Extra
Câmara de Brasileia homenageia Dona Raimunda Carneiro e realiza Ato Solene em alusão aos 117 anos da Revolução Acreana
Por Fernando Oliveira/ASCOM
Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB), a 21° Vigésima Primeira Sessão Ordinária, que contou com Ato Solene em Alusão aos 117 anos da Revolução Acreana. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,06, (data que marcou o início da revolução Acreana em 1902 em Xapuri).
Participaram os parlamentares, Vereador Antônio Francisco (PT), Vereador, Mário Jorge (MDB), Vereador, Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador, Rosildo Rodrigues (PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador 1° Secretário e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), Vereador 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato (PSB), e o Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB).
No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usam a Tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade. O 1° Secretário e Líder da Prefeita Fernanda Hassem na Câmara, Vereador, Edu Queiroz(PT), solicitou da Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal, um momento solene para lembrar os 117 anos da Revolução Acreana. Onde fez um breve histórico deste o seu início que se deu na madrugada de 6 de agosto do ano de 1902, quando um grupo de homens denominados de revolucionários, liderados pelo agrimensor Plácido de Castro, bateu à porta da Intendência Boliviana, instalada na cidade de Xapuri.
Em seguida os Servidores da Câmara Municipal, Vereadores e Público presente, cantaram o Hino Acreano de pé em homenagem a todos os desbravadores que fizeram parte da Revolução Acreana a época.
Revolução Acreana
Há exatos 117 anos, tinha início na região sudoeste da Amazônia brasileira, o conflito violento que culminou com a anexação do Acre, até então pertencente à Bolívia, ao Brasil. Esse conflito ficou conhecido como Revolução Acreana. Seu início se deu na madrugada de 6 de agosto do ano de 1902, quando um grupo de homens denominados de revolucionários, liderados pelo agrimensor Plácido de Castro, bateu à porta da Intendência Boliviana, instalada na cidade de Xapuri.
Naquela manhã, dia da independência da Bolívia, segundo consta nos relatos históricos, ao bater na porta da Intendência, Castro ouve do outro lado a uma voz que disse: “És temprano para la fiesta”. Imediatamente, abrindo violentamente a porta, responde: “Não é festa, senhor intendente, é revolução!”. E, então, feito o primeiro disparo que dá início ao conflito que terminou em janeiro do ano seguinte.
E durante a ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade o ANTEPROJETO DE LEI N° 04/2010 de autoria dos Vereadores, Antônio Francisco(PT), Edu Queiroz(PT), que denomina de Raimunda Antônia de Araújo Carneiro de Lima a Unidade Básica de Saúde no Bairro Marcos Galvão em Brasileia.
Homenagem
Raimunda Antônia de Araújo Carneiro Lima, brasileira natural de Boca do Acre/AM. Viveu em Brasileia desde a sua Juventude casada com Armando Pereira Lima, mãe de três filhos, auxiliar de enfermagem. Depois técnica em enfermagem e 42 anos servidora pública de Saúde do Estado do Acre e do município de Brasileia. E que foi a óbito no dia 18 de Julho por causas naturais.
Os Parlamentares, usaram ainda a tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.
Veja o que disseram:
“Todas as sessões são importantes, mas essa fica registada na história do nosso município, 6 de agosto, quando o Acre completa 117 anos da Revolução, ficamos muito felizes, mesmo com o feriado, estamos promovendo a sessão muito produtiva. E aproveitamos a oportunidade para convidar a todos a população, Governador do Estado, representantes do Governo Federal e autoridades em geral de Segurança Pública. Para participar da audiência pública que acontecerá no dia 23 de agosto, as 9:00 h no centro cultural Sebastião Dantas para tratar da segurança da fronteira.” Destacou o Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB).
“Estou voltando para um cargo no qual fui eleito, estava tendo cobrança para o meu retorno por parte da população, estou voltando com uma expectativa muito grande , como se estivesse em 2017, pronto para trabalhar de novo , trazendo pautas importante para a população, com mais experiência na agricultura, na parte administrativa do município, e agora estou visitando vários bairros e comunidades e vendo os trabalhos que a prefeitura está fazendo, inclusive nessa semana que antecedeu eu visitei vários bairros e comunidades e vendo o que está sendo feito em nosso município.” Disse o Vereador, Zé Gabriele(PSB).
“Hoje dia da Revolução Acreana, fiz questão que fosse executado o hino Acreano. Nós temos uma identidade que é o nascimento, portanto tivemos Plácido de Castro que comandou a Revolução Acreana junto com os nordestinos treinou e partiu para a luta, e o Acre foi conquistado. Então quando se trata de identidade nós temos que homenagear. No uso da tribuna hoje pedi que fosse executado o hino acreano e fiz menção a Revolução porque é a nossa identidade da nossa história. E a nossa história não pode cair no esquecimento, não há presente sem história no passado, e a história tem que ser sempre lembrada, e o Acre merece todas as homenagens, um estado que lutou para ser anexado ao estado Brasileiro, eu estou feliz por homenagear o estado do Acre. “Enfatizou Vereador 1° Secretário e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT).
“Além da homenagem a Revolução Acreana, usei a tribuna para propor que a mesa diretora trabalhando através das comissões especiais para além de fazer indicação, materializar nossas indicações, fazendo justificativa plausível e uma sugestão, todas as políticas gerais do governo municipal ou estadual que temos acesso, fazer em comissão.” Destacou o Vereador, Antônio Francisco(PT).
“Hoje foi muito importante, fizemos indicações relacionados a alguns ramais, pedimos melhoria para a ponte do ramal do 75, fizemos indicações relacionada a rede de água para Bairro José Rabelo e 8 de Março, também solicitei iluminação pública para o Nazaré que ligando o Bairro Alberto Castro ao 8 de Março.
Fizemos uma reunião com os taxistas e moto taxista para falar da questão dos transportes de aplicativo que atuam sem pagar impostos, diferente do taxistas que atuam há mais de 40 anos, nada contra essas pessoas que estão exercendo essa função, mas as pessoas precisam ter consciência de que essa forma não dará lucro nem pra eles e nem para os taxistas.” Enfatizou o Vereador Vice Presidente da Câmara Municipal, Marquinho Tibúrcio (PSDB).
“Fiz alguns pedidos de providências para a nossa prefeita, estou alertando também a nossa população e os setores competentes com relação a questão de queimadas, precisamos trabalhar uma campanha de controle as queimadas e ter cuidado com os incêndio descontrolados. Rosildo disse ainda que é preciso fazer uma nova revolução pelo que está acontecendo em nosso estado, por mais investimentos no setor produtivo, na educação, na saúde, no campo tecnológico, uma revolução que permita a nossa população se sentir parte desse estado.” Disse o Vereador, Rosildo Rodrigues(PT).
“Gostaria de falar da audiência pública que será realizado dia 23 de agosto, fui o propositor desse projeto acatado por todos os vereadores e atende pedido da população para tratar da segurança específica da segurança da fronteira, municípios mais atingidos com a falta de segurança, sobretudo nas pontes na divisa com a Bolívia.” Salientou o Vereador, Mário Jorge Fiesca(MDB).
“Para nós foi uma sessão muito importante, muito emocionante, o vereador Edu com muita clareza fez um discurso em homenagem aos 117 anos do
Estado do Acre que é um dos estados considerado melhor para viver. E com muito orgulho nós enquanto vereador defendemos e aprovamos tudo que foi dito por todos vereadores no reconhecimento do dia grande batalha em prol da independência do estado do Acre.” Enfatizou o 1° Secretário da Mesa Diretora, Vereador Rozevete Honorato(PSB).
“Faço algumas indicações para a Prefeitura de Brasileia. Entre elas para fazer melhoria no ramal da Pinda são apenas dois trechos que estão ruins e precisa que este serviço seja feito por lá. Temos também o ramal do km 75 e este ramal precisa ser feito com urgência também. Além da ponte do Xapuri e do Cumaru entre o Zé Leandro e Otacílio. E aqui trago outra preocupação de maquinas quebradas do Poder Público que poderiam está resolvendo esses problemas dessas comunidades que estou citando aqui. Esperamos que resolva essa situação o quantos antes.” Finalizou o Vereador, Reinaldo Gadelha(MDB).
Comentários
Extra
Moradores do Bairro do Bosque denunciam onda de furtos e cobram mais rondas policiais em Rio Branco
Crimes se repetem em um raio de 200 metros; arrombamentos já somam quatro ocorrências e foram registrados por câmeras de segurança
A falta de rondas policiais no Bairro do Bosque, um dos mais antigos e tradicionais de Rio Branco, tem deixado moradores apreensivos e inseguros diante do aumento de furtos na região. A ousadia dos criminosos tem chamado atenção da comunidade, que denuncia a repetição dos crimes, inclusive durante o dia.
Na última quarta-feira (4), uma clínica localizada na Rua Manoel Cassiano foi alvo de arrombamento. Do local, foram levados fogão, botijão de gás, bebedouro com filtro, micro-ondas e outros objetos. Segundo moradores, este já é o quarto furto registrado na mesma rua, em um raio de aproximadamente 200 metros.
As ações criminosas vêm sendo registradas por câmeras de segurança. Em uma das imagens mais recentes, gravada neste sábado (7), é possível ver um homem pulando o muro de um imóvel vestindo camisa azul. Momentos depois, ele retorna pelo mesmo local com outra camisa, carregando uma televisão, e sai tranquilamente, em plena luz do dia.
De acordo com relatos, a maioria dos arrombamentos ocorre durante a noite, por volta das 23 horas. Em pelo menos dois casos, os moradores registraram boletins de ocorrência na Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC). No entanto, afirmam que não houve retorno das autoridades nem reforço de ações ostensivas para identificar e prender os suspeitos.
A sensação de impunidade tem preocupado a população local. Moradores relatam sentimento de impotência diante da sequência de crimes e temem que a situação possa evoluir para ocorrências ainda mais graves.
Diante do cenário, a comunidade pede providências urgentes, com aumento das rondas policiais e maior agilidade nas investigações, para garantir a segurança e a tranquilidade no Bairro do Bosque.
Comentários
Extra
Jovem é executado com tiros na cabeça durante a madrugada em Xapuri
Crime ocorreu no bairro da Sibéria; suspeitos fugiram em uma motocicleta e ainda não foram identificados
Um jovem identificado como Ruan Pablo da Silva Franco, de 22 anos, foi assassinado com dois disparos de arma de fogo na região da cabeça na madrugada deste domingo (8), no bairro da Sibéria, no município de Xapuri, interior do Acre.
De acordo com as primeiras informações, Ruan, que morava na zona rural do município, estava em um bar conhecido como “Bebilândia”, localizado na Rua Chico Mendes, onde se divertia durante a noite até a madrugada por volta das 02h00. Ao deixar o estabelecimento e seguir em direção à sua residência, o jovem foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta.
Os suspeitos se aproximaram e efetuaram os disparos à queima-roupa, atingindo Ruan na cabeça. Após o ataque, a dupla fugiu em rumo ignorado, deixando a vítima caída no chão. Ruan não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada de qualquer socorro médico.
A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área até a chegada da Polícia Técnico-Científica e do Instituto Médico Legal (IML), ambos deslocados do município de Brasiléia. Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido e encaminhado ao IML, em Brasiléia e após os procedimento forenses, foi liberado por volta das 10 horas aos familiares.
As circunstâncias e a motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Xapuri investiga o caso e realiza diligências para identificar e localizar os autores do homicídio.
Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.
Comentários
Extra
Mulher escapa de tentativa de feminicídio em Epitaciolândia; suspeito é perseguido e preso pela PM

Uma mulher escapou por pouco de uma tentativa de feminicídio na noite da última quinta-feira (06), no bairro Aeroporto, em Epitaciolândia, após uma ação rápida e decisiva da Polícia Militar. O principal suspeito do crime, companheiro da vítima, foi preso em flagrante após perseguição policial.
A ocorrência foi atendida por uma equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC), do 5º Batalhão da Polícia Militar, acionada para averiguar uma denúncia de violência doméstica em situação extrema. De acordo com informações apuradas, a mulher foi atacada pelo companheiro com golpes de canivete.
A vítima só conseguiu sobreviver porque, em um momento de desespero, conseguiu se trancar dentro de um veículo, impedindo que o agressor continuasse o ataque. Ainda assim, o caso foi tratado pelas autoridades como tentativa de feminicídio, devido à gravidade da agressão e à intenção evidente do autor.
De posse das características do suspeito, os policiais iniciaram diligências pelas ruas da cidade e localizaram o homem trafegando em uma motocicleta. Ao receber ordem de parada, ele desobedeceu e tentou fugir, dando início a um acompanhamento policial.
Durante a fuga, o suspeito perdeu o controle da motocicleta e caiu em uma área de mata. Mesmo após o acidente, tentou fugir a pé, mas foi alcançado e preso pela equipe do GOC. Com ele, os policiais apreenderam um canivete e uma arma de fogo.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de feminicídio, porte ilegal de arma de fogo e infrações de trânsito.
A Polícia Militar reforçou a importância das denúncias de violência doméstica e destacou seu compromisso permanente no enfrentamento à violência contra a mulher, ressaltando que ações rápidas podem ser decisivas para salvar vidas.
Casos de violência podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 190 ou pelo Disque 180, canal nacional de apoio às mulheres vítimas de violência.
Por questões de segurança, a vitima e o suspeito estão com seus nomes sob sigilo!
























Você precisa fazer login para comentar.