Conecte-se conosco

Acre

Câmara de Brasiléia realiza trigésima quarta sessão ordinária de 2017

Publicado

em

Todos os vereadores se fizeram presentes para a realização da trigésima quarta sessão, mas somente sete vereadores usaram a tribuna.

Os vereadores do município de Brasiléia reuniram-se, na manhã desta terça-feira (31), na sala das sessões José Cordeiro Barbosa, para a realização da trigésima quarta sessão ordinária de 2017, onde estiveram presentes os vereadores: Edu Queiroz (PT), Sabá Moraes (PT), Rosildo Rodrigues (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete Honorato (PSB), Reinaldo Gadelha (PMDB), Francisco Valadares Neto (PMDB) e o presidente Rogério Pontes (PMDB).

Vereador Edu Queiroz (PT)

O vereador Edu Queiroz (PT), no uso de suas atribuições, falou de sua ida até Rio Branco, onde iniciou uma conversa com o deputado federal Leo de Brito, mas de acordo com o vereador a conversa não pôde ser concluída devido uma saída de urgência do deputado, mas de acordo com Edu a conversa foi agendada para este final de semana ou início da próxima semana, onde serão discutidos algumas reivindicações de interesse da população de Brasiléia, o parlamentar também fez uma indicação para que a prefeitura possa estar construindo uma capela para auxiliar as famílias que perdem um ente querido, pois muitas das vezes as famílias não tem um local para que possa velar um ente, o vereador ainda parabenizou a prefeita Fernanda e aqueles que colocaram emendas para a aquisição de três veículos.

Vereador Francisco Valadares Neto (PMDB)

O vereador Francisco Valadares Neto (PMDB), no uso de suas atribuições, falou das indicações feitas por ele à primeira trata-se de iluminação pública na comunidade do Nazaré, a outra se trata de tapa-buracos e serviços de limpeza na Rua Ernestino Amaral, outra indicação foi no Bairro Alberto Castro para que seja feito tapa-buracos e também a questão da iluminação na Rua Deusui de Alencar Matos.

Vereador Zé Gabriele (PSB)

O vereador Zé Gabriele (PSB), no uso de suas atribuições, pediu que a secretaria de obras fizesse reparos na comunidade do Nazaré e falou de sua visita ao Polo industrial no km 4 e parabenizou a secretaria de obras e a prefeita Fernanda por cumprirem com o combinado, as máquinas já estão trabalhando no local como havia sido prometido e todos os ramais serão piçarrados.

vereador Reinaldo Gadelha (PMDB)

O vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), no uso de suas atribuições, pediu que a secretaria de obras fizesse um piçarramento próximo à ponte do igarapé Riozinho localizado no km 19 próximo a escola Laudomiro Ferreira Barroso, o parlamentar pediu também que seja feito um piçarramento na ladeira do ramal Linha 12, o vereador falou ainda de uma reunião que o mesmo participou na associação União Paraná no km 19, onde foi tratado sobre o assunto de uma sessão de uso daquela unificação e pediu que a Câmara de vereadores enviasse um documento para a secretaria de agricultura para que a mesma faça renovação daquela unificação, pois se trata de sete associações que são unificadas então que a secretaria possa estar renovando a sessão de uso das máquinas.

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

O vereador Rosildo Rodrigues (PT), no uso de suas atribuições, pediu que a secretaria de obras pudesse estar colocando uma máquina no ramal da Castanheira no km 52, pois segundo o vereador não está tendo o atendimento necessário, o parlamentar pediu ainda que o executivo esteja enviando um projeto de lei para ser votado na Câmara com o objetivo que contemplar o ramal até a casa do produtor, pois algumas vezes só é contemplado o ramal principal deixando sobrar às vezes 500 metros ou uma ponte então que o executivo entre com essa contra partida e assim todos serão beneficiados, o parlamentar pediu ainda que a prefeitura esteja enviando um projeto de lei para que possa contemplar as moradias da população aqui de Brasiléia no sentido de contemplar as famílias que recebem um ou dois salários mínimos para a reforma de suas casas.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

O vereado Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições, agradeceu a secretaria de obras por atender a sua indicação sobre a reforma de uma ponte no ramal do km 18, onde já está sendo tirada a madeira e já estão trabalhando em parceria com a comunidade, o parlamentar agradeceu a prefeita Fernanda, pois o mesmo havia feito uma indicação solicitando duas motocicletas para a secretaria de obras e na terça-feira (31) foi entregue uma para a secretaria auxiliar a população, o vereador parabenizou ainda pela entrega de três caminhonetes, uma para a secretaria de obras, outra para a secretaria de educação e outra para a secretaria de agricultura e parabenizou o secretário de saúde pelos trabalhos desenvolvidos na zona rural como as vacinas no ramal do km 84.

Vereador Sabá Moraes (PT)

O vereador Sabá Moraes (PT) no uso de suas atribuições, falou sobre uma reunião que aconteceu no Porongaba, onde foi tratado sobre a parceria entre os municípios de Brasiléia e Epitraciolândia para tirar aquela comunidade do isolamento, e pediu que a Câmara de Brasiléia enviasse um documento para as duas prefeituras para saber o motivo da retirada do trator de esteira que iria atender algumas comunidades, o parlamentar pediu também que o setor competente esteja identificando as ruas do Bairro Marcos Galvão II, pois está dificultando a entrega de correspondência nos endereços, o vereador pediu ainda que a Câmara fosse informada de como está a situação da unidade de saúde no referido Bairro, outra indicação feita pelo vereador foi que o executivo esteja tomando as devidas providências no local onde era a antiga pousada Vila Brasília o parlamentar pediu ainda que seja colocado um poste de iluminação na esquina do bar do Belírio, o parlamentar pede também que a rota policial seja feita com mais frequência no Bairro Marcos Galvão II e os moradores do referido Bairro estão cobrando também orelhão distribuídos no Bairro.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo