fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Brasiléia aparece entre as quatro cidades acreanas que estão entre as 10 mais poluídas do Brasil

Publicado

em

Cidade de Brasiléia, interior do Acre – Foto: Alexandre Lima

Por Raimari Cardoso

A poluição atmosférica é uma das grandes preocupações das autoridades em saúde ao redor do mundo uma vez que a má qualidade do ar está diretamente relacionada a doenças não apenas respiratórias, mas também problemas cardiovasculares e cânceres, como o de pulmão.

É comum, quando se fala em poluição do ar no Brasil, que grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro sejam citadas como as mais problemáticas do país ou mesmo do mundo, em razão das enormes frotas de veículos automotores e indústrias que expelem na atmosfera todos os tipos de resíduos poluentes.

No entanto, dados disponibilizados na internet pelo IQ AirVisual, um grupo baseado na Suíça que coordena a maior plataforma global de informações sobre a qualidade do ar, essas capitais não atingem o primeiro lugar no ranking de municípios com o ar mais poluído do Brasil.

De acordo com o Relatório Mundial de Qualidade do Ar de 2022 do IQ AirVisual, que apresenta dados de qualidade do ar de 7.323 cidades em 131 países, regiões e territórios, a cidade com o ar mais poluído no Brasil é Acrelândia, no Acre, com pouco mais de 15 mil e 700 habitantes.

Por que cidades acreanas estão entre as mais poluídas do Brasil?

Para classificar os municípios mais poluídos, o relatório da IQ AirVisual utiliza a média anual de PM2.5 presentes no ar, que são medidos em unidades de microgramas por metro cúbico (μg/m3). A cidade de Acrelândia registrou uma média de 23,3 μg/m3 de PM2.5 em 2022.

De acordo com as diretrizes de qualidade do ar da OMS, a concentração segura das partículas no ar devem ser iguais ou inferiores à 5 μg/m3. Ou seja, a média anual de material particulado no ar de Acrelândia é quase cinco vezes o valor apontado pela OMS.

Por estar em região de bioma Amazônico, o relatório aponta a destruição de áreas de floresta, com desmatamento e queimadas, para transformação em pasto e outros usos da terra como os principais fatores para a poluição do ar.

A pesquisadora Sonaira Silva, do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), diz que, mesmo sem ter tido conhecimento do estudo, uma possível explicação para Acrelândia aparecer nessa posição pode ser a proximidade com os municípios vizinhos do Amazonas e de Rondônia, que estão desmatando muito atualmente. “Provavelmente é por aí, não duvido”, disse.

Essa também pode ser a explicação para a qualidade do ar das cidades que seguem Acrelândia no ranking. Em segundo e terceiro lugar do relatório de 2022 da IQ estão, respectivamente, Porto Velho, a capital da Rondônia, com uma média anual de 20,2 μg/m3 de PM 2.5; e Senador Guiomard, também no Acre, cuja média anual de PM2.5 em 2022 foi de 18,7 μg/m3.

Chama a atenção que Rio Branco, Brasiléia e Feijó, outras três cidades acreanas estejam no topo desse ranking, com 18,2 μg/m3, 17,6 μg/m3 e 15,7 μg/m3, respectivamente. São Paulo e Rio de Janeiro aparecem na classificação em 20º e 30º lugar concomitantemente.

Com informações da Revista National Geographic Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem é executado a tiros em suposta emboscada no Cidade do Povo

Publicado

em

Marcus Paulo Lima Nunes, de 25 anos, foi alvejado na cabeça e no peito; polícia investiga possível ligação com guerra entre facções

RIO BRANCO — Um jovem de 25 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (11) no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na capital acreana. A vítima, identificada como Marcus Paulo Lima Nunes, foi executada com ao menos seis disparos, que atingiram a cabeça e o peito, em plena via pública da Rua Sargento Marciel, na Quadra 14B.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, Marcus estava em casa quando foi chamado por dois homens que se aproximaram em uma bicicleta. O trio caminhou até o local do crime, onde o jovem foi surpreendido por uma emboscada. Os criminosos sacaram armas de fogo e atiraram à queima-roupa, fugindo em seguida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou ao local duas ambulâncias, de suporte básico e avançado. No entanto, os profissionais constataram o óbito ainda no local.

A área foi isolada por militares do 2º Batalhão para o trabalho da perícia criminal. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.

A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), iniciou as investigações preliminares e não descarta a hipótese de que o crime esteja relacionado à guerra entre facções rivais que disputam territórios em Rio Branco. O caso será transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista morre ao colidir contra muro em Senador Guiomard

Publicado

em

Francisco Teixeira de Almeida, de 55 anos, não resistiu ao impacto após perder o controle da moto em alta velocidade

SENADOR GUIOMARD — Um grave acidente de trânsito resultou na morte do motociclista Francisco Teixeira de Almeida, de 55 anos, na noite desta sexta-feira (11), na Rua Oscar Paiva, no centro de Senador Guiomard, no interior do Acre.

Segundo testemunhas, Francisco conduzia uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha, em alta velocidade e, aparentemente sob efeito de bebida alcoólica, perdeu o controle ao tentar fazer uma curva. A moto colidiu frontalmente contra o muro de uma residência.

Moradores da região ouviram o forte impacto e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma unidade de suporte avançado. Contudo, ao chegarem ao local, os profissionais constataram que a vítima já estava sem vida.

Policiais militares do 4º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia técnica. O corpo de Francisco foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de necropsia.

O caso será registrado como acidente de trânsito com vítima fatal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Suspeito de comandar ponto de distribuição de drogas é preso na Baixada da Sobral

Publicado

em

Bruno Assis Dossimo foi flagrado com papelotes de Skunk e dinheiro trocado em residência já conhecida pela movimentação do tráfico

RIO BRANCO — Uma ação da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de Bruno Assis Dossimo, na noite desta sexta-feira (11), acusado de comandar um centro de distribuição de drogas na Rua Campo Novo, bairro Airton Sena, na Baixada da Sobral.

De acordo com os militares, a guarnição realizava patrulhamento a pé pela localidade quando avistou um indivíduo saindo de uma residência em atitude suspeita. O homem, ao perceber a aproximação dos policiais, subiu rapidamente em uma bicicleta e se afastou em alta velocidade. Pouco depois, Bruno surgiu no portão da mesma casa e, ao notar a presença dos agentes, tentou fugir correndo, mas foi contido.

A residência já era alvo de denúncias por ser ponto frequente de comercialização de entorpecentes, o que reforçou as suspeitas da guarnição. Durante a abordagem, os policiais encontraram com Bruno uma bolsa contendo uma quantidade significativa de dinheiro em notas trocadas e diversos papelotes de Skunk — uma variedade de maconha com alto teor de THC — prontos para a venda.

Diante do flagrante, Bruno recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com o material apreendido. Ele deve responder por tráfico de drogas. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a possível participação de outros envolvidos no esquema.

Comentários

Continue lendo