Geral
Bombeiros se despedem de Cerys, pioneira na busca e resgate com cães

Foto: Reprodução/Rede Social
Com uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) prestou uma última homenagem à cadela Cerys, pioneira na atuação com cães de busca, resgate e salvamento no estado.
A despedida teve direito a honrarias militares, como uma verdadeira integrante da corporação. O adeus aconteceu com um cortejo fúnebre no carro oficial da corporação, reunindo militares e cães operacionais. Cerys foi enterrada com seu colete de trabalho e seu corpo envolto na bandeira do Acre.
Oriunda do canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Cerys chegou ao Acre em 2020 para se tornar o primeiro elo da especialidade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães no CBMAC.
Sob a condução do Major Dyego Vieira, ela foi treinada pela Metodologia de Venteio, especializando-se na detecção de vidas humanas em escombros, deslizamentos, soterramentos e áreas de mata.
“Um cão de busca é muito importante na nossa atividade, ele pode trazer um alento para uma família que está esperando encontrar o corpo em estrutura colapsada, ou em deslizamentos, ou uma pessoa que está perdida em uma região de mata, e dar pelo ou menos um alento a essas pessoas”, disse a instituição em um vídeo de despedida.
A cadela Cerys recebeu o nome em homenagem ao seu condutor. “O binômio formado entre cão e condutor simbolizava a dedicação e a confiança necessárias para missões de alto risco” escreveu o CBMAC em uma publicação nas redes sociais.
Para a corporação, mais do que uma profissional eficiente, Cerys também era símbolo de carinho e empatia. “Sua presença alegrava solenidades militares, exposições e, especialmente, atividades de terapia, nas quais seu contato levava conforto e sorrisos a pessoas de todas as idades”.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Geral
Polícia Civil e Militar apreendem adolescente envolvida com organização criminosa em Marechal Thaumaturgo
A Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com a Polícia Militar de apreendeu na última quinta-feira, 5, uma adolescente suspeita de envolvimento com uma organização criminosa e participação no planejamento de um roubo a malotes de uma empresa de segurança em Marechal Thaumaturgo.

De acordo com o delegado Márcilio Laurentino, a menor mantinha relacionamento com um dos integrantes do grupo criminoso e estaria atuando no apoio logístico da quadrilha, contribuindo para a organização e execução do crime. As investigações apontam que ela tinha papel ativo no suporte às ações do grupo.
A adolescente foi localizada e apreendida em sua residência, sem oferecer resistência. Após os procedimentos legais, ela ficará à disposição da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul.
Segundo a Polícia Civil, a jovem deverá ser encaminhada ao Instituto Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, onde cumprirá as medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.
A ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado na região e demonstra o avanço das investigações para desarticular grupos criminosos que atuam no interior do estado.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Homem conhecido como “Jhonka” é assassinado a tiros no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul
Vítima, que seria usuária de entorpecentes, morreu no local; polícia isola área e perícia inicia investigação

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Cruzeiro do Sul. Foto: captada
Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhonka” foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (6) na Rua Santa Luzia, no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul (AC). Segundo informações preliminares, a vítima foi perseguida e atingida por vários disparos, caindo em um quintal, onde morreu ainda no local.
Conhecido na região como usuário de drogas, “Jhonka” teve o corpo removido após a perícia da Polícia Técnico-Científica, que recolheu evidências no local. A área foi isolada pela Polícia Militar logo após o crime.
A autoria e a motivação do homicídio ainda são desconhecidas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) após a coleta de evidências no local. A Polícia Civil assumirá as investigações para apurar as circunstâncias e motivações do crime.

Segundo informações apuradas até o momento, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo e caiu em um quintal, onde morreu ainda no local. O homem era conhecido na região como usuário de drogas. Foto: captada
Comentários
Geral
Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre realiza visita institucional à Força Nacional e ao MJSP
Nesta sexta-feira, 6, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel Ferreira, realizou uma visita institucional à Diretoria da Polícia Judiciária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop), órgãos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a agenda, o delegado-geral também se reuniu com o Coordenador-Geral de Polícias Judiciária e Científicas, Pedro Felipe Cruz Cardoso, e os policiais civis do Acre que atuam no ministério, oportunidade em que destacou a importância do trabalho desenvolvido e da integração entre as instituições de segurança pública.
O encontro contou ainda com a participação do delegado Getúlio Monteiro, da DIOP/MJ/SENASP, e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a cooperação entre os órgãos.

Para José Henrique Maciel, a visita reforça a atuação conjunta entre as forças de segurança. “É fundamental estreitar os laços institucionais, alinhar estratégias e valorizar nossos policiais que representam a Polícia Civil do Acre no cenário nacional”, afirmou.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Você precisa fazer login para comentar.