fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Café da Manhã marca primeiro encontro do prefeito Everaldo com servidores da secretaria de obras

Publicado

em

Secretario de Obras Clécio Gadelha recepciona prefeito em café da manhã apresentando estrutura, patrimônio e funcionários a nova administração.

Matéria e Fotos: Assessoria da Prefeitura de Brasileia  

Secretário de Obras Clécio Gadelha recebe prefeito junto com os  funcionários do quadro. Foto Assessoria

Secretário de Obras Clécio Gadelha recebe prefeito junto com os funcionários do quadro. Foto Assessoria

Na sexta-feira (4), o prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, cumpriu um compromisso firmado com servidores da Secretaria de Obras Transportes e Urbanismo. Acompanhado dos secretários municipais de Obras e Transporte, Clécio Gadelha, juntamente com  Aldenice Ferreira (Saúde), Jacks Aroldo (Finanças) Francisco de Assis (Administração) e Reginaldo Guerra (Agricultura).

Na ocasião, o secretário de obras Clécio Gadelha falou da importância do encontro. “Importantíssimo a primeira visita do prefeito em nosso  ambiente de trabalho. Elogiou nosso pouco tempo de trabalho, nosso empenho e disse para termos muito cuidado na limpeza das ruas, de nossas casas e de todos os bairros para evitar principalmente a dengue, já temos uma tarefa a realizar nesses primeiros 90 dia, isso é, uma limpeza pente-fino na cidade que herdamos da frente popular brasileense, agradecendo a agilidade e a atenção que a secretária vem recebendo do prefeito para as necessidades da população nesta primeira semana.”, ressaltando Clécio Gadelha,

Durante a reunião, o prefeito Everaldo Gomes salientou que estava satisfeito com o encontro e elogiou os trabalhos dos servidores da casa ao desenvolverem seus trabalhos mesmo com pouca estrutura que a secretaria se encontra no momento.

E disse mais: “Agora haverá organização e todos ganharam com isso, a população, funcionários e a nossa secretaria de fato terá um secretario que comandara seu setor de trabalho, quero ser amigos de todos, um parceiro diário, vamos humanizar essa empresa chamada Prefeitura, essa secretaria. Eu acredito que os funcionários são os verdadeiros patrimônios do município e vou garantir aqui, que vou valorizar cada um, para que voltamos a ter gosto de morar na nossa cidade com a ajuda de vocês,  e com dignidade em um futuro próximo vamos voltar a sorrir pelo trabalho em conjunto da secretaria lotada por vocês, iram chegar novos equipamentos e vamos buscar o que estar jogado fora da garagem, vamos regatar nosso patrimônio e fazer aquilo que nossa população quer, e vou dizer que aqui não terá perseguições e todos serão tratados com carinho, não serei prefeito de gabinete. Obrigados a todos, vamos na parceria porque estarei sempre aqui com todos. No encontro, houve também esclarecimento sobre algumas dúvidas dos servidores.

Presença dos secretários

Prefeito Everaldo Gomes ao lado da secretaria de saúde Aldenice Ferreira. Foto: Assessoria.

Prefeito Everaldo Gomes ao lado da secretaria de saúde Aldenice Ferreira. Foto: Assessoria.

Já a secretária de Saúde Aldenice Ferreira, agradeceu o convite para o encontro e disse que se sentia em casa, já que muitos dos trabalhadores presente estavam na sua primeira passagem como secretaria de saúde há 12 anos atrás, e como filha de Brasileia afirmou se sentir muito orgulhosa de dividir com todos o novo momento administrativo, dizendo que: “Vocês e quem dão vida diariamente para essa cidade, tenho certeza que o prefeito Everaldo Gomes dará novos rumos a essa secretária que era tão fachada a população, pois não sabemos ainda o porque dessa maldade administrativa, agora e uma nova gestão um novo momento que enfrentaremos juntos, a secretaria de saúde precisar de todos vocês diariamente, temos nossas creches, feira livres, parque, praças, mercados, hospital e postos de saúdes que precisa muito de todos, pois vou precisar muito de vocês na parte da limpeza pública, essa parceria será de suma importância na parte do lixo hospitalar proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias, chamado de lixo de áreas de saúde. Este tipo é perigoso porque pode contaminar as pessoas e o meio ambiente por isso deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final, pois sabemos que isso não acontece as provas estão ai estampadas em todos os meios de comunicação do estado, mais estamos aqui com a confiança do povo para mudar esta história negra da ex-administração.

Vereador Joelson Pontes (PP), Marivaldo (PMDB), Secretaria de Saúde Aldenice Ferreira, Bil (PMDB), Marquinhos (PSDB), Prefeito Everaldo (PMDB), Secretario de Obras Clécio Gadelha e Vereador Naldo (PRP). Foto: Assessoria.

Vereador Joelson Pontes (PP), Marivaldo (PMDB), Secretaria de Saúde Aldenice Ferreira, Bil (PMDB), Marquinhos (PSDB), Prefeito Everaldo (PMDB), Secretario de Obras Clécio Gadelha e Vereador Naldo (PRP). Foto: Assessoria.

Funcionários da referida secretaria compareceram para ouvir e compartilhar o novo. Foto: Assessoria.

Funcionários da referida secretaria compareceram para ouvir e compartilhar o novo. Foto: Assessoria.

Após o café, o prefeito conversou com os trabalhadores elogiando os seus trabalhos na limpeza da cidade e pedindo o empenho de todos nas ações diárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue, entre outros empenhos que serão levados a sérios do plano de governo municipal.

Funcionário

Funcionário mais antigo da Secretária de Obras e Transporte de Brasileia José Edilson de Oliveira Filho (Bicudo), ficou entusiasmado e muito feliz com a presença do prefeito Everaldo Gomes no setor que há 35 anos vem trabalhando em prol do desenvolvimento do município.

José Edilson (Bicudo), há 35 anos trabalha na secretaria de obras e transporte. Foto: Assessoria.

José Edilson (Bicudo), há 35 anos trabalha na secretaria de obras e transporte. Foto: Assessoria.

Bicudo como e mais conhecido na região do Alto Acre, estava muito emocionado antes mesmo do encontro com o prefeito e o tão sonhado café da manhã. “Há anos madrugo nesta secretaria, aqui é minha segunda casa, minha segunda família, tenho uma vida nas administrações desse município desde década de 80, tenho história compartilhadas no dia-dia das administrações e terei a oportunidade de estar mais uma vez fazendo parte do novo”, ressaltou emocionado José Edilson (Bicudo).

José Edilson (Bicudo), ressaltou mais: “Hoje estamos passando por uma alegria e felicidade que a 13 anos nos foi tirado, não sabemos até hoje porque esse direito até então estava sendo negado pela administração municipal passada. O importante agora e acreditar na nova administração, estamos largados há anos nesta garagem,  já passamos por tantas coisas neste setor, entre eles a falta e a presença da ex-prefeita nesta secretaria tão importante para nosso município. Nem lembro mais a última vez que nos reunimos com ela. Estou feliz, conheço o ex-vereador e atual prefeito Everaldo, ele é do povo e sei que agora teremos um amigo nos próximos anos”, disse.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP), acompanhou prefeito Everaldo Gomes nas suas ações pela manhã. Foto Assessoria.

Vereador Joelson Pontes (PP), acompanhou prefeito Everaldo Gomes nas suas ações pela manhã. Foto Assessoria.

Para mim é um prazer estar aqui neste setor tão importante para uma administração pública, neste momento não chamo o administrador de prefeito, mais sim, o trabalhador Everaldo, o amigo do povo, do povão, o que eu gosto e de trabalhar por isso estou aqui ao lado dele para conhecer a secretaria municipal de obras e seus trabalhadores incansáveis, no primeiro dia eu queria vir aqui mas não deu. Como tenho a preocupação de estar visitando sempre e sendo vereador de minha cidade, irei em todas as secretarias, estarei ao lado daqueles que gosta da nossa comunidade, como amigo e representante do povo não vou parar meus trabalhos, ganho para fiscalizar.

Ressaltando, Joelson Pontes disse mais: “E como sempre falo, a prefeitura e uma empresa, todo setor tem que ter condições de trabalhos para dar resultados, tenho certeza que o prefeito Everaldo Gomes já começa muito bem essa jornada administrativa e nos vereadores estaremos presente para representar um grande trabalho para o município que nos paga”.

Veja fotos e vídeo-reportagem com Almir Andrade abaixo:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá noites frias, dias ensolarados e baixíssima umidade do ar

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O Acre terá nesta semana uma forte onda de frio polar acompanhada de baixa umidade do ar. A massa de ar seco e frio começou a avançar pelo estado na manhã do último domingo (24) e derrubou as temperaturas em todos os municípios, segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Rede de Meteorologia da Aeronáutica.

Rio Branco foi a cidade mais fria do Acre e de toda a região norte na segunda-feira (25), com mínima de 14,4ºC e sensação térmica de 11,4ºC. Em Epitaciolândia, os termômetros marcaram 14,7ºC, enquanto em Boca do Acre (AM) a mínima foi de 16,1ºC. No domingo, os ventos chegaram a 40,7 km/h em Rio Branco e 40,3 km/h em Epitaciolândia, reforçando a intensidade da frente fria.

Outro ponto de atenção é a umidade relativa do ar, que deve cair para entre 12% e 20% nas tardes desta semana, nível considerado crítico para a saúde. Até agora, o menor índice de 2025 ocorreu em Rio Branco no dia 15 de agosto, com apenas 19%.

Apesar das noites frias, o tempo será firme, com sol predominante e sem previsão de chuvas até pelo menos sexta-feira (29). A tendência, porém, é de rápida mudança: a partir de quinta-feira, o calor deve voltar com força, e o Acre poderá registrar temperaturas entre 37ºC e 39ºC no fim de semana.

As manhãs seguirão geladas, com mínimas entre 11ºC e 14ºC no vale do Acre, e a previsão indica que novos recordes de frio do ano podem ser registrados nos próximos dias. Atualmente, as marcas mais baixas de 2025 foram 10,9ºC em Epitaciolândia e 12,1ºC em Rio Branco, ambos em julho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Mesquita reforça apoio ao 5º Batalhão de Bombeiros em cerimônia de troca de comando

Publicado

em

Passagem de comando para o Tenente Jonas reuniu altas autoridades policiais e bombeiros militares do Brasil e da Bolívia, reforçando a integração fronteiriça

Tenente Jonas assume o comando em cerimônia que contou com a presença do prefeito em exercício e reforçou a integração fronteiriça entre Brasil e Bolívia. Foto: cedida 

O 5º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (5º BEPCIF) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC iniciou uma nova fase nesta terça-feira (26), com a passagem de comando oficial do Capitão Ricardo Moura para o Tenente Jonas. A solenidade, realizada em Epitaciolândia, contou com a presença do prefeito em exercício Sérgio Mesquita (REPUBLICANOS), que reforçou o compromisso da prefeitura em apoiar as ações da corporação no Alto Acre.

O prefeito em exercício Sérgio Mesquita reafirmou o compromisso da administração municipal com as ações do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Acre no Alto Acre. Foto: cedida 

— Seguiremos apoiando institucionalmente o trabalho heroico dos bombeiros, que diariamente arriscam suas vidas pela nossa população — afirmou Mesquita.

O evento contou com a ilustre presença do Comandante Geral da Polícia Boliviana do Departamento de Pando, Coronel MSc. Abg. Oscar David Ruiz Arana, e do Comandante do Corpo de Bombeiros de Cobija, entre outras autoridades andinas. Suas participações simbolizaram o fortalecimento da cooperação e da parceria internacional na região de fronteira, essencial para a missão do batalhão.

O evento simbolizou a continuidade dos trabalhos e a forte parceria institucional, reunindo ainda autoridades civis e militares do Brasil e da Bolívia, um reflexo da atuação do batalhão na região de fronteira.

A troca de comando marca o encerramento de um ciclo sob a liderança do Capitão Ricardo Moura e o início de uma nova etapa sob o comando do Tenente Jonas. Foto: cedida

A troca de comando marca o encerramento de um ciclo sob a liderança do Capitão Ricardo Moura e o início de uma nova etapa sob o comando do Tenente Jonas. O batalhão, responsável por proteger vidas, atuar em resgates, combater incêndios e garantir a segurança da população, segue fortalecido e comprometido com a proteção da comunidade do Alto Acre, contando com o apoio da Prefeitura e das instituições parceiras.

O 5º Batalhão tem atuação estratégica na fronteira com a Bolívia, realizando operações conjuntas e fortalecendo a segurança binacional.

Comandante Geral da Polícia Boliviana de Pando, Coronel MSc. Abg. Oscar David Ruiz Arana, realizou as honrarias ao novo comandante do 5º BEPCIF em presença especial: Foto: cedida 

A troca de comando marca o encerramento de um ciclo sob a liderança do Capitão Ricardo Moura, com presença do Comandante do Corpo de Bombeiros de Cobija, onde foi homenageado: Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo Federal aprova Zoneamento Agrícola de Risco Climático para milho 2ª safra no Acre

Publicado

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26, a Portaria nº 384/2025, que aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura do milho, 2ª safra, no estado do Acre, válido para o ano-safra 2025/2026.

O estudo define os períodos de semeadura mais adequados e os municípios considerados aptos para o cultivo da lavoura, com base em três níveis de risco climático: 20%, 30% e 40%. A análise leva em conta fatores como precipitação, temperatura, disponibilidade de água no solo e fases de desenvolvimento da planta, permitindo reduzir perdas e orientar o agricultor na tomada de decisão.

O Zarc considera que a cultura necessita entre 500 e 800 milímetros de água bem distribuída durante o ciclo. Períodos críticos de déficit hídrico, especialmente no florescimento e no enchimento dos grãos, podem comprometer seriamente a produtividade. O zoneamento também estabelece restrições quanto ao tipo de solo e às condições ambientais, excluindo, por exemplo, áreas de preservação permanente e terrenos pedregosos.

A portaria ainda relaciona as cultivares de milho indicadas para o estado, distribuídas em grupos de acordo com o ciclo da planta. A classificação orienta os agricultores na escolha de sementes mais adaptadas às condições locais e ao calendário agrícola previsto.

Comentários

Continue lendo