Acre
Brasileiros estão algemados ao relento do lado fora do presídio em Pando
Situação está a beira do caos no presídio de Villa Bush e familiares temem o pior
Alexandre Lima, com Almir Andrade
A situação dos brasileiros que foram vítimas de espancamento no presídio de Villa Bush, em Pando (Bolívia), ocorrido na noite de segunda e durou horas até a madrugada de terça, ainda está longe de ser solucionada e já repercutiu em vários meios de comunicação no Brasil e no país vizinho.
Na manhã desta quinta-feira, dia 14, familiares ainda tentavam sensibilizar as autoridades do Brasil na tentativa de conseguir a extradição dos feridos para que pudessem receber melhor atendimento hospitalar. Num dos casos, relatam que tem um em estado de coma e outro ferido a golpe de faca e estão entre a vida e a morte.

Cerca de 30 brasileiros estão cumprindo penas diversas na presídeio de Villa Bush, em Pando (Bolíva)
Na vídeo-reportagem com Almir Andrade, os parentes e esposas relatam que algo de mais grave ainda poderá acontecer, já que todos estão ameaçados de mortes caso voltem para suas celas no presídio. Pedem ainda, a ajuda imediata das autoridades brasileiras.
No vídeo, se pode ver que os presos estão algemados na grade do lado de fora ao relento. Alguns estão feridos e temem por suas vidas. Algumas salas do presídio foram destruídas pelos presos bolivianos depois que praticaram a sessão de tortura e morte de um brasileiro.
Familiares de Arlexsandro Bezerra Montenegro (38), conhecido pelo apelido de ‘LEKE’, que teve uma morte brutal após ter sua cabeça esmagada a golpes de pau e terçado (facão), estão tentando trazer o corpo para ser enterrado na cidade de Rio Branco.
Vários políticos do Acre, na esfera estadual e federal, se manifestaram sobre o caso e pedem providencias do Ministério das Relações Exteriores e Justiça.
Informações passadas pelos familiares dizem que as autoridades bolivianas poderão transferir os feridos para a cidade de La Paz.
Matérias relacionadas:
Rebelião em presídio boliviano registra um brasileiro morto e vários feridos
Familiares tentam resgatar corpo de vítima de massacre em presídio boliviano
Morte de brasileiro da Bolívia: Sérgio Petecão vai denunciar Evo Morales no Senado
Deputado chama presídio boliviano de “pocilgas de matar brasileiros”
Comentários
Acre
Brasileia encerra semana dedicada à luta contra malária com ações educativas
A prefeitura de Brasileia encerrou nessa sexta-feira, 25, as atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, com um “pit stop” educativo.
O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.
A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a malária
Durante a semana, diversas ações foram realizadas, como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio ‘A Hora de Brasiléia’ e gravação de vídeo institucional falando sobre a doença.
Para o secretário de saúde, Francelio Barbosa, as ações realizadas foram essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate à malária”, destacou Francelio.
VEJA AS FOTOS:
Comentários
Acre
Justiça manda Ariquemes (RO) retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos
A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Ariquemes (RO) retire, em até 15 dias, os nomes de pessoas vivas de sete imóveis públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A decisão atende à Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe homenagens a vivos em bens públicos para evitar promoção pessoal de autoridades. Um dos locais afetados é o estádio municipal Gentil Valério, batizado em homenagem ao ex-prefeito ainda vivo.
Cinco escolas e o Centro Administrativo Municipal também deverão ser renomeados em até 90 dias. Segundo o MPF, a prática viola o princípio da impessoalidade previsto na Constituição. A prefeitura deve comprovar à Justiça o cumprimento da ordem. Cabe recurso.
Comentários
Acre
Aos 114 anos, idosa de Sena Madureira recebe nova Carteira de Identidade Nacional

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.
Maria Justina da Silva, de 114 anos, recebeu nesta semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante uma edição especial da ação de cidadania realizada pelo governo do Acre.
Moradora do seringal Baturité, na zona rural de Sena Madureira, a idosa foi atendida por uma equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, que se deslocou até a região para realizar a emissão da segunda via do documento.
“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade à dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.
O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a importância da nova CIN, que padroniza a identificação em todo o território nacional. “A nova carteira garante mais segurança ao cidadão, usando o CPF como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, destacou.
Atualmente, o Acre é o segundo estado brasileiro com maior emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com mais de 222 mil documentos já entregues.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.