fbpx
Conecte-se conosco

Esporte

 Botafogo conquista Libertadores de forma épica e entra para a história

Publicado

em

Buenos Aires testemunhou neste sábado, 30 de novembro de 2024, um capítulo glorioso na história do futebol brasileiro. O Botafogo, com um jogador a menos durante quase toda a partida, venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no Monumental de Núñez e conquistou a Copa Libertadores da América pela primeira vez. Uma vitória épica que coroa a nova era do clube e sela a redenção após a decepção no Brasileirão de 2023.

O roteiro da final teve todos os ingredientes de um drama esportivo. Aos 30 segundos de jogo, Gregore foi expulso após atingir Fausto Vera, deixando o Glorioso em desvantagem numérica. Contra todos os prognósticos, o Botafogo, com garra e inteligência tática, soube se defender e explorar os contra-ataques.

A equipe carioca, que carrega em seu DNA o talento de lendas como Heleno de Freitas, Nilton Santos, Didi, Garrincha e Jairzinho, escreveu mais uma página brilhante em sua história. O título, conquistado em solo argentino, representa a concretização de um sonho antigo e o ápice da transformação iniciada com a chegada de John Textor e a implementação da SAF em 2022.

A conquista tem um sabor ainda mais especial por apagar a frustração do ano anterior, quando o título brasileiro escapou na reta final. Reforçado com nomes de peso e sob o comando do técnico português Artur Jorge, o Botafogo apresentou um futebol consistente ao longo de 2024, culminando na histórica conquista da Libertadores.

A campanha vitoriosa teve diversos protagonistas. Júnior Santos, artilheiro da competição com dez gols, brilhou desde a fase preliminar e fechou a conta na final. A equipe superou um início difícil na fase de grupos, com duas derrotas seguidas, e engatou três vitórias para avançar ao mata-mata. Igor Jesus, Luiz Henrique e Savarino foram decisivos contra o Palmeiras nas oitavas, enquanto John garantiu a classificação nos pênaltis contra o São Paulo. A goleada por 5 a 0 sobre o Peñarol na semifinal, no Nilton Santos, foi um prenúncio do que estava por vir.

A final foi um teste de nervos. O Atlético-MG pressionou, mas parou nas defesas de John. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Luiz Henrique abriu o placar para o Botafogo. Pouco depois, um pênalti sofrido pelo próprio Luiz Henrique, convertido por Alex Telles, ampliou a vantagem.

O Atlético-MG diminuiu logo no início do segundo tempo com Vargas, mas o Botafogo se segurou bravamente. Hulk e Deyverson criaram boas chances para o Galo, mas pararam na defesa alvinegra e em grandes intervenções de John. Nos acréscimos, Júnior Santos sacramentou a vitória e a conquista da Libertadores com um gol que ficará para sempre na memória do torcedor botafoguense.

Artur Jorge, o arquiteto do título, montou um time sólido taticamente, capaz de neutralizar o forte ataque atleticano mesmo com um jogador a menos. A conquista da Libertadores garante ao Botafogo vaga na Copa Intercontinental e no Mundial de Clubes de 2025. Líder do Campeonato Brasileiro, o Glorioso agora busca a dobradinha e a consagração no cenário nacional. O dia 30 de novembro de 2024 entra para a história do Botafogo como o dia em que o clube alcançou a glória eterna.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 X 3 BOTAFOGO

Local: Monumental de Núñez, Buenos Aires (ARG)
Data: 30/11/2024
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
GOLS: Luiz Henrique, aos 34′ do 1ºT, Alex Telles, aos 43′ do 1ºT, e Júnior Santos, aos 51′ do 2ºT (Botafogo) / Vargas, com 1′ do 2ºT (Atlético-MG)
Cartões amarelos: Battaglia, Lyanco, Fausto Vera e Hulk (Atlético-MG) / Alex Telles, Thiago Almada, Igor Jesus e Vitinho (Botafogo)
Cartão vermelho: Gregore (Botafogo)

ATLÉTICO-MG: Everson; Lyanco (Mariano), Battaglia, Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco (Vargas), Fausto Vera e Gustavo Scarpa (Bernard); Paulinho, Hulk e Deyverson (Alan Kardec). Técnico: Gabriel Milito

BOTAFOGO: John; Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Marlon Freitas, Gregore e Thiago Almada (Júnior Santos); Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino (Danilo Barbosa) e Igor Jesus (Allan). Técnico: Artur Jorge

Fonte: Esportes

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz mantém favoritismo e vai decidir o Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Willian (bola) marcou um dos gols do Santa Cruz e é o artilheiro do Estadual com 16

O Santa Cruz goleou o Andirá por 4 a 0 nesta quinta, 24, na Arena da Floresta, e garantiu uma vaga na final do Campeonato Estadual Sub-20. Diego, Willian, Souza e Uriel (contra) anotaram os gols da Capivara.

2 gols em 4 minutos

O Andirá começou a partida tentando marcar forte, mas os gols de Diego, aos 14, e Willian, aos 18, “destruiu” o esquema do Morcego e o Santa Cruz dominou completamente o jogo. Souza ainda marcou no primeiro tempo e Uriel (contra) fechou o placar.

Fala, Guilherme!

“A nossa equipe trabalha muito e é manter os pés no chão e seguir com os treinamentos para a disputa da final. Precisamos chegar no objetivo programado e ainda falta uma partida”, declarou o meia Guilherme, do Santa Cruz.

Onde foi possível

Para o zagueiro Victor, o Andirá chegou onde foi possível e superou as expectativas.

“Perdemos para melhor equipe da competição e isso não diminui a nossa campanha. Tomamos dois gols antes dos 20 minutos e isso complicou a partida”, comentou o zagueiro Victor, do Andirá.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez marca aos 51 e é finalista do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O lateral Lucas teve uma atuação decisiva na classificação do Imperador

O Galvez venceu o Rio Branco por 3 a 2 nesta quinta, 24, na Arena da Floresta, e é o segundo finalista do Campeonato Estadual Sub-20. Matheus, Liedson e Lucas marcaram os gols do Imperador enquanto Darlan (contra) e Kekel anotaram para o Estrelão.

Decidido aos 51

Galvez e Rio Branco iniciaram a partida com muita marcação. Aos 9, a bola bate na mão de Erick e Fábio Santos marcou a penalidade. Kekel cobrou e o goleiro Jhonatan defendeu e o primeiro tempo terminou 0 a 0.

Na segunda etapa, uma partida eletrizante. Lucas realizou grande jogada e Matheus fez 1 a 0, Galvez. Aos 22, Kikinha cruzou e Darlan marcou contra, 1 a 1. Aos 44, Liedson roubou a bola na intermediária e avançou para tocar por baixo de Rodrigo, 2 a 1. Aos 48, Kekel tentou de longe e Jhonatan levou um frangaço. Aos 51, a falta é cobrada e Lucas, dentro da área, faz 3 a 2, Galvez.

Briga no minuto final

Nos últimos minutos dos acréscimos, uma briga entre os atletas das duas equipes. O árbitro Fábio Santos “economizou”, e expulsou somente um atleta de cada equipe.

Final na segunda

Santa Cruz e Galvez decidem o título do Campeonato Estadual Sub-20 na segunda, 28, às 18 horas, na Arena da Floresta. Os dois times disputam o título sem vantagem e se o jogo terminar empatado, o título será decidido nas cobranças de penalidade.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Copa CFK com campeões da temporada de 2025 definidos

Publicado

em

Foto João Vitor Balbino: Garotos do Sub-10 realizaram uma decisão muito disputada

Finais bem equilibradas marcaram nessa quinta, 25, no Bola 15, o fechamento da Copa CFK nas categorias Sub-10, 12 e 14.

Na decisão do Sub-10, CFK e Escolinha do Galvez empataram por 1 a 1 e nas penalidades o CFK venceu por 3 a 2.

Na disputa do título do Sub-12, o Flamenguinho bateu o Cruz Azul por 1 a 0.

Na final do Sub-14, o Cruz Azul derrotou a Escolinha do Galvez por 4 a 2.

“Realizamos uma competição com bons jogos e o mais importante, conseguimos promover lazer e entretenimento para essa garotada. Muito fez por fechar mais uma edição da Copa CFK”, declarou o coordenador Kinho Brito.

Comentários

Continue lendo