fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Brasil e Bolívia fortalecem laços históricos e discutem desafios conjuntos em reunião do Comitê de Integração Bifronteiriça

Publicado

em

A cidade de Brasileia, no Acre, recebeu nesta quinta-feira, 27, o 2º Comitê de Integração Bifronteiriça, um encontro que reuniu autoridades do Brasil e da Bolívia para debater temas essenciais à cooperação entre os dois países. Com a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de lideranças bolivianas, o evento marcou a retomada de discussões estratégicas principalmente sobre segurança, educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico na fronteira.

Encontro reuniu autoridades do Brasil e da Bolívia para debater temas essenciais à cooperação entre os dois países. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Após mais de uma década sem encontros formais, a reunião foi considerada um marco para fortalecer as relações entre Brasileia, Epitaciolândia e Cobija, promovendo a integração política, econômica e social das populações fronteiriças.

Os debates ocorreram ao longo do dia e foram organizados em três grandes mesas temáticas, que abordaram desde segurança pública e comércio até questões ambientais e saúde. Um dos pontos centrais foi a situação dos mais de oito mil estudantes brasileiros que frequentam universidades em Cobija, principalmente de medicina. Além disso, discutiu-se a implementação de ações conjuntas de segurança na fronteira, visando o combate ao contrabando e ao tráfico de pessoas.

A diplomata Luana Melo, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e coordenadora da reunião, ressaltou a importância do evento para estreitar a comunicação entre as autoridades.


Diplomata Luana Melo ressaltou a importância do evento para estreitar a comunicação entre as autoridades. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Nosso principal objetivo hoje foi promover esse contato entre as equipes estaduais, municipais e federais dos dois lados da fronteira, para que elas possam se reunir e discutir depois as temáticas de maneira mais aprofundada. Entre as propostas, destacamos campanhas de vacinação conjuntas e reuniões para atender questões dos estudantes brasileiros na Bolívia. Trabalhando juntos, podemos fazer mais”, conta a diplomata.

O ministro do governo da Bolívia, Jhonny Aguilera, também destacou a necessidade de maior cooperação entre os países para enfrentar desafios comuns.

“Este encontro representa uma oportunidade significativa, pois há mais de 14 anos não havia uma participação tão ativa das autoridades brasileiras e bolivianas em debates desse nível. Precisamos regular procedimentos administrativos para agilizar e resolver entraves enfrentados por ambos os países”, afirmou o representante da presidência boliviana.

Entre as pautas bolivianas, Aguilera enfatizou a necessidade de soluções para problemas ambientais e de segurança na fronteira, além da busca por um documento estratégico que possa direcionar futuras ações binacionais.

Ministro do governo da Bolívia, Jhonny Aguilera destacou a necessidade de maior cooperação entre os países. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Prioridades em pauta

A segurança pública foi um dos temas mais debatidos no encontro, especialmente devido aos desafios impostos pela fronteira aberta entre os dois países. O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, destacou as preocupações locais com a criminalidade e os impactos da migração.

“Sabemos que nossa fronteira não tem problemas entre os países, mas há desafios com indivíduos que tentam se aproveitar para cometer atos ilícitos. Estamos felizes que, depois de tanto tempo, o governo federal está reabrindo esse espaço para discutirmos essas questões”, reforçou o prefeito.

O secretário de Estado de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão, que representou o governador Gladson Camelí e toda a ampla equipe do governo acreano presente nas discussões e junto a organização do evento, ressaltou o compromisso do governo estadual na busca por soluções.

“A principal expectativa do governo do Acre é fortalecer os laços entre os estados do Acre e de Pando, resolvendo desafios comuns para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram e transitam na região. Além da segurança pública, buscamos soluções para as demandas dos estudantes brasileiros em Cobija e para os impactos das mudanças climáticas na região”, conta o secretário.

Ricardo Brandão representou o governador Gladson Camelí e toda a ampla equipe do governo acreano presente nas discussões e junto à organização do evento. Foto: Kelly Ingrid/Secom

Entre as propostas apresentadas, destacou-se a facilitação do processo de devolução de veículos roubados e apreendidos em território estrangeiro, além da criação de um fluxo de procedimentos conjuntos para combater o tráfico de pessoas.

Educação e saúde na fronteira

A situação dos estudantes brasileiros que cursam Medicina em Cobija foi um dos temas centrais do encontro. As autoridades discutiram medidas para garantir mais segurança e assistência consular a esses jovens, além da criação de um guia informativo sobre os direitos e deveres dos estudantes no país vizinho.

As quase 100 autoridades presentes discutiram medidas divididas por temas. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Na área da saúde, um dos avanços discutidos foi a realização de campanhas de vacinação conjuntas entre Brasil e Bolívia, além da integração dos sistemas de vigilância epidemiológica para prevenir surtos de doenças.

Integração econômica e preservação ambiental

Outro ponto debatido foi o fortalecimento das relações comerciais e turísticas entre os países. Entre as propostas, destacam-se: desenvolvimento de roteiros binacionais para fomentar o turismo regional; criação de um calendário turístico conjunto, promovendo eventos culturais ao longo do ano; flexibilização de trâmites alfandegários para estimular o comércio e o trânsito de turistas.

No campo ambiental, um dos desafios apontados foi o impacto das mudanças climáticas na região de fronteira, especialmente no monitoramento da qualidade da água do Rio Acre e do Igarapé Bahia. Foram discutidas estratégias de prevenção a desastres naturais e ações para uso racional da água.

No campo ambiental, um dos desafios apontados foi o impacto das mudanças climáticas na região de fronteira. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Perspectivas e próximos passos

A reunião resultará na elaboração de uma ata oficial, com os principais encaminhamentos e compromissos assumidos pelos dois países. A expectativa é que esses temas avancem nas esferas municipal, estadual e federal, garantindo que as demandas locais se transformem em políticas públicas concretas.

A reunião resultará na elaboração de uma ata oficial, com os principais encaminhamentos e compromissos assumidos pelos dois países. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A continuidade do diálogo foi garantida com a agenda da próxima reunião do Comitê de Integração para, no máximo, dois anos. O evento reforçou a importância da cooperação bilateral e o compromisso do Brasil e da Bolívia em trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns e promover o desenvolvimento sustentável na região de fronteira que tanto representa para o Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Colisão entre táxi e mototáxi deixa feridos em Manoel Urbano

Publicado

em

 

Acidente ocorreu na manhã deste domingo (30) em via próxima a residência de freiras católicas; SAMU atendeu as vítimas, mas estado de saúde não foi divulgado

Um acidente de trânsito envolvendo um táxi e uma moto de mototáxi foi registrado na manhã deste domingo (30) na Rua José Francisco do Nascimento, em Manoel Urbano. O ocorrido aconteceu nas proximidades da residência das freiras católicas da cidade, mas as causas da colisão ainda não foram divulgadas pelas autoridades.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente para prestar os primeiros socorros às vítimas. Até o momento, não há informações detalhadas sobre a identidade dos envolvidos ou o estado de saúde deles.

Equipes de trânsito devem investigar as circunstâncias do acidente para apurar responsabilidades. A via foi parcialmente interditada para os trabalhos de atendimento e liberada em seguida.

Fonte: acreonline.net

Comentários

Continue lendo

Acre

Morre jornalista e professor Luiz Jorge Braun, vítima de acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Cearense de 62 anos naturalizado acreano, não resistiu a complicações decorrentes do acidente ocorrido em dezembro

O jornalista e professor Luiz Jorge Braun de Oliveira, 62 anos, faleceu na tarde deste domingo (30) no Pronto Socorro de Rio Branco. A morte ocorreu em decorrência de complicações de saúde após grave acidente de trânsito sofrido em dezembro de 2024.

Circunstâncias do Acidente:
– Ocorreu nas proximidades da UPA Sobral, na Avenida Sobral
– Braun trafegava de motocicleta no sentido centro-bairro quando invadiu a contramão
– Colisão frontal com outro motociclista
– Desde então, permanecia em tratamento no hospital

Na madrugada de sexta-feira (28), o jornalista sofreu um episódio de hipotensão (pressão arterial baixa) que não pôde ser revertida pelos médicos, levando ao óbito dois dias depois.

Natural do Ceará e radicado no Acre, Braun dedicou sua vida ao jornalismo e ao ensino, deixando marcante contribuição para a comunicação e educação no estado.

A comunidade jornalística e acadêmica do Acre lamenta a perda do colega e professor, que deixa um legado de profissionalismo e dedicação à informação e educação no estado.

O Sindicato dos jornalistas do Acre – Sinjac e Prefeitura de Rio Branco se manifestaram através de Notas oficiais lamentando a perca do colega.


Luiz Jorge Braun de Oliveira

 

A Prefeitura de Rio Branco, em especial a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), manifesta profundo pesar pelo falecimento do jornalista Luiz Jorge Braun de Oliveira, aos 62 anos, ocorrido na tarde deste domingo (30), no Pronto-Socorro de Rio Branco.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conceda o devido refrigério à família e amigos enlutados, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

 

Ailton Oliveira

Secretário Especial de Comunicação

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

 


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) lamenta profundamente o falecimento do jornalista Luiz Jorge Braun de Oliveira, aos 62 anos, ocorrido na tarde deste domingo, 30, no Pronto-Socorro de Rio Branco.

Profissional dedicado e respeitado, Luiz Jorge estava internado desde dezembro do ano passado, após se envolver em um acidente de trânsito na região da Baixada da Sobral. Sua trajetória no jornalismo acreano deixa um legado de compromisso com a informação e a verdade, marcando a vida de colegas, amigos e de toda a sociedade.

Neste momento de dor, o Sinjac se solidariza com familiares e amigos, desejando força para enfrentar essa irreparável perda. Que sua memória siga viva no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Luiz Cordeiro, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac)

Comentários

Continue lendo

Acre

Casas que ficaram alagadas em Cruzeiro do Sul voltam a ter fornecimento de energia

Publicado

em

Todos os 323 imóveis de Cruzeiro do Sul, que tiveram o fornecimento interrompido de energia elétrica devido à cheia do Rio Juruá, já voltaram a contar com o serviço. A Energisa Acre informou neste sábado, 29, que em 100% das casas afetadas, a luz foi religada.

A empresa diz que segue monitorando o Rio Juruá em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança da população e das equipes de atendimento que estão atuando nas áreas alagadas.

“A Energisa reforça a importância de não se aproximar dos cabos partidos em qualquer situação. Nestes casos, para total segurança, chame a empresa. Caso o cliente precise falar com a Energisa, ele pode entrar em contato por um dos canais de atendimento aos clientes: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e callcenter 0800-647-7196”, cita a empresa.

A partir de segunda-feira, 31, a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul vai iniciar a operação de retorno das 32 famílias abrigadas em 4 escolas da cidade, para casa. O Rio Juruá já saiu da cota de transbordamento, que é de 13 metros e às 7 horas deste sábado, 29, marcou 12,14 metros.

Comentários

Continue lendo