fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Busca a valores esquecidos em bancos tem quase 60 milhões de consultas

Publicado

em

Cerca de 11,2 milhões de pessoas e empresas têm saldos a resgatar

Quase 60 milhões de pessoas físicas e empresas já fizeram consultas ao sistema que busca valores esquecidos em instituições financeiras, informou o Banco Central (BC). Desde a abertura do site, na noite de domingo (13), até as 12h de hoje (15), 59.964.368 consultas foram registradas no site.

Desse total, 58.806.854 consultas foram feitas por pessoas físicas e 1.157.514, por pessoas jurídicas. De acordo com o BC, 11.223.617 (18,72%) resultaram em saldos a resgatar, dos quais 11.001.451 se referem a pessoas físicas e 222.166 a empresas.

Calendário

A consulta pode ser feita por qualquer cidadão ou empresa em qualquer horário. No entanto, caso o sistema informe recursos a receber, os usuários foram divididos em três grupos, baseados na data de nascimento ou na data de fundação da empresa.

Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983, ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984, ou abriu empresa nesse ano, tem prazo de 21 a 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O Banco Central esclarece que o cidadão ou a empresa que perder os prazos não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo, e o dinheiro continuará guardado pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Marcos Arce Gandarias é empossado como novo Procurador Departamental de Pando

Publicado

em

O Procurador-Geral do Estado, Juan Lanchipa Ponce, instou-o a assumir o cargo com responsabilidade e firme compromisso com a sociedade Pandina.

Novo Procurador Departamental de Pando, Marcos Arce Gandarias, prometeu atenção pronta e oportuna à população, diminuindo demora nos processos e atenção imediata aos casos de violência contra mulheres e crimes sexuais.

Marcos Arce Gandarias, promotor com mais de 17 anos de experiência, foi nomeado o novo promotor departamental de Pando. O Procurador-Geral do Estado, Juan Lanchipa Ponce, que prestou juramento, instou-o a assumir o cargo com responsabilidade e firme compromisso com a sociedade Pandina.

“A partir de hoje contamos com a assessoria profissional do Procurador de Carreira, com mais de 17 anos de exercícios fiscais, Marcos Arce Gandarias, no cargo de procurador departamental de Pando”, disse Lanchipa durante a cerimônia de posse.

O Procurador-Geral recomendou que a nova autoridade desempenhe as suas funções de forma honesta e ética, com visão e mística de trabalho, elevada responsabilidade no respeito pelos direitos humanos, lutando tenazmente contra a corrupção e na consolidação de um sistema penal mais humano e penal. com a modernidade tecnológica.

“A conduta ética não deve ser desenvolvida apenas dentro da instituição, mas também e fundamentalmente fora da instituição, somos procuradores 24 horas por dia, portanto, devemos zelar pela conduta e pelo exemplo que devemos dar aos nossos subordinados e à sociedade em geral, desejando-lhe muito sucesso em suas funções”, observou.

________________________

Por sua vez, Arce Gandarias agradeceu a confiança depositada nele para o desempenho do cargo. Ele prometeu cumprir suas funções dentro da estrutura da lei.

_______________________

“Vamos fazer uma gestão em conformidade com a visão e missão do Ministério Público em obediência aos princípios da legalidade e da celeridade, o nosso trabalho será dedicado a facilitar e melhorar a administração do sistema penal em Pando”, garantiu. .

Ao chegar à cidade de Cobija, nesta segunda-feira, o novo Procurador Departamental de Pando, Marcos Arce Gandarias, prometeu atenção pronta e oportuna à população, diminuindo assim a demora nos processos, também anunciou atenção imediata aos casos de violência contra mulheres e crimes sexuais.

“Justiça que demora não é justiça, vamos agilizar os trâmites, vamos tentar agilizar os trâmites e vamos dar prioridade aos crimes de violência contra a mulher e aos crimes sexuais (…) A prioridade é a luta contra a corrupção. A população precisa de atenção imediata, do Ministério Público vamos otimizar os prazos”, destacou Arce.

Perfil do novo Procurador de Pando

O novo Procurador Departamental de Pando é formado em Direito, formado pela Universidade Autônoma Juan Misael Saracho. Possui pós-graduações como o Diploma Superior em Investigação Criminal em Atos de Corrupção e o Diploma em Teoria e Prática Pedagógica Universitária, entre outros.

Dentro de sua experiência profissional, até o momento, desempenhou funções como Procurador de Carreira, o que lhe permitiu adquirir amplo conhecimento na função tributária, também foi professor em universidades públicas do país, assessor externo da Sociedade de Engenheiros da Bolívia, advogado da Prefeitura do município de Uriondo, entre outros.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Barragem se rompe parcialmente no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Parte da barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre, se rompeu no início da tarde desta quinta-feira (2).

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que, segundo técnicos, o colapso não deverá causar “a devastação de uma enxurrada”. Mesmo assim, a população das cidades que ficam abaixo do local do rompimento devem sentir os efeitos do aumento do nível do rio Taquari.

“Buscamos fazer todo o trabalho possível para evitar o rompimento, mas [devido ao] volume de água não conseguimos ter acesso [à barragem] com os helicópteros [mobilizados] para levar os técnicos”, comentou Leite. “Isso vai ter um impacto e estamos trabalhando para mitigar os efeitos”.

Moradores devem sair de áreas de risco

Em nota, a Defesa Civil estadual informou que já vinha alertando a população para a elevação do nível do rio devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (24) e que, com apoio de outros órgãos públicos, está retirando as famílias que permaneciam nas áreas de risco.

“A orientação expressa é que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, alertou a Defesa Civil. 

Também em nota, a Companhia Energética Rio das Antas informou que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem às 13h40. Ainda segundo a companhia, o Plano de Ação de Emergência já estava em prática desde o início da tarde de ontem (1º), em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

Publicado

em

Por

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) poderão usar documentos digitais com foto como identificação pessoal na sala de aplicação das provas, no próximo domingo (5). Os documentos digitais aceitos são e-Título, CNH Digital e o RG digital, que são, respectivamente, as versões digitais do título de eleitor, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Se o documento for impresso, deve ter foto e assinatura.

A apresentação dos documentos no formato digital deve ser feita na entrada da sala de prova, por meio de aplicativo oficial ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal do governo federal Gov.br.

Inválidos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizador do processo seletivo, informa que cópias em papel de documentos com foto não serão aceitas em nenhuma circunstância, nem mesmo as cópias autenticadas por um cartório de notas.
Igualmente, serão vetadas as capturas de tela no celular do documento digital e fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

O candidato precisará abrir o aplicativo na frente do fiscal de prova. Para evitar imprevistos e atrasos, o ministério orienta que o aplicativo seja previamente baixado e testado no smartphone do candidato. O celular deve estar com bateria carregada no momento da apresentação do documento digital.

Domingo

No dia da prova, o inscrito deverá portar uma caneta preta de material transparente para preenchimento do gabarito do cartão-resposta. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser impresso na página virtual do participante, para ter informações claras sobre local e horários, evitando dúvidas e confusões.

Os candidatos não poderão sair com o caderno de provas por questão de segurança. No entanto, o governo federal divulgará os cadernos de provas às 20h do próprio domingo. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas está planejada para terça-feira (7).

CNPU

As provas objetivas específicas e discursivas do chamado Enem dos Concursos serão aplicadas em dois turnos, em 228 municípios, localizados em todas as 27 unidades da federação. O MGI contabiliza 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais. A força de trabalho estimada para atuação no Concurso Nacional é de cerca de 215 mil trabalhadores.

As provas serão divididas em oito blocos temáticos, sete deles para vagas de nível superior. Somente o 8º bloco é para o nível médio. Para tirar dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação das provas, pelo telefone: 0800-701-2028. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do certame.

Documentos de identificação permitidos no CNPU: 

– Carteira Nacional de Habilitação com foto;

– Documentos digitais, com foto (CNH digital, RG digital E e-Título) apresentados nos aplicativos oficiais;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

– Carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de Identificação e pelos corpos de Bombeiros;

– Passaporte brasileiro;

– Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, conselhos);

– Cartão de identidade do trabalhador;

– Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);

– Carteiras funcionais do Ministério Público;

– Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por lei federal, valham como identidade.

Documentos  de identificação pessoal não permitidos no CNPU:

– Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade;

– Certidões de nascimento;

– CPF;

– Título de eleitor (impresso ou sem foto);

– Carteiras de motorista (modelo sem foto);

– Carteiras de estudante;

– Carteiras funcionais sem valor de identidade;

– Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);

– Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Fonte: MGI

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo