fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Brasil e Bolívia assinam acordo de cooperação para o enfrentamento ao tráfico de drogas e roubos nas fronteiras

Publicado

em

O Governo do Estado do Acre e o Governo do Departamento de Pando firmaram na manhã desta sexta-feira, 7, um acordo de cooperação que visa o enfrentamento ao tráfico de drogas e saída de bens roubados nas fronteiras. A assinatura do termo foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública e o Departamento de Polícia de Pando e aconteceu em Cobija, na Bolívia.

O acordo objetiva a redução de ocorrências de ilícitos na área de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, por meio da Carta de Intenções, proveniente da segunda reunião do comandante Departamental da Polícia de Pando, Mario Luis Calderón, com o secretário da Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre, Paulo Cézar Santos.

Baseado na obrigação dos órgãos de segurança pública em prevenir e reprimir o tráfico de pessoas na área de fronteira e, ainda, na preocupação com os prejuízos causados pelo tráfico de drogas, a exemplo da dependência química, os dois países buscam, por meio do termo, maior integração no combate a esses crimes.

A esse respeito, o vice – governador do Estado do Acre, Major Rocha, afirmou que este é um evento muito importante para que se possa avançar no combate à criminalidade na região. “Nós não podemos mais combater a criminalidade de forma isolada, porque as organizações criminosas que atuam na nossa região não respeitam limites fronteiriços. Não tem uma fórmula de combater essas organização que não passe pela integração, pela cooperação e pela união de esforços de todas as autoridades nos diversos níveis”, disse.

A assinatura do termo foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública e o Departamento de Polícia de Pando (Foto:Alamara Barros)

O governador de Pando, Luiz Adolfo Flores, destacou as ocorrências que envolvem o tráfico humano e disse que os países não estão livres de que os delitos aconteçam nas fronteiras, mas que a cooperação entre ambas as polícias serve de referência no enfrentamento a esses crimes. “Estamos seguros de que este encontro não vai servir somente para o estado do Acre e o Departamento de Pando. Ele vai ser um modelo”, afirmou.

O instrumento leva em consideração outro acordo já firmado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Bolívia para restituição de veículos automotores roubados ou furtados. Esse acordo foi celebrado em Brasília, em 28 de abril de 2003, promulgado através do Decreto Nº 5.856 de 19 de julho de 2006, por parte do Brasil, e por parte da Bolívia, por meio da Lei Nº 3.401, de 23 de maio de 2006.

O secretário da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, ressaltou que o principal objetivo é estabelecer cooperações na atuação múltipla de combate ao crime, seja o narcotráfico, localização e resgate de veículos roubados, localização de foragidos e até mesmo no tráfico de pessoas. “É um acordo bem abrangente e necessário, haja vista que nós estamos em uma região onde os infratores não respeitam os limites de fronteira”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morador de rua morre após ser agredido a golpes de ripa e pedradas em Rio Branco

Publicado

em

O morador em situação de rua Silvio da Silva Brito, de 52 anos, morreu após agredido a golpes de ripa e a pedradas na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do pátio da Limpebrás e da Ricco Transportes, na BR-364, no Loteamento Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, o corpo do morador em situação de rua foi achado por um popular, que ligou para o Copom e avisou do crime.

Com a denúncia, policiais militares do 2° Batalhão foram ao local e confirmaram a veracidade dos fatos, e que o homem foi morto por diversas pedradas e ripas nas cabeças. Os militares solicitaram a presença da perícia criminal e dos agentes do Instituto Médico Legal (IML).

A área foi isolada pelos militares e a perícia de local foi realizada. O corpo foi removido e encaminhado para o IML, para serem feitos os exames cadavéricos, para que a autópsia possa determinar as causas da morte (aparentemente por morte violenta). Ainda segundo informações da polícia, o corpo apresentava marcas profundas na cabeça.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo