Extra
Câmara de Brasileia abre o ano legislativo de 2020 com mensagem governamental da Prefeita Fernanda Hassem

Por Fernando Oliveira/ASCOM
Após o recesso menor do que em anos anteriores em 15 dias equiparando assim com o início dos trabalhos legislativos as demais casas como por exemplo o Congresso Nacional.
Os vereadores de Brasileia retornaram os trabalhos em plenário nesta segunda-feira,03. Presidida pelo Vereador Presidente Rogério Pontes a primeira sessão do ano na Câmara Municipal contou com a presença da prefeita Fernanda Hassem que fez a leitura da mensagem governamental com um balanço sobre os três anos de sua gestão, apresentando dados consolidados em todas as áreas, além de fazer uma projeção sobre as prioridades, projetos e investimentos para o Executivo Municipal neste ano de 2020.
Participaram ainda o Vice Prefeito Carlinho do Pelado e os 11 vereadores, Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz(PT), Vereador e 2° secretário da Mesa Diretora Rozevete Honorato (PSB), Vereador Antônio Francisco (PT), Charbel Saady (PP), Vereador Joelso Pontes (PP), Vereador Mário Jorge (MDB), Vereador Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador Rosildo Rodrigues (PT) e o Vereador Zé Gabriele(PSB). A solenidade também foi prestigiada por secretários municipais e a comunidade em geral.

Ao se pronunciar, o presidente da Câmara Rogério Pontes destacou que a intenção de todos os vereadores é de continuar de trabalhando juntos para melhora a vida da população do município e salientou a mensagem do governo municipal de Fernanda Hassem para este ano.
” É um dia importante, é o início dos trabalhos do Poder Legislativo do município de Brasiléia, ouvimos a mensagem da nossa gestora, prefeita Fernanda Hassem que trouxe esperanças e boas expectativas para Brasiléia. A partir de agora, vamos trabalhar com mais vontade em prol da nossa população, estou falando em nome dos 11 vereadores independente de suas siglas partidárias, o nosso sonho é continuar trabalhando para melhorar a vida da nossa população, sabendo que não é fácil, mais a nossa intenção é está de mãos dadas para que a nossa gestora der continuidade aos trabalhos em nosso município”, enfatizou o Vereador Presidente.
Durante a leitura da mensagem governamental a Prefeita Fernanda Hassem destacou as áreas de educação, obras, saúde, assistência social e todas as demais secretarias. Enfatizou ainda que há muito por se fazer, mas que a equipe luta incansavelmente por melhorias para a população.”

“Trouxemos aqui a mensagem governamental, todos os anos faço questão de estar aqui juntamente com a nossa equipe, fazendo uma prestação de contas daquilo que realizarmos e apresentando os trabalhos para o ano de 2020, temos consciência que fizemos bastante, mais que há muito para ser feito, sobretudo nas ruas como também na parte rural. Estendo meus agradecimentos a todos os servidores do município de Brasiléia, que estão todos os dias na ponta. Estou otimista com os trabalhos que temos para realizar, temos investimentos que ja estão liberados para iniciar. Eu e o vice Carlinhos reafirmamos nosso compromisso com o município e temos consciência do muito que temos para se fazer, e sabemos que temos feito o melhor pelo município de Brasiléia”, disse a Prefeita.
Durante a ordem do dia os parlamentares escolheram os novos membros para as Comissões Permanente da Casa de leis municipais. Na próxima semana as comissões eleitas já vão se reunir para analisar os projetos em tramitação no Poder Legislativo.
Comissão de Justiça e Redação:
- Presidente, Vereador Antônio Francisco(PT), Relator, Vereador Edu Queiroz(PT), Membro, Vereador Marquinho Tibúrcio(PSDB).
Comissão de Finanças e Orçamento:
- Presidente, Vereador Mário Jorge(MDB), Relator, Vereador Rozevete(PSB), Membro, Vereador Rosildo Rodrigues(PT).
Comissão de Cultura:
- Presidente, Vereador José Gabriele(PSB), Relator, Vereador Antônio Francisco(PT), Membro Joelso Pontes(PP).
Os vereadores aprovaram em Março do ano passado dois projetos de emendas modificativas e uma subemenda que diminuiu o recesso parlamentar em 15 dias e com isso o novo recesso que entrou em vigor ainda em 2019 definiu a sessão legislativa anual do dia 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Objetivo dos parlamentares é equiparar com início dos trabalhos legislativos as demais casas como por exemplo o Congresso Nacional.
No grande expediente os Vereadores usaram a Tribuna da Casa do Povo para apresentar indicações que serão encaminhadas aos Chefe do Poder Executivo Municipal e Estadual com sugestão de estudos e melhorias para os brasileense.
Vejam o que disseram:

Vereador Antônio Francisco (PT)
O vereador Antônio Francisco (PT), iniciou falando das dificuldades em organizar a educação infantil na Reserva Extrativista Chico Mendes. Enfatizou a assistência da gestão municipal no melhoramento dos pontos críticos dos ramais do município. Solicitou da prefeitura melhoramento nos acessos aos aviários, disse que os produtores de frangos possuem dúvidas com os bancos e não podem parar de produzir por falta de acesso. Pediu encaminhamento para a Secretaria de Produção do Governo do Estado, solicitando informações sobre o apoio para a agricultura familiar, principalmente no que diz a respeito ao escoamento da produção. Solicitou da prefeitura de Brasiléia a construção de três salas de aula para atender alunos na escola Francisco Barroso e pediu limpeza dos ramais do polo e Wilson Pinheiro.

Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz(PT)
Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz(PT), discursou afirmando que a gestão da prefeita Fernanda Hassem está equilibrada. Disse sentir alegria em participar dessa gestão, porque vem avançando muito. Fez pedido para que a Secretaria de Obras coloque um bueiro em frente aos bambus. Destacou que o programa Ruas do Povo tirou as sacolas dos pés, porém hoje as ruas estão detoradas. Sugeriu para que a prefeitura busque parceria com o governo do estado fazer reforma dessas preferidas ruas como também os ramais. Destacou ainda a importância do parlamento para a população de Brasiléia.

Vereador Progressista Joelson Pontes(PP)
Vereador Progressista Joelson Pontes(PP), fez indicação para Prefeita de Brasiléia através do setor competente, solicitando o melhoramento da Rua Joaquim Falcão Macedo, disse que a situação da referida rua é crítica. Pediu a Secretaria Obras que devolva uma lixeira que foi retirada da Rua Arealdo Bispo Barroso.

Vereador José Gabrieli(PSB)
Vereador José Gabrieli(PSB), fez pedido de providências solicitando reparo para o Ramal do Santa Helena, Santa Luzia Km 84 do Torjal pra frente, ramal km 19 linha 12, melhoramento em duas ladeiras. Já para a Rua Joaquim Falcão Macedo, solicitou que seja bueiros feito uma galeria. Disse ainda que precisa de melhoramento para a Rua do Areal que está totalmente esburacada. O Bairro José Braúna enfrenta vários problemas, disse que é preciso fazer um canal pra evitar alagamento. Sugeriu que seja feito uma interligação entre as ruas Ernestinho do Amaral com a 12 de outubro, pois vai desafogar o trânsito.

Vereador Mario Jorge (MDB)
Vereador Mario Jorge (MDB), Destacou que no ano passado foi feito o Pega Fogo, com o forte inverno e o ramal já apresenta trafegabilidade e sugeriu enviar documentos para prefeitura de Xapuri para que venha fazer melhorias já que o mesmo também pertence ao município e a última reforma foi feito por Brasiléia. Solicitou da Secretaria de Obras a reposição de lâmpadas em todos os bairros da cidade. Disse que prefeitura de Brasiléia não recebeu nenhum tipo de incentivo dos governos federal e estadual para os ramais.Destacou que apesar das dificuldades, a prefeita Fernanda Hassem tem se dedicado o melhor de si em prol do município.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT)
Vereador Rosildo Rodrigues(PT), destacou a situação dos produtores rurais que segundo o parlamentar estão deixando de produzir, a Acreaves vai começar a demitir porque não tem produção. Pediu para que a Câmara organize uma audiência com o governador para discutir a comercialização do peixe e outros. Solicitou ainda ao órgão do DENIT que responsabilize a empresa que vem deixando buracos abertos na BR 317 e causando acidentes e prejuízos

Vereador Rozevete Honorato(PSB)
Vereador Rozevete Honorato(PSB), informou que irar se afastar de sua função de vereador por 15 dias consecutivos para fazer tratamento de saúde. Agradeceu as emendas para o município dos deputados Cesar Messias e Flaviano Melo. Solicitou que a Secretaria Obras faça melhorias nos pontos críticos do ramal km 26, próximo ao seu João Reis como também um melhoramento imediato no ramal km 52 (castanheira), e a construção de uma ponte sobre o igarapé do km 13. Disse que a prefeitura precisa muito da parceria do governo do estado, por que sozinha não pode fazer muita coisa.
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.
Comentários
Extra
Foragido da Justiça é morto a tiros em propriedade rural na fronteira com a Bolívia
O foragido da Justiça Edmilson Moreira da Rocha, de 64 anos, foi morto a tiros na noite do último domingo (21), em uma propriedade rural localizada na Vila Mapajo, em território boliviano, região de fronteira com o município de Capixaba, no interior do Acre.
Segundo informações de testemunhas, Edmilson consumia bebidas alcoólicas na companhia de Jonson da Silva Freitas, de 41 anos, quando os dois se desentenderam. A discussão teria começado após Edmilson ingerir parte da bebida pertencente a Jonson. O conflito evoluiu para agressões verbais e, em seguida, Jonson se apossou de uma espingarda e efetuou um disparo à queima-roupa. Os chumbos atingiram o rosto, o tórax e o braço da vítima, que morreu no local. Após o crime, o autor permaneceu na propriedade.
O homicídio foi presenciado por uma testemunha ocular, que acionou a polícia boliviana. A Polícia Militar de Capixaba também foi informada e se deslocou até a área, atuando de forma conjunta com uma guarnição boliviana. Jonson foi preso ainda no local do crime.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Capixaba, onde prestou depoimento. Na audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (22), a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. Jonson da Silva Freitas foi encaminhado ao presídio de Senador Guiomard, onde permanecerá à disposição da Justiça.
De acordo com as autoridades, Edmilson possuía condenação definitiva de 12 anos de prisão, expedida pela Vara Criminal de Senador Guiomard, pelo crime de estupro de vulnerável. Ele estava foragido do sistema prisional há cerca de quatro anos. Familiares relataram que a vítima vivia há aproximadamente um mês em uma fazenda em território boliviano, onde trabalhava enquanto tentava se ocultar da condenação judicial.
O corpo de Edmilson foi transportado em uma caminhonete até a Delegacia de Polícia do município, onde uma equipe do Instituto Médico Legal (IML), de Rio Branco, realizou os procedimentos para a remoção.
O caso segue sob investigação da Delegacia-Geral de Capixaba.
Comentários
Extra
Governo do Acre antecipa pagamento de aposentados para esta terça
Em um gesto que visa aquecer a economia estadual e proporcionar mais tranquilidade às famílias acreanas durante as festividades de fim de ano, o governador Gladson Camelí autorizou o Acreprevidência a antecipar o pagamento de aposentados e pensionistas civis e militares.
O anúncio beneficia milhares de servidores, injetando recursos na economia local às vésperas do Natal. Com a decisão, o benefício referente ao mês de dezembro estará disponível nas contas dos segurados tanto civis, quanto militares, nesta terça-feira, 23.
A medida reforça o compromisso da gestão estadual com o funcionalismo público, especialmente com aqueles que já dedicaram anos de serviço ao Estado. Geralmente realizado nos últimos dias do mês, o adiantamento permite que os beneficiários planejem suas compras de Natal e compromissos financeiros com maior antecedência.
“Nossa prioridade é garantir que o servidor, seja ele ativo ou inativo, receba com dignidade e pontualidade. Antecipar esse pagamento é uma forma de reconhecer o esforço de quem ajudou a construir o nosso Acre”, destacou o governador.
A antecipação não beneficia apenas os servidores, mas também o setor de comércio e serviços. Com o dinheiro em conta antes do dia 25, espera-se um aumento significativo no volume de vendas em todo o estado, fortalecendo o mercado local neste período sazonal.



















Você precisa fazer login para comentar.