Cotidiano
Brasileia sedia primeiro mutirão de atendimento multidisciplinar especializado em neuropediatra
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou neste fim de semana, 12 e 13, a primeira edição do Atendimento Multidisciplinar Especializado em Neuropediatria. O mutirão foi realizado em parceria com municípios do Alto Acre e a direção do Hospital Regional, em Brasileia. Mais de 90 crianças foram beneficiadas.
Foram 218 atendimentos em fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia, além da regulação de consultas e exames. A finalidade da ação foi diminuir a demanda reprimida desses procedimentos, proporcionando, ainda, o atendimento no local de residência e a garantia de retorno a cada três meses.
“O principal objetivo é oportunizar a essas famílias e a crianças o diagnóstico precoce e, por consequência, o tratamento e melhores adaptações em seus ambientes sociais e de educação”, disse a coordenadora estadual de Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Sóron Steiner.
Promovida conjuntamente pela Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e pela Divisão de Saúde Itinerante e Regulação Estadual da Sesacre, a ação contou também com o apoio Ministério Público do Acre (MPAC), por meio do promotor de justiça Juleandro Martins e equipe.
Novo Formato
Os maiores benefícios do novo formato do Itinerante Especializado em Neuropediatria é o fornecimento do atendimento com maior qualidade e conforto.
A finalidade da ação é diminuir a demanda reprimida desses procedimentos. Foto: cedida
Diferentemente dos outros anos, o atendimento garantirá o retorno das crianças com os especialistas, tento em vista a indispensabilidade do acompanhamento contínuo para esses pacientes. Nas edições, a ação será realizada em área exclusiva, proporcionando um serviço específico e direcionado.
Comentários
Cotidiano
Pais protestam por falta de ar-condicionado na escola Ayrton Senna

Foto: David Medeiros
Pais e familiares de alunos da escola estadual Ayrton Senna, em Rio Branco, realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (9) para denunciar a dificuldade enfrentada pelos estudantes devido à falta de climatização nas salas de aula. A principal reivindicação é a reativação dos aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando por problemas na estrutura elétrica da unidade.
De acordo com o professor Lucivaldo, cerca de 400 alunos estudam na escola, distribuídos entre os turnos da manhã, tarde e noite. “O problema não é só nos aparelhos, mas na fiação antiga. Quando todos os ares são ligados, começa a pipocar. Já foi feita manutenção, mas o sistema elétrico da escola não suporta”, explicou o educador.
Durante o protesto, pais relataram que os filhos têm passado mal por conta do calor. “Eles chegam em casa com dor de cabeça, às vezes pedem para ir embora porque não suportam o calor. As salas têm mais de 30 alunos, não tem condições”, afirmou Ana, mãe de um dos estudantes.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que está elaborando o projeto de instalação de uma subestação elétrica para atender a demanda da escola, mas ainda não há prazo definido para a conclusão. A pasta também afirmou que a equipe de manutenção acompanha a situação e trabalha para restabelecer o funcionamento dos equipamentos o mais breve possível.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Assermurb se enfrentam em busca da recuperação

Foto Sueli Rodrigues: O meia Kekel (d) confia na primeira vitória do Rio Branco
Rio Branco e Assermurb se enfrentam nesta sexta, 9, a partir das 15 horas, no Florestão, pela primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20 em busca da recuperação. O Rio Branco perdeu na estreia para o Santa Cruz e a Assermurb foi goleada pelo Galvez.
Rio Branco com desfalques
O Rio Branco não poderá contar com o volante Riquelme e o atacante Kikinha, ambos lesionados, no confronto.
O técnico Tony Pantera deixou para definir os titulares do Rio Branco somente no Florestão.
Elenco foi cobrado
O elenco do Rio Branco foi bastante cobrado durante a semana de treinamentos no José de Melo, inclusive, com reuniões entre a comissão técnica e os atletas.
Tentar recuperação
O técnico da Assermurb, Raimundo Rocha, comandou alguns treinamentos após a estreia e a meta é tentar a recuperação no torneio.
Comentários
Cotidiano
São Francisco e Galvez disputam liderança do Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez goleou na estreia e faz o segundo jogo cercado de expectativa
São Francisco e Galvez fazem nesta sexta, 9, a partir das 17 horas, no Florestão, um duelo pela liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes venceram na estreia e o confronto de logo mais pode significar muito na luta pela classificação.
São Francisco
O técnico Geovani Silva realizou ajustes no São Francisco durante os trabalhos da semana. A parte ofensiva ganhou uma atenção especial principalmente nas finalizações.
Galvez
Depois de golear na estreia, o treinador Eriano dos Santos procurou treinar a parte defensiva da equipe e exigiu mais concentração de todos os atletas.
“Pegamos dois gols na estreia e da forma como ocorreu não pode acontecer. Essa situação em um jogo equilibrado será fatal”, avaliou o técnico do Imperador.