Esporte
Botafogo domina, mas empate sem gols marca confronto com São Paulo na Libertadores
O Botafogo dominou amplamente o São Paulo no empate em 0 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela ida das quartas de final da Libertadores. Apesar do controle absoluto do jogo e das inúmeras oportunidades criadas, a equipe carioca não conseguiu converter o domínio em gols, permitindo que o Tricolor saísse de campo sem ser vazado.
Massacre do Botafogo no 1º tempo
Desde o apito inicial, o Botafogo mostrou sua superioridade. Embalado pela grande festa de sua torcida, o time comandado pelo técnico Arthur Jorge pressionou o São Paulo e criou diversas chances claras de gol, sem correr riscos defensivos ao longo dos 45 minutos iniciais.
A primeira grande oportunidade surgiu aos 12 minutos, quando Luiz Henrique fez uma bela jogada pela esquerda e tocou de calcanhar para Vitinho, que cruzou rasteiro para Almada. Livre dentro da área, Almada bateu de primeira, mas a bola passou à direita do gol de Rafael.
Aos 27 minutos, Savarino cobrou escanteio na medida, e Bastos cabeceou com liberdade, mas a bola passou por cima do travessão. O Botafogo continuou pressionando e, aos 34 minutos, Savarino acertou o travessão em um chute de fora da área.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Botafogo teve mais chances claras. Aos 39, Igor Jesus bateu cruzado, tirando tinta da trave. Dois minutos depois, Almada arriscou da entrada da área, mas mandou para fora. Aos 43 minutos, Luiz Henrique teve uma oportunidade de ouro, mas, cara a cara com Rafael, chutou por cima do gol.
Mudanças no São Paulo
Com o São Paulo sofrendo para controlar o jogo, o técnico Luis Zubeldía fez a primeira substituição antes dos 15 minutos do segundo tempo. Rafinha deu lugar a Wellington Rato, que passou a atuar como ala. Pouco depois, Zubeldía promoveu mais mudanças, colocando Luciano, Ferraresi e Michel Araújo nos lugares de Lucas, Alan Franco e William Gomes, respectivamente. Pelo lado do Botafogo, Luiz Henrique e Alex Telles foram substituídos por Tiquinho Soares e Marçal.
São Paulo melhora no 2º tempo
As mudanças surtiram efeito, e aos 28 minutos, o São Paulo teve uma ótima oportunidade. Michel Araújo recebeu com liberdade pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou na zaga botafoguense e sobrou para Luiz Gustavo, que bateu de primeira, mas John fez a defesa sem dar rebote.
Três minutos depois, o São Paulo teve sua melhor chance no jogo. Michel Araújo cruzou na medida para Calleri, que completou de chapa, mas mandou por cima do travessão.
Apesar da melhora, o São Paulo adotou uma postura mais cautelosa nos minutos finais, preferindo preservar o empate sem gols fora de casa para decidir a vaga para a semifinal com o apoio de sua torcida, no Morumbi, na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Botafogo, por sua vez, tentou de todas as formas chegar ao gol da vitória, mas a defesa tricolor prevaleceu.
Próximos confrontos
O São Paulo volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Internacional, no Morumbi, às 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo, por sua vez, terá pela frente o clássico contra o Fluminense, no sábado, às 18h30, no Maracanã, também pela competição nacional.
O empate sem gols deixa tudo em aberto para o jogo de volta, onde o Botafogo buscará transformar seu domínio em gols para avançar às semifinais da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 0 SÃO PAULO
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 18/09/2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Bastos (Botafogo); Rafinha, Arboleda (São Paulo)
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexandre Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Savarino; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Almada e Igor Jesus (Matheus Martins). Técnico: Arthur Jorge.
SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Sabino e Alan Franco (Ferraresi); Rafinha (Wellington Rato), Luiz Gustavo, Bobadilla e Welington; Lucas (Luciano), William Gomes (Michel Araújo) e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía
Fonte: Esportes
Comentários
Cotidiano
Acreanas participam do World Teacher Games 2025 na França

Foto PHD: Iranilda e Marleide realizam trabalhos importantes no esporte escolar
As acreanas de Cruzeiro do Sul, Iranilda Reis e Marleide Borges, representam o Brasil nos Jogos Mundiais dos Professores (World Teacher Games 2025). O evento será promovido pela Federação Internacional do Esporte Escolar até o próximo dia 10 na França.
Iranilda Reis
Iranilda Reis foi escolhida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) para representar o Estado nos Jogos Mundiais. A professora de Educação Física trabalha no Colégio Militar Dom Pedro, em Cruzeiro do Sul.
“Essa é uma grande oportunidade de representar meu Estado e de poder aprender ao lado de mestres da Educação Física. Minha eterna gratidão à FADE por essa oportunidade”, declarou a professora Iranilda.
Acreana no Amazonas
A professora Marleide Borges deixou o Acre ainda jovem e tornou-se um atleta de alto rendimento em Manaus, no Amazonas, por onde disputou grandes eventos nacionais e internacionais.
Marleide Borges é ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, professora da rede pública e coordena um projeto para descobrir talentos.
“O Acre está no meu coração. É uma honra representar o Amazonas e o Brasil ao lado de uma outra acreana”, comentou Marleide Borges.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Humaitá fecha preparação com um treino de bolas paradas

Foto Glauber Lima: Kinho Brito quer o Humaitá lutando pelo título
O elenco do Humaitá fecha nesta segunda, 5, no campo do Airton, a preparação para a estreia no Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão enfrenta o Vasco nesta terça, 6, a partir das 15 horas, no Florestão.
“Fizemos um bom período de preparação e vamos realizar esse treino de bolas paradas para fechar. Nossa meta é a conquista do título, mas a competição vai ser difícil”, avaliou o técnico Kinho Brito.
Atuaram no profissional
Os volantes Vinícius e Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior atuaram na derrota para o Independência por 3 a 1 nesse domingo, 4, na Arena da Floresta, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, voltam ao Sub-20.
“Os garotos da base serão utilizados no profissional essa mudança será constante durante as duas competições”, explicou o treinador.
Comentários
Cotidiano
CBF vetou Jorge Jesus após conversa com pai de Neymar; diz site

Jorge Jesus/Foto: Reprodução
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), teria vetado a contratação de Jorge Jesus após uma conversa com o pai de Neymar, segundo revelou o jornal O Globo neste domingo.
Com isso, o sonho do treinador português de comandar a Seleção Brasileira estaria seriamente comprometido, poucos dias depois de ter sido demitido do Al Hilal devido aos maus resultados.
Diante da repercussão, a CBF reagiu à publicação e divulgou um esclarecimento:
“A CBF esclarece que o último encontro entre o presidente Ednaldo Rodrigues e o pai do atleta Neymar ocorreu no dia 19 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante a partida entre a Seleção Brasileira e o Uruguai. Nestes quase seis meses, não houve qualquer contato, seja presencial ou por telefone, entre as partes. Portanto, qualquer afirmação que sugira a participação do pai do jogador Neymar em decisões relacionadas à Seleção Brasileira é absolutamente inverídica”, afirmou a assessoria da CBF.
Vale lembrar que a discussão sobre o futuro treinador da Seleção continua em destaque, com o nome de Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, sendo apontado como o favorito da entidade.
Fonte: Notícias ao Minuto
Você precisa fazer login para comentar.