Conecte-se conosco

Flash

Câmara de Brasileia participa de reunião com o Comitê de Combate ao COVID-19 no município 

Publicado

em

Por Ascom/Secom

Preocupados com a elevação do números de casos de  COVID-19  no município o Presidente do Legislativo Municipal Rogério Pontes-PROS e o segundo secretário da mesa diretora vereador Rozevete Honorato-PSB, participaram nesta sexta-feira,22, no centro cultural Sebastião Dantas de uma reunião com a Prefeita Fernanda Hassem e o Comitê Temporário de Crise e Combate ao Coronavírus, onde foi apresentado as novas medidas no decreto, de N° 24  que entrará em vigor a partir de sábado,23, podendo ter prorrogação do prazo, se necessário, que estabelece novas medidas preventivas mais rigorosas, visando combater a disseminação do novo coronavírus no município. 

O encontro contou ainda representantes comerciais, de aplicativo de mobilidade urbana, presidente dos sindicatos dos taxistas e mototaxistas. Além da Comandante do 5º Batalhão da Policia Militar, Mj. Ana Cássia, comandante do Pelotão Especial de Fronteira de Epitaciolândia, Souza Silva, representantes do DETRAN e Vigilância Sanitária.

Entre as principais mudanças do decreto anunciadas pela Prefeitura de Brasileia, estão o aumento da rigidez em caso de descumprimento das normas de enfrentamento ao coronavírus e o estabelecimento de horário para funcionamento de determinadas atividades. Além disso, os serviços de hotelaria e hospedagem poderão disponibilizar no máximo de 30% (trinta por cento) de sua capacidade; Orientar clientes e funcionários a lavarem as mãos em pias com sabão liquida papel toalhas e/ou álcool etílico hidratado 70º INPM disponibilizados na entrada do estabelecimento. 

Os postos de combustíveis deverão funcionar até às 22 horas, restaurantes, lanchonetes e similares somente com serviço de Delivery, postos de lavagem de carro não poderão estar com permanência de usuários no local, serviços de engenharia e construção civil deverão ser realizados apenas com 50% dos funcionários.

Conforme estabelece o Decreto, o não cumprimento das determinações ocasionará aplicação de multas e sanções. 

A prefeita Fernanda Hassem explicou o decreto e fez um apelo para a população pedindo que cumpram as medidas para combater a propagação do COVID 19. 

“Com o aumento de número de casos, Lamentavelmente pelo descumprimento de alguns cidadãos que não tem compreendido a seriedade e a gravidade desta doença, a prefeitura está publicando hoje um decreto com restrições, é preciso uma compreensão por parte da população, até o dia 31 de Maio juntamente com o município de Epitaciolândia estaremos tomando algumas medidas de proibição de circulação de carros e de transportes coletivos, restrições de abertura de alguns comércios. O principal objetivo para que a gente consiga achatar essa curva de crescimento na região, infelizmente aquilo que a gente mais temia aconteceu, tivemos um número elevado, e os casos estão aumentando cada vez mais e também tivemos primeiro óbito no município de Brasileia, o segundo caso de óbito na região do Alto Acre, é preciso que o poder público tome essas medidas. Eu quero fazer mais uma vez as pessoas, a gente precisa se proteger, as autoridades de saúde dizem que não tem uma vacina que cure, a única medida de proteção e mudanças de hábitos e isolamento social, nem todos podem fazer isolamento social porque precisa trabalhar porque fazem parte de serviços essenciais, e os demais precisam respeitar isso. Tem muita gente descumprindo, sem usar máscaras, fazendo reuniões com aglomerações, é necessário essa mudança, e por força de lei vamos modificar o decreto, ele inclusive a partir de agora será cobrado multa para aqueles comércio que descumprir o decreto que vamos publicar hoje”, ressaltou a prefeita.

Presidente da Câmara Rogério Pontes-PROS, destacou a preocupação com o aumento de número de casos de Coronavírus e afirmou que os poderes estão unidos pelo bem da população brasileense.

“É preocupante a situação do nosso município, a nossa prefeita Fernanda Hassem tem se dedicado ao máximo juntos com os vereadores, os poderes estão todos unidos para minimizar os casos de contaminação por Coronavírus, já temos 23 casos confirmados e 27 em análise. Vai ser publicado O decreto mais rígido, a população está entendendo o que as autoridades estão fazendo pelo bem das famílias Brasileense e do povo do estado do Acre, estamos fazendo uma aliança forte com todos os poderes para que possamos melhorar essa situação, estamos preocupados porque os números de infectados tem aumentado a cada dia, entendemos que é necessário medidas mais rígidas para garantir a saúde de cada pessoa” enfatizou vereador presidente.

Novas medidas 

No Art. 11 – Fica proibida a utilização dos caminhões e similares oriundos da zona rural para transporte de pessoas, mesmo para os serviços de frete no perímetro urbano, permitido apenas o transporte de alimentos de origem ou destino à zona rural, com apenas 2 (duas) pessoas no veículo.

Os estabelecimentos comerciais nos ramos de confecção, calçados, acessórios, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, cosméticos, estéticas e similares fica proibida a abertura com informação clara e visível na porta acerca da motivação de saúde pública; Proibida a aglomeração de pessoas em espaços públicos ruas, calçadas e praças, sendo autorizada a dispersão e condução de populares pelas forças policiais e agentes de saúde.

Art. 12 – Fica proibido o ingresso e permanência de crianças e adolescentes menores de 14 anos, mesmo que acompanhado dos pais, pessoas que se enquadram no grupo de risco (portadores de doenças crônicas), gestantes e lactantes qualquer estabelecimento comercial público ou privado;

Art. 13 – Ficam suspensas as atividades de transporte de táxi e moto-táxi na cidade de Brasiléia, inclusive transporte de passageiros por aplicativos móveis.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Homem é ferido com golpe de canivete no peito pela ex-esposa no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Mulher foi presa em flagrante por tentativa de homicídio; vítima foi socorrida pelo Samu e está fora de risco

O peão de fazenda Cosme Sousa Pinheiro, de 40 anos, foi ferido com um golpe de canivete no peito na noite desta quinta-feira (5), na rua Coronel Honório Alves, no bairro 15, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A autora do ataque, segundo a Polícia Militar, é a ex-esposa da vítima, Juliana Andrade da Frota, de 31 anos, que foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.

De acordo com testemunhas, Cosme teria passado o dia ingerindo bebida alcoólica em um bar próximo e, no início da noite, retornou à residência do casal. Juliana estava em frente ao imóvel conversando com familiares enquanto cortava uma maçã com um canivete.

Ainda conforme os relatos, movido por ciúmes, Cosme passou a proferir ofensas verbais contra a mulher e, em seguida, teria avançado para agredi-la fisicamente. O padrasto de Juliana interveio para tentar conter a situação.

Durante a confusão, Juliana utilizou o canivete que segurava e desferiu um golpe no peito do marido. Cosme caiu na calçada e pediu ajuda. Após o ocorrido, a mulher deixou o local.

Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local, foi estabilizada e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

Policiais militares do 2º Batalhão atenderam a ocorrência, colheram informações e realizaram buscas na região. Juliana foi localizada em uma parada de ônibus na mesma rua, onde recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla).

O caso está sendo apurado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e deverá ser encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Na delegacia, Juliana afirmou à equipe de reportagem que é mãe de três filhos com Cosme e que possui diversos boletins de ocorrência registrados contra ele. Segundo a mulher, a vítima é natural do estado de Mato Grosso e havia chegado a Rio Branco há cerca de três dias. Ela relatou ainda que possui medida protetiva contra o marido e que, sempre que ele aparece, ocorrem discussões e conflitos, embora, segundo ela, a situação nunca tivesse chegado a um desfecho tão grave quanto o registrado nesta quinta-feira.

Comentários

Continue lendo

Flash

MIDR reconhece a situação de emergência em Cruzeiro do Sul e outras cidades afetadas por desastres

Publicado

em

Rio Juruá em Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Foto: Diego Silva/ Secom

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (5), a situação de emergência em nove cidades afetadas por desastres nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Passam por um período de estiagem os municípios de Itatira e Paramoti, no Ceará, e Camalaú, na Paraíba. Já Pau dos Ferros e Várzea, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

Por outro lado, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, foi atingida por inundações, enquanto Itaberaba, na Bahia, e Joanésia, em Minas Gerais, por enxurradas e deslizamentos, respectivamente. O município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi castigada por fortes chuvas.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica portaria no DOU com os valores a serem liberados.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Com informações do MIDR

Comentários

Continue lendo

Flash

Motociclista fica ferido após colidir com capivara na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Acidente ocorreu na noite de quarta-feira (4), no km 13 da rodovia AC-10; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um animal silvestre deixou Valdir Pires da Silva, de 59 anos, ferido na noite desta quarta-feira (4), na rodovia AC-10, no km 13 da Estrada de Porto Acre, no interior do Acre.

De acordo com testemunhas, Valdir seguia em uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor vermelha, placa MZY-4740, no sentido Rio Branco–Vila do Incra, quando uma capivara atravessou repentinamente a pista, impossibilitando qualquer reação por parte do condutor. A colisão foi inevitável.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu queimadura de terceiro grau no ombro direito, além de suspeita de fraturas no punho e no ombro, diversas escoriações pelo corpo e um Traumatismo Crânioencefálico (TCE) leve. O animal morreu no local.

Populares que passavam pela rodovia acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após receber os primeiros atendimentos ainda na via, Valdir foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado clínico estável.

A ocorrência foi atendida por policiais militares do Batalhão de Trânsito, que realizaram o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) e providenciaram a remoção da motocicleta da pista.

Comentários

Continue lendo