até as empresas Dom Porquito e Acre Aves na companhia do prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes. A vereadora parabeniza as empresas pelo belo trabalho que desenvolvem no município, exportando seus produtos para vários lugares, gerando assim emprego e renda. A nobre edil mostra seu extremo descontentamento por Brasiléia não ter a disposição o IML, sugere que seja realizado até uma audiência pública para que a problemática seja solucionada. Finaliza agradecendo a comunidade do pão de açúcar e todo ramal do 47 por se fazer presente na ação saúde itinerante que a vereadora realizou juntamente com o deputado Jenilson Leite, com parcerias com a prefeitura de Epitaciolândia e secretaria de saúde de Brasiléia.
Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas indicações solicitando melhorias na travessa Valeria Bispo Sabala, que fica no bairro Eldorado. Solicita que seja enviado um documento ao setor de cadastro para que seja realizado a medição da rua, para que assim seja concluída a sua abertura, tendo em vista as constantes reclamações que são feitas para o vereador de que pessoas estariam utilizando o matagal que tem ao lado da via para se utilizar entorpecentes. Prosseguindo suas reinvindicações solicita que a secretaria de obras esteja retornando até o ramal do km 75 para realizar o devido serviço que foi iniciado, caso contrário no inverno a comunidade poderá ficar isolada. Finaliza parabenizando a vereadora Neiva Badotti que juntamente com o deputado jenilson Leite realizaram uma ação itinerante na comunidade Pão de Açúcar.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, inicia suas indicações solicitando ao executivo que forneça condições de trabalho ao secretario de meio ambiente, Zico Rocha, tendo em vista as precárias condições que a secretaria se encontra. O empenho da equipe é notório, porém não há como se destacar no trabalho se não tem condições necessárias. Solicita a secretaria de educação juntamente com sua equipe que possa estar verificando a regulamentação do novo Fundeb, que garante recursos exclusivos para escola pública, inclusive a lei 13.935/2019 que prevê a presença de profissionais da psicologia e do serviço social nas redes públicas de educação básica. Finaliza reforçando um pedido que a mesma realizou na 10ª a respeito da rua Manoel Fiesca, que fica no bairro Eldorado, que a secretaria de obras possa garantir a condição de trafegabilidade garantida por lei para uma família que fica ilhada devido a um esgoto.
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou suas palavras solicitando um pedido de informações ao executivo, que seja informado como está a situação dos banheiros que estão sendo construídos no Km 26, tendo em vista o atraso que se encontra a obra. O outro pedido de informações é a respeito das melhorias no ramal do Km 19, Pega Fogo, se o trabalho de melhoramento já foi finalizado ou ainda terá sua continuidade. Dando segmento aos seus pedidos de informações, desta vez solicita ao governo do estado através do setor competente, no caso a SEPA, informações a respeito do planejamento da pasta no município, e qual incentivo o governador Gladson está ofertando para o município. Finaliza lamentando a falta de aparelhamento por parte da SEPA.
Vereador Rogério Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a suas indicações se associando a indicação feita pela vereador Elenilson Cruz (PT), a respeito da ponte do ramal Porto Carlos, que sejam realizadas melhorias por parte do setor competente. Solicita que a secretaria de obras realize os trabalhos que faltam nos ramais que estão necessitando de melhorias, tendo em vista a proximidade do inverno, o que irá complicar a realização das obras. O nobre parlamentar parabeniza a gestora municipal e todos seus secretários pelos inúmeros trabalhos que vem acontecendo no município, e finaliza cumprimentando em especial o secretário de assistência social, Djahilson Américo, que segundo o próprio vereador “veio para fazer a diferença”.
Vereadora Arlete Amaral (SDD): A parlamentar no uso de suas atribuições, parabeniza a vereadora Neiva Badotti (PSB) pelo ótimo trabalho realizado na comunidade do Pão de Açúcar, onde esteve levando juntamente com o deputado Dr. Jenilson Leite uma ação itinerante da saúde. A parlamentar solicita juntamente a prefeita do município que seja organizada uma capela, pois é imoral Brasiléia não dispor de uma capela, então que o mais rápido possível possa ser providenciado essa demanda, também solicita a construção de um novo cemitério, pois o que existe já está sem espaço para novos sepultamentos. A parlamentar destaca que vai continuar sua luta para que seja construído um novo cemitério, uma capela e para que seja implantado no município o IML.
ORDEM DO DIA: Não houve expediente
Esgotada a pauta e nada mais havendo para se tratar, a Presidente Arlete Amaral agradeceu a todos pela presença e deu por encerrado os trabalhos.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato
A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal
Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.
Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.
No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.
Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.
Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.
Comentários
Extra
Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco
Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia
Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.
Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.
“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.
Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.
De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.
O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.
VEJA VÍDEO
Comentários
Extra
Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco
Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio
O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.
De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.
A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.
Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.


























Você precisa fazer login para comentar.