Acre
Brasiléia está entre cidades do Acre com maiores taxas no Brasil de gravidez entre meninas de 10 a 14 anos

Imagem ilustrativa/internet
A média da região é de 4,72 casos a cada mil garotas, enquanto a estatística nacional marca 2,14 e a mundial 1,53
Por Vitor Paiva, da ContilNet
Os números de gravidez precoce no Brasil vêm caindo, no período entre 2010 e 2022, é o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados coletados pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, usados na elaboração do relatório, o número de gestações entre crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos caiu em 42,9%.
Apesar dos dados positivos na média nacional, três microrregiões do Acre aparecem na lista dos locais com mais partos entre crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, sendo elas Tarauacá (2º), Brasiléia (7º) e Sena Madureira (9º).
A região Norte como um todo aparece oito vezes no ranking entre as piores do país, com Amapá, Amazonas e Roraima também aparecendo entre os dez locais com mais partos nesta faixa etária. Além disso, o grupo conta com o maior número de casos, sendo responsável por 19,7% deles.
A média nortista é de 4,72 gestações por mil meninas entre 10 e 14 anos, mais que o dobro dos números nacionais, que marcam 2,14, e a situação se mostra ainda pior, quando comparados com a média global, de 1,54. Os dados da região são comparados com países da África Subsaariana.
A única microrregião que não está situada no Norte ou Nordeste e compõem as dez posições do ranking é Água Boa, no Mato Grosso, estando em terceiro lugar. Apenas dois estados tiveram aumento nos números percentuais, sendo eles o Amazonas e Maranhão.
Entre os locais com índices mais baixos estão o Distrito Federal, com menos de uma gestação a cada mil garotas nessa faixa etária, sendo a unidade federativa com melhores indicativos nesta estatística, seguido pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Das 510 divisões existentes no país, 331 delas apresentam dados acima da média global.
VEJA O RANKING:

Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.







Você precisa fazer login para comentar.