fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Câmara de Brasileia homenageia Dona Raimunda Carneiro e realiza Ato Solene em alusão aos 117 anos da Revolução Acreana

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM    

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB), a 21° Vigésima Primeira Sessão Ordinária, que contou com Ato Solene em Alusão aos 117 anos da Revolução Acreana.  Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,06, (data que marcou o início da revolução Acreana em 1902 em Xapuri).

Participaram os parlamentares, Vereador Antônio Francisco (PT), Vereador, Mário Jorge (MDB), Vereador, Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador, Rosildo Rodrigues (PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador 1° Secretário e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), Vereador 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato (PSB), e o Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB).

 

No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usam a Tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade. O 1° Secretário e Líder da Prefeita Fernanda Hassem na Câmara, Vereador, Edu Queiroz(PT), solicitou da Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal, um momento solene para lembrar os 117 anos da Revolução Acreana. Onde fez um breve histórico deste o seu início que se deu na madrugada de 6 de agosto do ano de 1902, quando um grupo de homens denominados de revolucionários, liderados pelo agrimensor Plácido de Castro, bateu à porta da Intendência Boliviana, instalada na cidade de Xapuri.

Em seguida os Servidores da Câmara Municipal, Vereadores e Público presente, cantaram o Hino Acreano de pé em homenagem a todos os desbravadores que fizeram parte da Revolução Acreana a época.

Revolução Acreana

Há exatos 117 anos, tinha início na região sudoeste da Amazônia brasileira, o conflito violento que culminou com a anexação do Acre, até então pertencente à Bolívia, ao Brasil. Esse conflito ficou conhecido como Revolução Acreana. Seu início se deu na madrugada de 6 de agosto do ano de 1902, quando um grupo de homens denominados de revolucionários, liderados pelo agrimensor Plácido de Castro, bateu à porta da Intendência Boliviana, instalada na cidade de Xapuri.

Naquela manhã, dia da independência da Bolívia, segundo consta nos relatos históricos, ao bater na porta da Intendência, Castro ouve do outro lado a uma voz que disse: “És temprano para la fiesta”. Imediatamente, abrindo violentamente a porta, responde: “Não é festa, senhor intendente, é revolução!”. E, então, feito o primeiro disparo que dá início ao conflito que terminou em janeiro do ano seguinte.

E durante a ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade o ANTEPROJETO DE LEI N° 04/2010 de autoria dos Vereadores, Antônio Francisco(PT), Edu Queiroz(PT), que denomina de Raimunda Antônia de Araújo Carneiro de Lima a Unidade Básica de Saúde no Bairro Marcos Galvão em Brasileia.

Homenagem

Raimunda Antônia de Araújo Carneiro Lima, brasileira natural de Boca do Acre/AM. Viveu em Brasileia desde a sua Juventude casada com Armando Pereira Lima, mãe de três filhos, auxiliar de enfermagem. Depois técnica em enfermagem e 42 anos servidora pública de Saúde do Estado do Acre e do município de Brasileia. E que foi a óbito no dia 18 de Julho por causas naturais.

Os Parlamentares, usaram ainda a tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que disseram:

Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB).

“Todas as sessões são importantes, mas essa fica registada na história do nosso município, 6 de agosto, quando o Acre completa 117 anos da Revolução, ficamos muito felizes, mesmo com o feriado, estamos promovendo a sessão muito produtiva. E aproveitamos a oportunidade para convidar a todos a população, Governador do Estado, representantes do Governo Federal e autoridades em geral de Segurança Pública. Para participar da audiência pública que acontecerá no dia 23 de agosto, as 9:00 h no centro cultural Sebastião Dantas para tratar da segurança da fronteira.” Destacou o Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB).

Vereador Zé Gabriele(PSB).

“Estou voltando para um cargo no qual fui eleito, estava tendo cobrança para o meu retorno por parte da população, estou voltando com uma expectativa muito grande , como se estivesse em 2017,  pronto para trabalhar de novo , trazendo pautas importante para a população,  com mais experiência na agricultura, na parte administrativa do município,  e agora  estou visitando vários bairros e comunidades e vendo os trabalhos  que a prefeitura  está fazendo, inclusive nessa semana que antecedeu eu visitei vários bairros e comunidades  e vendo o que está sendo  feito em nosso  município.” Disse o Vereador, Zé Gabriele(PSB).

Vereador 1° Secretário e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT)

“Hoje dia da Revolução Acreana, fiz questão que fosse executado o hino Acreano. Nós temos uma identidade que é o nascimento, portanto tivemos Plácido de Castro que comandou a Revolução Acreana junto com os nordestinos treinou e partiu para a luta, e o Acre foi conquistado. Então quando se trata de identidade nós temos que homenagear. No uso da tribuna hoje pedi que fosse executado o hino acreano e fiz menção a Revolução porque é a nossa identidade da nossa história. E a nossa história não pode cair no esquecimento, não há presente sem história no passado, e a história tem que ser sempre lembrada,  e o Acre merece todas as homenagens,  um estado que lutou para ser anexado ao estado  Brasileiro,  eu estou feliz por homenagear o estado do Acre. “Enfatizou Vereador 1° Secretário e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT). 

Vereador Antônio Francisco (PT)

“Além da homenagem a Revolução Acreana, usei a tribuna para propor que a mesa diretora trabalhando através das comissões especiais para além de fazer indicação, materializar nossas indicações, fazendo justificativa plausível e uma sugestão, todas as políticas gerais do governo municipal ou estadual que temos acesso, fazer em comissão.” Destacou o Vereador, Antônio Francisco(PT).

Vereador Vice Presidente da Câmara Municipal, Marquinho Tibúrcio (PSDB)

“Hoje foi muito importante, fizemos indicações relacionados a alguns ramais, pedimos melhoria para a ponte do ramal do 75, fizemos indicações relacionada a rede de água para Bairro José Rabelo e 8 de Março, também solicitei iluminação pública para o Nazaré que ligando o Bairro Alberto Castro ao 8 de Março.

Fizemos uma reunião com os taxistas e moto taxista para falar da questão dos transportes de aplicativo que atuam sem pagar impostos, diferente do taxistas que atuam há mais de 40 anos, nada contra essas pessoas que estão exercendo essa função, mas as pessoas precisam ter consciência de que essa forma não dará lucro nem pra eles e nem para os taxistas.” Enfatizou o Vereador Vice Presidente da Câmara Municipal, Marquinho Tibúrcio (PSDB).

Vereador Rosildo Rodrigues(PT)

“Fiz alguns pedidos de providências para a nossa prefeita, estou alertando também a nossa população e os setores competentes com relação a questão de queimadas, precisamos trabalhar uma campanha de controle as queimadas e ter cuidado com os incêndio descontrolados. Rosildo disse ainda que é preciso fazer uma nova revolução pelo que está acontecendo em nosso estado, por mais investimentos no setor produtivo, na educação, na saúde, no campo tecnológico, uma revolução que permita a nossa população se sentir parte desse estado.” Disse o Vereador, Rosildo Rodrigues(PT).

Vereador Mário Jorge Fiesca(MDB)

“Gostaria de falar da audiência pública que será realizado dia 23 de agosto, fui o propositor desse projeto acatado por todos os vereadores e atende pedido da população para tratar da segurança específica da segurança da fronteira, municípios mais atingidos com a falta de segurança, sobretudo nas pontes na divisa com a Bolívia.” Salientou o Vereador, Mário Jorge Fiesca(MDB).

Vereador Rozevete Honorato(PSB)

“Para nós foi uma sessão muito importante, muito emocionante, o vereador Edu com muita clareza fez um discurso em homenagem aos 117 anos do

Estado do Acre que é um dos estados considerado   melhor para viver.  E com muito orgulho nós enquanto vereador defendemos e aprovamos tudo que foi dito por todos vereadores no reconhecimento do dia grande batalha em prol da independência do estado do Acre.” Enfatizou o 1° Secretário da Mesa Diretora, Vereador Rozevete Honorato(PSB).

Vereador Reinaldo Gadelha(MDB)

“Faço algumas indicações para a Prefeitura de Brasileia. Entre elas para fazer melhoria no ramal da Pinda são apenas dois trechos que estão ruins e precisa que este serviço seja feito por lá. Temos também o ramal do km 75 e este ramal precisa ser feito com urgência também. Além da ponte do Xapuri e do Cumaru entre o Zé Leandro e Otacílio. E aqui trago outra preocupação de maquinas quebradas do Poder Público que poderiam está resolvendo esses problemas dessas comunidades que estou citando aqui. Esperamos que resolva essa situação o quantos antes.” Finalizou o Vereador, Reinaldo Gadelha(MDB).

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: 29/04/2024

HORÁRIO: 10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC

E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Comentários

Continue lendo

Extra

Brasileiro morre afogado dentro de poço no presídio de Villa Busch em Cobija

Publicado

em

Um brasileiro identificado como Edinardo Feitosa Ramos, de 29 anos, que estava cumprindo pena no presídio de Villa Busch, localizado no interior do município de Cobija, foi encontrado morto por afogamento nesta terça-feira, dia 23.

Segundo foi informado, o brasileiro estaria cumprindo pena por homicídio no presídio pandino e nesta terça-feira, teria tentado retirar um anel de dentro de um poço existente dentro do presídio.

Edinardo estava na companhia de outros detendo quando desceu e mergulhou. Foi quando demorou para retornar e os colegas ficaram preocupados. Com a demora, resolveram ir atrás do brasileiro realizando mergulhos até o localizar já sem vida.

O corpo de Edinardo foi levado para o necrotério do hospital universitário Roberto Galindo, onde pesaria por necrópsia. Também foi divulgado que nenhuma marca foi encontrada pelo corpo do brasileiro, descartando agressões inicialmente.

O acontecimento foi registrado por volta das 14 horas – horário acreano, e somente no início da noite o corpo levado ao necrotério. A primeira hipótese leva a crer que teria sido uma fatalidade após o mergulho.

Os familiares que estiveram no hospital esperam que seja dada uma resposta o mais rápido possível. Não foi informado se o corpo do brasileiro será transladado para o lado brasileiro e ser sepultado pelos parentes.

VEJA VÍDEOS REPORTAGENS LOCAIS ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Amazon Cred e Banco da Amazônia inauguram unidade de Microfinanças do programa Amazônia Florescer em Brasiléia

Publicado

em

O superintendente do Banco da Amazonia (BASA), Edson Ferreira de Souza, esteve na manhã desta terça-feira, 23, participando do lançamento do escritório da Amazon Cred, e do programa Amazônia Florescer Urbano do Banco da Amazônia em Brasiléia.

“O programa irá oferecer linha de microcrédito voltada para pequenos empreendedores populares informais do campo ou da cidade, com taxas atrativas com até dois anos para pagar e limite de crédito de até R$ 21 mil reais”, conforme explicou a diretora da Amazon Cred, Graça Moura. Durante a solenidade foi assinado um cheque de R$ 3 milhões para o investimento inicial nos municípios da regional do Alto Acre.

O Superintendente do Banco da Amazônia, Edson Souza, esteve pessoalmente na solenidade, que contou com a presença de funcionários e convidados, falou da inauguração do escritório em Brasiléia; “A finalidade do projeto é fomentar o empreendedor ainda não formalizado como o feirante, costureira, peixeiro, até mesmo da confeiteira que ainda não tem a formalização feita, como o MEI ou ME ainda como pequeno empresário, mas, já desenvolve a atividade. Daí vem a Amazon Cred para fomentar, constituir e capacitar para o acesso ao crédito e trazer para o sistema bancário, esse cliente que ainda não tem crédito e assim possa crescer dentro de sua atividade”, destacou.

Para a Diretora da Amazon Cred, Graça Moura; “A Associação de Apoio de Economia Popular da Amazônia tem uma parceria com o Banco da Amazônia a 16 anos, sendo especialista em microcréditos produtivo e orientado, sendo responsáveis pela operacionalização junto com o programa ‘Amazônia Florescer’, que é um programa de microcrédito do Banco. (…) Essa unidade que está sendo inaugurada aqui em Brasiléia, é uma unidade urbana que vai estar atendendo microempreendedores”, destacou.

Para que o microempreendedor possa ter acesso ao microcrédito, deverá estar atuando como MEI a pelo menos seis meses com um grupo solidário, composto ao mínimo de três integrantes que não estejam com seus nomes inadimplentes, e assim, ter acesso ao crédito.

Para o gerente do Banco da Amazônia em Brasiléia, Solimar Gomes Ferreira, destaque que a Amazon Cred terá com intuito, de atender a população de forma em geral para que tenham acesso ao microcrédito, onde visa desenvolvimento dos micros e pequenos empreendedores no meio urbano, “esse será um passo importante para continuarmos desenvolvendo a região e aplicando, às vezes, onde o banco não consegue chegar. A empresa vai conseguir chegar nesse estágio e estaremos também, atendendo as regiões de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri”, destacou.

Apoio: Marcus José e Jonys DAvid

Veja vídeo reportagem.

 

Amazonia Florescer

Uma linha de microcrédito do Banco Amazônia 

Quem é microempreendedor informal sabe que pode contar com a parceria do Banco da Amazônia.

Amazonia Florescer fica localizada na Avenida Manoel Marinho Monte, 642 – Bairro Três Botequins – Brasileia/Acre.

A linha de microcrédito voltado para pequenos empreendedores populares informais do campo e da cidade.

Uma linha feita para esse público, com taxas atrativas, até dois anos para pagar e limite de crédito de até R$ 21 mil reais.

Vá até uma agência do Banco da Amazônia e saiba mais sobre o Amazônia Florescer!

Para atender o disposto na nova Lei 13.636, as operações de crédito do Amazônia Florescer são realizadas 100% de forma digital em parceria com a instituição que opera o microcrédito para o Banco da Amazônia.

O MPO Digital Amazônia Florescer é constituído de 4 aplicativos:

– App Administrativo da Parceira do Banco da Amazônia que opera o microcrédito

– App Assessor de Microfinanças

– App do Cliente do Banco da Amazônia

– App Administrativo do Banco da Amazônia

O MPO Digital Amazônia Florescer permite ao Assessor de Microfinanças enviar propostas de crédito diretamente do local do empreendimento do cliente para análise e aprovação de crédito no Banco da Amazônia, com ganho de tempo e reduzindo custos para o cliente.

Estiveram presentes o gerente do Banco da Amazônia de Brasileia, Solimar Gonsalves Pereira, o gerente executivo de micros e pequenos negócios, Esmar Prado, representantes de associações, sindicatos e empreendedores.

Descubra o programa que oferece o empurrãozinho extra de você precisa para o seu negócio a outro patamar

Com o Amazônia Florescer Urbano, você tem acesso a recursos financeiros, com as melhores taxas e prazos, para ter sucesso e crescer com o seu negócio.

Além de dar mais autonomia e liberdade para o pequeno empreendedor, o programa também incentiva o desenvolvimento econômico da região amazônica, fomentando novos negócios e atuando diretamente na geração de emprego e de renda.

Comentários

Continue lendo