Conecte-se conosco

Extra

Cada dia pior: Hospital de Brasiléia tem apenas um kit de roupas para realização de cirurgias

Publicado

em

Hospital de Brasiléia vem passando por descaso por parte do governo do Acre, na gestão do governador Sebastião Viana.

As denuncias feitas contra o hospital Raimundo Chaar, localizado na cidade de Brasiléia, município distante cerca de 240km da capital, não param de aparecer. Mas, mesmo com fiscalização por parte de órgãos como Ministério Público, além de multas aplicadas pela Justiça, nada surte efeito.

Diante disso, se veem o prometido novo hospital deteriorando antes mesmo de ser inaugurado, o que deveria ter acontecido em 2014. Voltando para a realidade local, basta uma pequena caminhada pelas dependências do velho e sucateado Raimundo Chaar, para se ver algumas disparidades.

Ao jornal oaltoacre, foi denunciado um fato inusitado que está levando muitas pessoas a correrem perigo, até mesmo de vida. O centro cirúrgico localizado na ala da maternidade, vem operando junto aos profissionais, com apenas um kit de roupa esterilizada.

Foi comprovado que somente um kit está disponível aos profissionais e o restante vem sendo costurado por funcionários do hosiptal.

Pasmem, caso venha ocorrer que uma gestante entre em trabalho de parto enquanto a equipe esteja terminando outra, terá que esperar algumas horas enquanto as roupas sejam lavadas e esterilizadas, para que possam realizar a cesariana.

Foi constatado ‘in-loco’ que os kits realmente estão em falta. Os pouco que existem, estão velhos e esfarrapados. Uma funcionária está fazendo remendos por conta própria, para que não falte, além de outras reclamações que serão levantadas junto a direção.

Em conversa com uma funcionária da direção, disse que esse problema já recorrente. “A Sesacre vem fazendo o reabastecimento desse material, mas, sem uma frequência como deveria. As vezes ficamos sem jeito para pedir para alguns pacientes que devolvam quando saem após uma estadia aqui”, disse.

Centro cirúrgico vem colocando vidas em perigo no hospital de Brasiléia.

Não foi possível conversar com a diretora, que se encontrava fora da unidade hospitalar. Em contato com a Assessoria da Sesacre, as 14h30 desta segunda-feira, dia 12, a redação abriu espaço para que pudessem falar sobre o assunto. Esta por sua vez, disse que retornaria após conversar com a direção.

As 19h00, nenhum retorno foi registrado por parte da Sesacre para falar sobre o caso. Onde se leva a crer que, o descaso é algo levado a sério pelo órgão.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo