Acre
Brasiléia… Uma cidade sitiada por menores infratores

Maconha e cocaína apreendidas na casa dos irmãos estavam prontas para serem vendidas – Fotos: Alexandre Lima
A pergunta é simples. O que fazer quando se detém um menor que está praticando delitos? A resposta é… NADA! Principalmente na cidade de Brasileia. Isto porque uma crescente onda de furtos, assaltos, arrombamentos e trafico praticado por menores de idade, estão levando o terror aos munícipes a qualquer hora do dia ou da noite.
Nos últimos dias, várias casas foram invadidas por menores que estão ousados ao ponto de invadir a mesma, várias vezes. Estes são detidos pelas polícias civil e militar em flagrante delito, mas, em seguida saem das delegacias, com um sorriso sarcástico no rosto pela porta da frente, sabendo que quase nada pode ser feito contra eles.
Nos últimos dias, se pôde registrar grupo de três, quatro ou mais, que estão escolhendo que casa furtar a qualquer hora do dia ou da noite. Moradores estão assustados e temerosos, pois, já estão com medo de sair de casa para quando voltar, a encontrar arrombada e seus pertences levados.
Se pode citar, casos recentes como de uma residência que foi furtada duas vezes pelo mesmo infrator, onde levou objetos, armas e praticou assaltos. Depois se apresentou na delegacia com advogado e foi liberado para em seguida, realizar outros crimes.

Parte dos relógios roubados pelos menores que tem várias passagens pela delegacia – Foto: Alexandre Lima
Os grupos vão reversando entre si. Num dos casos, uma das vítimas teve furtado cerca de 30 relógios, sofrendo um prejuízo de aproximadamente oito mil reais. Na tarde desta quarta-feira (29), parte do furto foi recuperado quando agentes civis cercaram três suspeitos negociando alguns, próximo a ponte Wilson Pinheiro. Dois fugiram e um foi detido.
Este, com apenas 15 anos, tem várias passagens por delitos de furtos e arrombamentos. Se investiga se pode estar envolvido em alguns assaltos praticados dias atrás e confessou que esteve junto no caso dos relógios e no arrombamento da residência localizada na ladeira do bairro Três Botequins.
No final de semana passado, quatro menores com idades entre 12 e14 anos, foram detidos praticando furtos no Bairro José Moreira. Mesmo diante do flagrante, se valeram do Estatuto do Menor e do Adolescente, apenas foram ouvidos e liberados logo depois.
Os moradores de Brasiléia se sentem refém diante dos fatos, uma vez que quase nada se pode fazer contra os infratores. Alguns policiais comentam da impotência diante dos casos, uma vez que os infratores ameaçam, caso sejam maltratados de alguma forma, levar o caso aos promotores do Ministério Público, para que sejam punidos.
Na maioria dos casos, os infratores já estiveram envolvidos com furto, arrombamento, assalto e tráfico de entorpecentes. Para piorar, estão levando outros com idades de 10 a 13 anos para o lado do crime ou promiscuidade, onde meninas estão deixando de ir a escola, para passar parte do dia, se drogando e fazendo sexo.

Menores entre 12 e 14 anos, que deveriam estar na escola, foram encontrados na ‘bocada’ – Foto: Alexandre Lima
Isso pôde ser confirmando durante esta tarde numa operação conjunta entre policiais civis e militares. As investigações levaram os agentes até o Bairro Sumaúma, onde cercaram uma residência. Lá, encontraram dois irmãos (14 e 16 anos) que comandavam uma ‘boca de fumo’. Foi encontrado cocaína e maconha embaladas e prontas para serem vendidas, além de balança de precisão, plástico para embalar e dinheiro proveniente do comércio ilegal.
O flagrante rendeu na detenção dos dois, que estavam na companhia de mais quatro com idade variada entre 12 e 14. Entre eles, três meninas em idade escolar. Todos foram levados à delegacia de Brasiléia e somente os dois irmãos, seria feito o pedido para que fossem encaminhados à Pousada do Menor na Capital.
Algumas das vítimas seriam comunicadas da recuperação de parte dos furtos, para irem até a delegacia e ressarcidos de seus bens. Alguns dos pais dos menores que estavam trabalhando e pensavam que estavam na escola foram até a delegacia, apenas olhavam para os filhos que, praticamente não tem poderes sobre eles.
Diante da promotoria, com provas do crime cometido, os infratores mentem e são liberados como se nada tivesse acontecido e zombam dos policiais que ainda são intimados a leva-los até em casa. O governo do Acre diante dos fatos, está inerte quanto a resolução, lembrando que os munícipes estão na fronteira de circulação mais livre da américa do Sul, onde na Bolívia é conhecidamente um dos maiores produtores entorpecentes ilícitos no Brasil.
Comentários
Acre
Sema divulga resultado preliminar de testes físicos e práticos de brigadistas

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) publicou nesta segunda-feira, 10, o resultado preliminar do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) do processo seletivo simplificado para a contratação de brigadistas comunitários que atuarão em unidades de conservação estaduais.
A avaliação, realizada no último dia 7 de maio, é uma das etapas da seleção que visa reforçar as ações de prevenção e combate a queimadas e desmatamento em áreas protegidas do estado. A relação dos candidatos classificados para a próxima fase está disponível no site oficial da Sema: https://sema.ac.gov.br.
O resultado, conforme destaca a comissão responsável, é preliminar. Os candidatos que se sentirem prejudicados têm até o dia 13 de maio para interpor recurso. As contestações podem ser feitas presencialmente na sede da SEMA, em Rio Branco, ou pelo site oficial da secretaria.
Comentários
Acre
Detran notifica motoristas por infrações graves com suspensão da CNH

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta segunda-feira, 12, dois editais notificando dezenas de condutores sobre a aplicação de penalidades por infrações de trânsito consideradas gravíssimas. As sanções incluem multa e suspensão do direito de dirigir por períodos que variam de 2 a 12 meses.
Os editais de notificação por penalidade e por autuação de infração suspensiva, números 006/2025 e 007/2025, abrangem motoristas de vários municípios acreanos. As notificações têm como base legal os artigos 256 e 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A autarquia destaca que os condutores têm até o dia 11 de junho de 2025 para apresentar recurso contra a penalidade ou entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na sede do Detran, localizada na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera, ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do interior.
Quem deixar de cumprir o prazo terá a CNH bloqueada automaticamente a partir do dia 26 de junho de 2025, conforme previsto em lei. Além disso, os motoristas notificados por autuação poderão apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator, se for o caso, também até o dia 11 de junho. O não comparecimento implicará no julgamento à revelia e aplicação automática das penalidades cabíveis
O órgão ressalta ainda que o pagamento da multa não anula a penalidade de suspensão, uma vez que ambas são aplicadas de forma autônoma e cumulativa.
Comentários
Acre
Obras do novo viaduto causam lentidão e interdição parcial na Avenida Ceará, em Rio Branco
Intervenção entre a Polo Car e a Rua José de Melo afunila trânsito e exige rotas alternativas; governo prevê obras por etapas, com duração de até 30 dias cada

Foto: David Medeiros/ac24horas
O trecho da Avenida Ceará, entre a concessionária Polo Car e o semáforo da Rua José de Melo, em Rio Branco, foi parcialmente interditado a partir desta segunda-feira (12) devido às obras do futuro complexo viário no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas. A intervenção compromete o tráfego desde as primeiras horas da manhã, especialmente no sentido bairro-centro.
Mesmo com a liberação de uma faixa em cada sentido, os motoristas enfrentam filas e lentidão, situação que se agrava nos horários de pico — das 11h às 12h e das 17h às 19h. O estreitamento da via causa afunilamento em diversos pontos, tornando a travessia mais lenta e dificultando a mobilidade urbana.
A orientação do Departamento Estadual de Trânsito é para que condutores evitem o trecho afetado e utilizem rotas alternativas. Entre as opções estão o acesso ao Segundo Distrito pela Quarta Ponte ou desvios pelo bairro Bosque.
As obras fazem parte da construção da alça 4 do viaduto, onde estão sendo realizadas perfurações de estacas para o rebaixamento da via. Conforme o cronograma divulgado pelo governo estadual, cada uma das quatro alças passará por intervenções com duração estimada entre 20 e 30 dias.
Você precisa fazer login para comentar.