Acre
Câmara de Brasileia realiza 31 Sessão
Christiane Araújo – CMB
Foi realizada, na manhã desta terça-feira, 03 de Novembro, a Trigésima Primeira Sessão Ordinária de 2015. Estavam presentes os Vereadores Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Rosildo Freitas (PT), Erizete Lima (PT), Carlinho do Pelado (PSB), Fernanda Hassem (PT), Bil Rocha (PMDB), Joelson Pontes (PP) e o Presidente em Exercício, Marquinho Tibúrcio (PSDB).
Em virtude de uma agenda em Rio Branco, o Presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (PMDB), esteve ausente da Sessão.
Em uso a Tribuna, o Vereador Carlinho do Pelado (PSB) solicitou que a Caixa Econômica o motivo dos problemas dos caixas eletrônicos, sobretudo nos finais de semana e feriados.
O vereador Joelson Pontes (PP) apresentou indicação que a Eletrobrás, prefeitura de Brasileia e DEPASA contemple a comunidade do Ramal do Nazaré com atendimento de água, luz e pavimentação. Solicitou que a Associação do Aluguel Social informe sobre o atraso no aluguel social no município de Brasileia. E que o DEPASA tome providência em relação ao alagamento ocorrido nos bairros Alberto Castro e José Braúna, em virtude das chuvas.
O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) apresentou indicação para que a Câmara Municipal de Brasileia homenageie o autor do Hino á Brasileia, Senhor Raimundo Nonato da Rocha. Apresentou indicação para que o Cartório eleitoral providencie uma Seção no Ramal da Aurora, quilômetro 75. Que através de Emenda, a Prefeitura de Brasileia construa uma praça para atender a comunidade do quilômetro 26.
O vereador Rogério Pontes (PMDB), em uso a Tribuna, solicitou que o Representante do Silo Graneleiro venha a Câmara explicar o motivo do sumiço do milho estocado lá.
O Vereador Rosildo Freitas (PT) apresentou indicação para que o Executivo pague os funcionários terceirizados do município que foram demitidos. Apresentou indicação para que a Prefeitura regularize o cemitério localizado no quilômetro 32 e que realize melhorias na ponte do Ramal Nazaré, localizado nas proximidades da Cerâmica. Que a Assessoria Jurídica tome providências em relação ao bairro José Rabelo. Que seja realizado trabalho paliativo nas ruas do referido bairro.
A vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que a Prefeitura de Brasileia realize trabalho paliativo nos pontos críticos do ramal do quilômetro 59. Solicitou que seja enviada Moção de Aplauso para o Bradesco, por ser o único banco no município a ter feito adaptações para melhor atender seus clientes. E apresentou indicação para que o Poder Executivo informe o motivo do corte dos salários dos professores.
A vereadora Tereza Xavier (PT) apresentou como sugestão que a Câmara agende uma reunião com o Prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes e com a Secretária Municipal de Administração, Senhora Nely Braga, para que sejam informados assuntos como a falta de pagamento dos servidores do município. “Esse assunto está tirando o sono e vontade de trabalhar de muitas pessoas, que estão em seu local de trabalho todos os dias e não recebem seu salário’, afirmou.
O Presidente em Exercício, Marquinho Tibúrcio (PSDB), apresentou indicação para que o município envie para esta Casa o calendário para a construção dos tanques na zona rural de Brasileia. “O produtor precisa fazer o tanque para seu uso, mas falta o calendário para que eles tenham conhecimento”, disse. Que a Secretaria Municipal de Obras tome providências em relação a limpeza do leito do Igarapé que inicia no bairro Alberto Castro. O vereador se associou ao pedido da Vereadora Erizete Lima, e solicitou que o município realize trabalho paliativo no quilômetro 59.
Comentários
Acre
Polícia Penal realiza operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco
A missão contou com apoio das forças especializadas: Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), (DOC), (DSOE) e (DME), bem como do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer)

“Mais uma ação da Polícia Penal, no que diz respeito à revista no interior das celas, com a finalidade de realizar a verificação estrutural no sentido de evitar fugas”. Foto: Iapen
A Polícia Penal realizou uma operação integrada com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no Complexo Penitenciário de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 20.
A ação é mais uma das medidas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema prisional acreano. Além do efetivo do plantão da Polícia Penal, a missão contou com apoio das forças especializadas: Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), Divisão de Operações com Cães (DOC), Divisão de Serviço de Operações e Escoltas (DSOE) e Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), bem como do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, reforçou a integração entre as forças durante a operação dentro do presídio, com objetivo de garantir a segurança do sistema prisional. Foto: Iapen
Durante a operação, o secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Evandro Bezerra, falou sobre a importância de ações como essa: “Mais uma ação, que a gestão do Iapen, através do presidente Marcos Frank, com toda a Polícia Penal, faz intervenções rotineiras dentro do presídio, a fim de manter o sistema numa situação de total controle. A Secretaria entra aqui com o Gefron, com o nosso apoio aéreo do Ciopaer. São ações realmente integradas para intervenção no presídio”.

Presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, ressaltou a importância da operação. Foto: Iapen
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, falou sobre o objetivo da missão: “Mais uma ação da Polícia Penal, no que diz respeito à revista no interior das celas, com a finalidade de realizar a verificação estrutural no sentido de evitar fugas”.
O diretor Operacional do Iapen, Maycon Mendonça, explicou como as operações impactam positivamente na segurança do presídio: “A gente acaba desarticulando alguns planos para fugas e também planejamentos relacionados à violência dos apenados. Isso faz com que a cadeia continue dentro da ordem, da segurança e dentro de uma disciplina de rotina”.

Diretor Operacional do Iapen, Maycon Mendonça, reiterou que as operações reforçam a segurança e a disciplina no presídio. Foto: Iapen
Comentários
Acre
Rio Juruá sobe novamente em Cruzeiro do Sul e se aproxima da cota de alerta
Manancial atingiu 11,52 metros nesta quinta-feira (19) e está a 28 cm do nível de atenção; Defesa Civil e Bombeiros monitoram tendência de alta após período de descida

Caso seja necessária a retirada de famílias de suas residências, as escolas Marcelino Champagnat (bairro João Alves), Padre Arnold (Cohab), Thaumaturgo de Azevedo (bairro do Alumínio) e Corazita Negreiros (bairro Telégrafo) serão utilizadas
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, voltou a apresentar elevação em seu nível e nesta quinta-feira, 19, marca 11,52 metros. O número preocupa autoridades e moradores, já que a cota de alerta no município é de 11,80 metros.
Na última sexta-feira, 13, o manancial registrava 9,35 metros e seguia em movimento de descida. No entanto, desde o sábado, 14, o rio voltou a subir de forma contínua até alcançar o patamar atual
O histórico recente reforça a atenção: no dia 2 de fevereiro, o Juruá atingiu 13,49 metros, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 13 metros. Na ocasião, mais de 6 mil pessoas foram afetadas em 11 bairros, além de 15 comunidades rurais e vilas. Apesar da enchente, não houve necessidade de retirada de famílias de suas casas.
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência nível 2 no município em decorrência da cheia, medida que já havia sido decretada anteriormente pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O reconhecimento permite que o município solicite apoio humanitário caso a situação se agrave.

Mesmo com o baixo volume de chuvas em fevereiro, a Defesa Civil reforça que o risco de enchentes não está descartado. Foto: captada
Monitoramento
Dessa forma, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem em monitoramento constante do nível do rio, avaliando possíveis riscos e preparando planos de contingência caso o manancial volte a se aproximar da marca crítica.
Situação Atual do Rio Juruá (Atualizado até 20/02/2026)
| Indicador | Medição | Data | |
|---|---|---|---|
| Nível do Rio Juruá | 11,52 metros | 19/02/2026 | |
| Cota de Alerta | 11,80 metros | – | |
| Cota de Transbordamento | 13,00 metros | – | |
| Distância da Cota de Alerta | 28 centímetros | 19/02/2026 |
Evolução Recente do Nível
O rio vinha em trajetória de descida, registrando 9,35 metros na última sexta-feira (13). No entanto, a tendência se inverteu no sábado (14), com uma elevação contínua que o trouxe ao patamar atual de 11,52 metros. Essa nova subida acendeu o sinal de alerta no município.
Histórico da Cheia em 2026
O Rio Juruá já havia atingido um pico significativo este ano. No último dia 2 de fevereiro, o manancial alcançou 13,49 metros, superando a cota de transbordamento (13 metros). Na ocasião, a enchente afetou mais de 6 mil pessoas em 11 bairros, além de 15 comunidades rurais e vilas. Apesar da gravidade, não houve necessidade de retirada de famílias de suas casas.
Ações das Autoridades
Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal mantêm um monitoramento rigoroso e diário do nível do rio. As equipes avaliam constantemente os possíveis riscos e preparam planos de contingência para uma resposta rápida, caso o manancial volte a se aproximar da marca crítica de transbordamento.

Em Marechal Thaumaturgo, na região de fronteira com o Peru, próximos à cabeceira do rio Juruá, alguns bairros já começaram a ser atingidos pelas águas dos rios Juruá e Amônia. Foto: captada
Comentários
Acre
Agenda SMCCI – 20 de fevereiro de 2026
<p>The post Agenda SMCCI – 20 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>
Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

















Você precisa fazer login para comentar.