Acre
Busca por jovem desaparecido no rio Tahuamanu, na comunidade Puríssima é encerrada sem sucesso após sete dias
Equipes de resgate enfrentaram condições adversas no rio, cheio de obstáculos, mas não localizaram o corpo de Jhunior Pesso, de 18 anos

Após 7 dias de operações, equipes suspendem procura por Jhunior Pesso, 18 anos, em rio de difícil acesso na fronteira Brasil-Bolívia. Foto: captada
Nesta segunda-feira (21), os socorristas do 5º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (5º BEPCIF) encerraram as buscas por Jhunior Pesso, 18 anos, desaparecido há sete dias no rio Tahuamanu, na comunidade Puríssima, a cerca de 120 km de Cobija, na Bolívia.
Diante da falta de resultados e das condições difíceis do rio, com grande quantidade de galhos e obstáculos, a equipe retirou-se da operação e retornou a Epitaciolândia sem conseguir localizar o corpo do jovem que desapareceu na noite da última segunda-feira, dia 14.

Durante a madrugada, após consumirem bebidas alcoólicas, o jovem teria se lançado ao rio por volta das 3h e sido arrastado pela forte correnteza. Foto: cedida
“Estamos tristes por não concluirmos a missão com sucesso”, disse o tenente Adacir Vivan, chefe da equipe de resgate. “Fizemos o possível, mas foi muito difícil devido aos obstáculos no rio”, completou. A família e as autoridades aguardam novas informações sobre o caso.

O rio Tahuamanu, um dos maiores do departamento de Pando, apresenta desafios para as equipes de resgate devido à sua extensão e correnteza. Foto: cedida
Destaques da operação:
-
Condições desafiadoras: O rio apresentava grande quantidade de galhos e obstáculos, dificultando o trabalho dos socorristas.
-
Resultado inconclusivo: Apesar dos esforços, o corpo do jovem não foi localizado.
-
Frustração da equipe: O tenente Adacir Vivan, líder da operação, expressou pesar pelo desfecho: “Fizemos o possível, mas as condições eram muito difíceis”.

“Estamos tristes por não concluirmos a missão com sucesso”, disse o tenente Adacir Vivan, chefe da equipe de resgate. Foto: captada
Próximos passos:
-
Família aguarda posicionamento das autoridades bolivianas, responsáveis pelo caso, sobre possíveis novas buscas ou procedimentos.
-
Comunidade local segue mobilizada, mas sem perspectivas de retomada imediata das operações.
Jhunior desapareceu após se jogar no rio durante uma pescaria na madrugada do dia 14. A correnteza forte e a vegetação submersa tornaram as buscas particularmente complexas. O caso comoveu moradores da região de fronteira entre Acre (Brasil) e Pando (Bolívia).
As equipes do 5º BEPCIF, sediado em Epitaciolândia, já retornaram à base. A decisão de encerrar as buscas foi tomada em conjunto com as autoridades bolivianas, que acompanharam a operação.
Veja vídeo:
Fotos com TVU Pando e TV Unitel
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.
Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.
O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.
Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.
A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.
Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.
A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.
No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.
Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.
“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.
A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.
Comentários
Acre
Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB
O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.
“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.
Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.






























































Você precisa fazer login para comentar.