Conecte-se conosco

Cotidiano

Brasileiros estão proibidos de entrar em 15 países por causa da covid

Publicado

em

Aeroporto de Brasília vazio durante a pandemia do coronavírus, guichês vazios, marcação de espaçamentos entre passageiros, aviões da Gol parados no terminal II (aviação civil). Sérgio Lima/Poder360 27.03.2020

Por Poder360

Todos os voos que saem do Brasil ou passam pelo país estão proibidos de entrar em 15 destinos internacionais. O levantamento com os dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) mostra ainda que outros 59 países têm restrições específicas para a entrada de brasileiros ou pessoas que estiveram no país nos últimos 15 dias.

A análise dos dados sobre onde os viajantes brasileiros são barrados levou em consideração apenas destinos que vetam, especificamente, a entrada tanto de voos como de pessoas que tiveram qualquer passagem pelo país nos últimos 15 dias. O Brasil é barrado pelos seguintes países até este sábado (20.mar.2021), por ordem alfabética:

Outros países têm restrições contra o Brasil, mas aceitam a entrada de viajantes desde que sigam regras sanitárias. É o caso de 59 países que exigem, em sua maioria, testes de covid-19 negativos realizados antes do embarque. Alguns destinos aceitam também simples certificados médicos que indiquem que a pessoa já teve a doença e agora tem anticorpos contra o coronavírus.

Mas há países, como o Equador e a Georgia, que colocam como condição que o viajante prove que foi vacinado contra a covid-19. Nos casos, os 2 destinos pedem um certificado de vacinação do país de origem do vacinado.

Leia abaixo todos os 65 países em que brasileiros têm entrada permitida e as exigências de cada território:

País Exigências
Afeganistão Nenhuma
Albânia Nenhuma
Belarus Teste de covid
Belize Teste de covid
Benin Teste de covid
Bolívia Teste de covid
Bukina Faso Teste de covid
Burundi Teste de covid
Bósnia Teste de covid
Chade Teste de covid
Chile Teste de covid
Congo Teste de covid
Costa do Marfim Teste de covid
Costa Rica Certificado de saúde
Cuba Teste de covid
Egito Teste de covid
Equardor Teste de covid ou certificado de vacinação
Eslováquia Nenhuma
Eslovênia Teste de covid
Etiópia Teste de covid
Gabão Teste de covid
Gana Teste de covid
Georgia Certificado de vacinação
Guatemala Certificado de saúde
Guiana Teste de covid
Guiné Teste de covid
Guiné Equatorial Teste de covid
Guiné-Bissau Teste de covid
Honduras Teste de covid
Iraque Teste de covid e possibilidade de quarentena
Irlanda Teste de covid
Kosovo Teste de covid
Libéria Teste de covid
Líbano Teste de covid
Macedônia do Norte Nenhuma
Mali Teste de covid
Maláui Teste de covid
Mauritânia Teste de covid
Moldávia Teste de covid
Montenegro Nenhuma
México Certificado de saúde
Namíbia Teste de covid
Nigéria Teste de covid
Níger Teste de covid
Panamá Teste de covid
Paraguai Teste de covid
Quirguistão Teste de covid
Quênia Teste de covid
República Centro-Africana Exame médico
República Democrática do Congo Teste de covid
Ruanda Teste de covid
Senegal Teste de covid
Serra Leoa Teste de covid
Somália Teste de covid
Suazilândia Teste de covid
Sudão Nenhuma
Sérvia Teste de covid
Tailândia Certificado de saúde e teste de covid
Tanzânia Exame médico
Togo Teste de covid
Tunísia Teste de covid
Uganda Teste de covid
Zimbábue Teste de covid
Zâmbia Teste de covid
África do Sul Teste de covid

Fonte: Associação Internacional de Transporte Aéreo

Já no Iraque, as autoridades sanitárias avisam que, mesmo com teste negativo, é possível que uma quarentena seja exigida dos turistas. Os valores gastos em testes e hospedagem durante o isolamento são de responsabilidade do viajante.

No mapa interativo da Iata (em inglês) é possível ver que a maior parte dos países contam com algum tipo de restrição para a entrada de viajantes. A maioria deles está com todos os voos cancelados até a 1ª semana de abril, como a Argentina, a Itália e a França. As únicas exceções nos países europeus são os outros territórios que fazem parte da UE (União Europeia).

Os únicos 6 países que não pedem nenhum tipo de certificado, teste ou quarentena contra a covid-19 para residentes ou viajantes de qualquer outro país são:

  • Afeganistão.
  • Albânia;
  • Eslováquia;
  • Macedônia do Norte;
  • Montenegro;
  • Sudão.

Em contrapartida, o Brasil só veta voos de 2 países atualmente: África do Sul e Reino Unido. Pessoas que passaram por esses destinos nos últimos 14 dias também estão vetadas nos aeroportos brasileiros. Viajantes de todos os outros países podem entrar em solo brasileiro desde que apresentem um teste negativo de covid-19, realizado até 3 dias antes do embarque.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.

“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.

Dois períodos

O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

Amistoso na terça

Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo