Cotidiano
Botafogo estreia com vitória no Carioca e encerra longo jejum
Antes de superar o Madureira, pelo Estadual, Glorioso não vencia desde outubro de 2023. Foram 11 partidas sem triunfo
O novo Botafogo flertou com aquele do fim de 2023. Desta vez, porém, o Glorioso não conseguiu entregar. Assim, nesta quarta-feira (17), o Glorioso venceu o Madureira por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, em sua estreia nesta edição do Campeonato Carioca. O triunfo, desse modo, põe fim a um jejum de 11 partidas sem vitórias dos anfitriões. É, também, o primeiro triunfo do técnico Tiago Nunes no comando da equipe.
O Alvinegro permanece no Colosso do Subúrbio, onde, no sábado (20), enfrenta o Bangu. Já o Madureira recebe o Audax, na mesma data.

Torcida do Botafogo pegou algumas vezes no pé de Freitas – Foto: Vítor Silva/Botafogo
Jeffinho alegra a torcida
O Botafogo, desentrosado, demorou 38 minutos para sair na frente. Partida em ritmo lento. Calor. Jogadores longe do ritmo ideal. Todos os motivos possíveis para justificar a falta de contundência ofensiva. Mas Jeffinho, vindo da Europa, parecia à frente dos demais. Afinal, movimentou-se muito, acertou uma bola na trave e apareceu, sozinho na pequena área, para tirar o zero do placar. O Madureira, por sua vez, só assustou em disparos de fora da área. Gatito realizou, então, duas defesas e assegurou a vantagem parcial.
Botafogo ameaça entregar de novo
O resultado positivo deixou todo mundo tenso no Nilton Santos. Em 2023, o time entregou as vitórias que o levariam ao título brasileiro. Logo no primeiro jogo de 2024, a equipe ameaçou repetir o filme. Em falha clamorosa do sistema defensivo, Rodrigão, do Madureira, ficou sozinho para empatar. Mas, cara a cara com Gatito, carimbou o travessão. Naquele momento, Tiago Nunes já tinha baixado a intensidade e feito algumas alterações. A torcida respondeu com impaciência e vaia. No fim, o time, ainda muito abaixo do ideal, encerrou, enfim, a seca. Contudo, não está de bom tamanho.
BOTAFOGO 1×0 MADUREIRA
1ª rodada do Campeonato Carioca
Data e horário: 17/1/2024, às 19h (de Brasília)
Local: Nilton Santos (RJ)
Gols: Jeffinho, 38’/1ºT
BOTAFOGO: Gatito, Barbosa, Halter e Barboza; Tchê Tchê, Freitas (Newton, 24’/2ºT), Eduardo e Hugo; Júnior Jeffinho (Segovinha, 24’/2ºT), Sá (Júnior Santos, 13’/2ºT) e Tiquinho (Janderson, 14’/2ºT). Técnico: Tiago Nunes
MADUREIRA: Mota, Sotá, Marcão, Arthur e Evandro; Lira, Santos (Matos, 34’/2ºT) e Vieira (Rodrigão, 11’/2ºT); Borges (Bala, 26’/2ºT), Pardal (Waguininho, Intervalo) e Martins (Antônio Carlos, Intervalo). Técnico: Daniel Neri.
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Michael Correia e Lilian da Silva Fernandes Bruno
VAR: Jackson Lourenço Massarra dos Santos
Cartão Amarelo: Barboza, Halter e Tchê Tchê, Newton (BOT); Matos (MAD)
Cartão Vermelho:
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual
O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.
O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.
“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).
Recurso encaminhado
O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.
“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Você precisa fazer login para comentar.