Conecte-se conosco

Cotidiano

Bombeiros atendem mais de 200 ocorrências de queimadas no fim de semana em Rio Branco

Publicado

em

No sábado (24), o governo federal anunciou que o Acre é um dos estados que vão receber ajuda das Forças Armadas para o combate nos incêndios.

Bombeiros atendem mais de 200 ocorrências de queimadas no fim de semana em Rio Branco — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Fim de semana não foi o pior com relação a números de queimadas, mas o pior considerando extensão, diz major.

O fim de semana em Rio Branco foi marcado por muita fumaça e muito incêndio. Dados do Corpo de Bombeiros apontam que foram registrados, entre sexta-feira (23) e domingo (25), 220 queimadas urbanas somente na capital.

O dia com mais registros foi sexta, com 88 ocorrências. Em seguida, sábado aparece com 74 chamados e domingo com 58, totalizando 220 incêndios.

Este não foi o pior fim de semana atendido pelo Corpo de Bombeiros se levarmos em consideração os números, mas, a proporção do estrago foi significativa, segundo o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão.

“Ele se torna o fim de semana pior quando a gente fala de extensão. Nós tivemos incêndios extremamente grandes e, pelo menos, quatro deles ultrapassaram 10 hectares cada um, como foi o caso na rodoviária, no loteamento Santa Helena, na Via Verde, próximo ao Florestão, e na Antônio da Rocha Viana”, explica o major.

Fogo na estrada do Amapá, em Rio Branco, no sábado (24) — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Devido às proporções de cada incêndio, os bombeiros gastaram em torno de 4 a 5 horas para conseguir controlar as chamas, o que daria para atender ao menos 10 ocorrências comuns. Rio Branco conta com cerca de 120 homens nos três batalhões para atender a demanda na capital.

Eles são divididos em escalas. O Comando do Corpo de Bombeiros decidiu suspender folgas e férias dos militares durante este período. No sábado (24), o governo federal anunciou que o Acre é um dos estados que vão receber ajuda das Forças Armadas para o combate nos incêndios.

O governador do Acre, Gladson Cameli, deve se reunir com o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (27) para definir como serão feitas essas ações, segundo informou a assessoria. Na sexta-feira (23), o governador decretou estado de emergência no estado devido às queimadas e pediu que os órgãos de fiscalização punissem com rigor quem cometer os crimes ambientais.

Pelo menos quatro incêndios atingiram mais de 10 hectares — Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Sexta-feira será de tempo instável e alta probabilidade de chuva em todo o Acre

Publicado

em

Previsão indica pancadas fortes, elevada umidade e risco de temporais isolados em diversas regiões do estado

O tempo permanece instável nesta sexta-feira (13) em todo o Acre, com previsão de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em diversas áreas. As informações são do portal O Tempo Aqui, que aponta elevada umidade do ar e condições favoráveis para temporais isolados.


🌧️ Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo segue instável, com chuvas a qualquer momento e alta probabilidade de precipitações intensas. A chance de temporais é considerada média.

A umidade relativa do ar mínima varia entre 70% e 80% durante a tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos, predominantemente do noroeste, com variações do norte e oeste. A probabilidade de ventos fortes é baixa.


🌦️ Centro e oeste do estado

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica tempo instável, com chuvas que podem ser intensas. A probabilidade de chuvas fortes é alta e a de temporais é média.

A umidade mínima varia entre 65% e 75% à tarde, e a máxima entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos são fracos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste.


🌡️ Temperaturas por região

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 28°C e 30°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação Aquática oficializa calendário da temporada de 2026

Publicado

em

Foto FAEA: Estadual começa no dia 28 de março na piscina da AABB

A Federação Aquática do Estado do Acre(FAEA) oficializou o calendário de competições de 2026. A primeira etapa do Campeonato Estadual de Natação abre a temporada no dia 28 de março, na piscina da AABB.

“Teremos nove eventos durante o ano e esse é um número considerável. Os técnicos das equipes participaram da elaboração do calendário e isso foi importante”, declarou o presidente da FAEA, professor Ricardo Sampaio.

Torneios fora 

Os nadadores acreanos deverão disputar a Copa Bolpebra em Porto Maldonado, no Peru, Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Copa Rondônia.

“Não programamos a Copa Norte e Campeonato Brasileiro porque a participação necessita de índices e também de patrocínio. Vamos ter um ano bem movimentado”, avaliou o presidente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Delegação do Guaporé chega no domingo e visa duelo na Copa do Brasil

Publicado

em

Foto PHD: Márcio Parreiras espera um duelo equilibrado na Arena

A delegação do Guaporé, de Rondônia, desembarca em Rio Branco no domingo, 15, e na quarta, 18, enfrenta o Galvez pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo será disputado, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, e quem vencer garante uma vaga na segunda fase do torneio nacional.

“Sabemos da qualidade do Galvez, mas estamos em um bom momento. O futebol de Rondônia aposta na força e o acreano é mais técnico, vamos ter uma grande partida”, avaliou o técnico do Guaporé, Márcio Parreiras.

Joga no sábado

O Guaporé enfrenta o União Cacoalense, em Cacoal, no sábado, 14, fora de casa.

“Conseguimos uma vitória diante do Barcelona e vamos para mais uma partida difícil. A meta é realizar um grande jogo fora de casa”, declarou o treinador.

Comentários

Continue lendo