fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Bombeiros e Defesa Civil do AC monitoram Rio Madeira em Rondônia: ‘estamos na margem de segurança’, diz major

Publicado

em

Monitoramento é feito para acompanhar comportamento do rio e pensar ações em caso de cheia e isolamento. Em 2014, Madeira teve cheia histórica e Acre ficou isolado por via terrestre.

Em 2014 Acre ficou isolado durante cheia histórica do Rio Madeira (Foto: Sérgio Vale/Secom Acre/Arquivo )

Por Luan Cesar, G1 AC, Rio Branco

Para elaborar um plano de ação e se adiantar para um possível isolamento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Acre já fazem o monitoramento do comportamento das águas do Rio Madeira no Distrito do Abunã, em Rondônia.

Em 2014, o Acre ficou isolado por via terrestre quando o Rio Madeira atingiu a marca de 19,74 metros e alagou a BR 364, única ligação com restante do Brasil.

Cláudio Falcão, major do Corpo de Bombeiros do Acre, diz que, apesar da grande quantidade de chuvas nos mananciais que desembocam no Madeira ter aumentado significativamente o volume do rio, ainda não há indícios de que a BR 364 seja coberta pelas águas e o estado fique isolado.

“O Madeira chegou a 19, 17 metros nesta quinta [4] no Abunã, mas estamos na margem de segurança”, diz.

Ainda não há indícios de que a BR 364 seja coberta pelas águas e o estado fique isolado (Foto: Sérgio Vale/Secom Acre/Arquivo )

De acordo com Falcão, caso a marca do Rio Madeira chegue a 22 metros, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual vão colocar planos para evitar grandes prejuízos ao estado acreano.

“Essa é a nossa cota de alerta. Para poder chegar água na via e passar por cima da rodovia [BR 364], é preciso que a cota ultrapasse os 22 metros”, explica o major.

O militar fala que a Defesa Civil Municipal de Porto Velho repassa os dados das medições diárias do Madeira na capital rondoniense para os órgãos acreanos. Segundo os dados, no dia 31 de dezembro o rio estava com 18,84 metros.

Já no 1° deste mês, o nível subiu quatro centímetros e foi para 18,88 m. Já nos dias 2 e 3 deste mês, o manancial registrou 18,91 m e 18,87 m, respectivamente.

“Todos esses números são do Rio Madeira em Abunã. O nível lá tem oscilado muito. Nesta quinta-feira [7] ele está com 19,17 metros, mas na sexta-feira [8] ele pode estar com 19,10 m ou 19,05 m. O nível pode diminuir porque o fluxo d’água é contínuo e tem oscilação. Por enquanto, temos uma margem de segurança, mas estamos fazendo o monitoramento constante”, encerra Cláudio Falcão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Marcus Cavalcante cobra ação imediata para resolver desafios na saúde do Acre

Publicado

em

Por

Na sessão desta terça-feira, 30 de abril, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Marcus Cavalcante, do PDT, fez um pronunciamento enfatizando a importância do diálogo e da ação concreta na saúde pública do estado.

Em suas palavras, o parlamentar destacou: “Não adianta vir aqui só jogar para a plateia e não ver a maneira mais certa, coesa e leal de procurar o entendimento junto a diversas categorias”. O deputado ressaltou ainda a necessidade de posições firmes, especialmente quando se trata da saúde dos cidadãos acreanos.

Outra demanda urgente abordada pelo pedetista foi a situação do aeródromo de Tarauacá. Ele relatou ter recebido um telefonema do município solicitando a conclusão imediata das obras para garantir o atendimento de emergência durante a noite. “Esperamos que de imediato seja concluído aquele trabalho, para que Tarauacá também tenha um aeródromo para salvar vidas, como está sendo feito no município de Feijó’, enfatizou Cavalcante.

Além disso, o deputado expressou preocupação com a recuperação lenta do hospital de Feijó. “Faço um apelo ao secretário de saúde porque a população está sofrendo com essa morosidade”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre é líder nacional na geração de empregos formais em março

Publicado

em

Por

Com a criação de 1.183 postos de trabalho com carteira assinada em março, o Acre foi o estado que registrou, proporcionalmente, a maior geração de empregos no Brasil. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O setor de serviços foi responsável pela contratação de 905 trabalhadores, seguido pela indústria (236) e comércio (86). No período, foram efetuadas 5.003 admissões contra 3.820 desligamentos. Já o salário médio manteve-se em R$ 1.631,53.

Proporcionalmente, o Acre apresentou a maior geração de empregos formais do país. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Feijó foram os municípios que mais geraram empregos. Somente no primeiro trimestre deste ano, o saldo alcançado pelo Acre é de 1.920 profissionais inseridos no mercado de trabalho formal.

O estado finalizou 2023 com superávit na geração de empregos e com a menor taxa de desemprego do Brasil. No período, foram gerados 4.562 postos formais de trabalho. Os segmentos de serviços, comércio e construção civil foram os que mais contrataram no ano anterior.

A partir da execução de importantes obras, que necessitam de muita mão de obra, e da convocação de mais de 3,3 mil servidores para atuar no serviço público, o governo do Estado tem contribuído com o fortalecimento da economia acreana.

“O crescimento do nosso estado passa muito pela geração de emprego e renda. Temos dado as condições necessárias para que isso aconteça e vamos seguir trabalhando, para que o Acre seja uma terra próspera e com cada vez mais oportunidades para todos”, afirmou o governador Gladson Cameli.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Tanízio Sá enfatiza necessidade de investimentos em infraestrutura e saúde

Publicado

em

Por

O líder do MDB na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Tanízio Sá, fez uma intervenção durante a sessão realizada nesta terça-feira (30), destacando a importância de investimentos em infraestrutura e saúde no Estado.

Em seu discurso, o deputado cumprimentou o presidente e demais colegas parlamentares, assim como os servidores da Casa e a imprensa presente. Ele também reconheceu o trabalho do deputado Adailton Cruz, ressaltando o apoio da Aleac para questões relacionadas à Saúde.

Tanízio compartilhou suas experiências em uma recente viagem a Santa Rosa, onde fez várias visitas e participou de eventos locais. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pela população, especialmente em áreas mais carentes, relacionadas a infraestrutura e acesso a serviços básicos de Saúde.

O deputado reforçou seu compromisso em buscar recursos para projetos de infraestrutura, como a construção de estradas e obras públicas essenciais para o desenvolvimento da região. Além disso, destacou a importância de investimentos na área da Saúde, visando garantir o acesso de todos os cidadãos a tratamentos médicos adequados.

Ao final de seu discurso, Tanízio Sá agradeceu aos prefeitos, vereadores, e demais autoridades locais por sua hospitalidade durante sua visita a municípios acreanos, reafirmando seu compromisso em trabalhar em prol do desenvolvimento e bem-estar da população.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo