fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Cachaça “que não dá ressaca” feita no Acre é sucesso nos EUA

Publicado

em

A cachaça que não dá ressaca é produzida em um alambique, localizado no quilômetro 16 do ramal Linha 3, na zona rural do município de Acrelândia

Os americanos de Boston, capital do Estado de Massachusetts- EUA, são os primeiros consumidores no mundo a descobrirem a qualidade de uma cachaça artesanal, legitimamente acreana, que não provoca efeitos colaterais no dia seguinte.

O produto presente na prateleira de destaque de uma rede de supermercados de Boston, tem garantia no rótulo de que não contém química no processo de fabricação e engarrafamento e por isso não causa ressaca.

A quantidade do estoque enviado para os Estados Unidos no último ano não é divulgado pelo comerciante e nem pelo fornecedor, aqui no Brasil, devido ao processo alfandegário ainda não está totalmente concluído pelos órgãos brasileiros.

Mas, pelo menos, 4 remessas do produto já foram solicitados pelos comerciantes americanos nos últimos 9 meses, sob alegação de uma boa aceitação no comércio local

A cachaça artesanal modelo exportação tem saído do Acre via transportadora de cargas, como produto de amostra especial ao consumidor estrangeiro.

A cachaça que não dá ressaca é produzida em um alambique, localizado no quilômetro 16 do ramal Linha 3, na zona rural do município de Acrelândia, a 120 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre.

Seu fabricante é o produtor rural Aloísio D’avit, mais conhecido como Ligerinho, um mineiro de 60 anos, que encontrou no solo acreano nutriente natural para cultivar cana de açúcar sem uso de agrotóxico.

As condições climáticas do Acre é outro fator que contribui para o cultivo de uma cana “limpa” para a produção de cachaça artesanal sem necessidade de uso de química industrial.

“Minha família, em Minas Gerais, sempre trabalhou com produção de cachaça artesanal e eu trouxe para o Acre essa tradição. Só que aqui o solo é melhor, o canavial tem mais qualidade e foi possível a gente desenvolver uma linha de produção que não dá ressaca”, garante seu Aloiso D’avit.

Ele trabalha com três linhas de produção: a Mineirinha (engarrafada em litro de vidro com lasca do caule da própria cana dentro), a Acreaninha ( engarrafada em frasco de plástico de 250 ml, popularmente conhecido por “buchudinha”), e a Mineirinha Jucá, que já vem de fábrica com o sabor de jucá (um fruto amazônico com propriedades medicinais).

Os três tipos possuem certificado sanitário com registro de qualidade nos órgãos de controle, e aguardam somente a conclusão de alguns trâmites burocráticos para serem distribuídos em longa escala no mercado local.

Por enquanto a comercialização local oficial das cachaças: Mineira, Mineirinha Jucá e Acreaninha ocorrem somente no comercio de seu Aloísio, em Acrelândia ou através de encomenda pelo telefone (68) 99962-0810.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Iluminação natalina encanta moradores de Rio Branco; veja as fotos do fotógrafo Sérgio Vale

Publicado

em

A celebração contou com a presença de dois Papais Noéis: o Papai Noel Azul, representando a Prefeitura de Rio Branco, e o tradicional Papai Noel Vermelho, da Caravana da Coca-Cola, que participou pela primeira vez de um evento natalino no Acre

lançamento oficial da ornamentação natalina de 2024. Famílias, crianças e autoridades se reuniram para prestigiar o acendimento das luzes que transformaram o espaço em um cenário encantador

A magia do Natal tomou conta da Praça da Revolução, em Rio Branco, na noite deste sábado, 7 de dezembro, com o lançamento oficial da ornamentação natalina de 2024. Famílias, crianças e autoridades se reuniram para prestigiar o acendimento das luzes que transformaram o espaço em um cenário encantador, repleto de cores, brilho e momentos emocionantes.

O evento trouxe novidades como quatro máquinas de neve, o anúncio de uma pista de patinação no gelo e internet gratuita por meio do programa Conecta Rio Branco. Além disso, a celebração contou com a presença de dois Papais Noéis: o Papai Noel Azul, representando a Prefeitura de Rio Branco, e o tradicional Papai Noel Vermelho, da Caravana da Coca-Cola, que participou pela primeira vez de um evento natalino no Acre.

A celebração reuniu famílias, autoridades e diversos moradores da cidade, marcando o início das festividades de fim de ano com mensagens de alegria, esperança e união.

O prefeito explicou o breve atraso no acendimento das luzes e aproveitou para ressaltar as novidades trazidas à celebração deste ano.

“Vocês vão ver como está diferente. Tá mais bonito. Ao invés de duas máquinas de neve, agora temos quatro máquinas de fazer neve! Outra novidade é que colocamos seis aparelhos de repetição de internet aqui na praça, para melhorar a experiência de todos. E, no dia 16, vamos inaugurar uma pista de patinação no gelo. Isso mesmo, uma pista de gelo! A meninada vai poder patinar à vontade. Esse é mais um presente para vocês, porque nosso povo merece!”, salientou. O prefeito ressaltou que a pista não foi instalada ainda devido a um evento da Polícia Militar do Acre (PMAC) previsto para acontecer nesta semana.

O prefeito ainda reforçou o simbolismo do Natal como momento de união e esperança. “Natal é a hora de despertar o amor, o amor de um para o outro, o amor por Deus e o respeito. Nosso menino Jesus veio à Terra para trazer esperança. Por isso, nosso lema é Natal de vida, esperança e dignidade para a população. Vamos aproveitar esse momento para erguer a cabeça. O nosso Acre tem um povo trabalhador, merece respeito, e o espírito natalino deve nos contagiar”, ressaltou.

Acompanhe a galeria completa das fotos registradas por Sérgio Vale e veja os momentos mais especiais dessa noite mágica.

Além das luzes, neve artificial e a futura pista de patinação, o evento contou com a presença do Papai Noel azul e vermelho, sendo este último da carreta da Coca-Cola que está de passagem pelo Acre pela primeira vez, coroando os momentos de interação entre as famílias presentes. O evento reafirmou o compromisso da gestão em promover celebrações que reforcem o espírito de alegria, união e renovação em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito recebe empresários de Rondônia que pretendem investir no Estado

Publicado

em

Os empreendedores rondonienses, vieram à capital acreana com o objetivo de conhecer o setor produtivo regional.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu em seu gabinete a visita de empresários de Rondônia do setor do Agronegócio. Os empreendedores rondonienses, vieram à capital acreana com o objetivo de conhecer o setor produtivo regional.

O prefeito falou dos investimentos do município para o crescimento da produção regional como milho, pastagens rotacionadas, café e soja, culturas em expansão no Estado.

“É muito importante que a gente tenha empresários que venham aqui para ver o nosso potencial, principalmente esses empresários que têm intenções de fazer investimentos no agronegócio, são bem sucedidos lá no sul do Brasil, mexendo com soja, com milho, com boi e estão vindo conhecer o melhor lugar do Brasil para se produzir agricultura. Nós esperamos que eles invistam aqui, trazendo o conhecimento, experiência no trato da agricultura, no trato da pecuária tecnificada com maior produtividade por hectare. Então é muito importante para nós que eles vejam o Acre como um grande potencial e que eles possam fazer investimentos aqui. Isso daí é riqueza, isso daí é dinheiro que vem de fora para cá”, destacou o prefeito.

 

Os empresários rondonienses levaram de Rio Branco, as melhores impressões.

“A gente mapeou o estado do Acre como muito interessante, muito promissor por vários fatores, clima e também disponibilidade de terras ainda pra você poder trazer investimentos. E a gente tá fazendo essa viagem, esse roadshow aí pra entender um pouco melhor sobre as oportunida des pra trazer a empresa pra cá e investimentos aqui pro estado do Acre. Estamos levando uma excelente impressão daqui, acho que todas as primeiras impressões foram. São as que ficam, e são as melhores possíveis, e a gente tem um futuro promissor”, concluiu o Ceo da empresa Inovare, Reinaldo Silva.

“Levaremos uma excelente impressão” (Foto: Assecom)

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sebrae destaca potencial de negócios durante 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre

Publicado

em

Cerca de 40 produtores participam de programação que conta com palestras e capacitações

O Sebrae realiza projetos que incentivam a Bioeconomia no Acre utilizando sementes florestais, como, por exemplo: viveiros, mudas, artesanato e reflorestamento. Foto: assessoria

Acontece em Rio Branco, o 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre com o objetivo de fortalecer a articulação entre os atores da rede, promover troca de experiências e construir estratégias colaborativas para ampliar o impacto da rede na preservação ambiental, restauração ecológica e na geração de renda sustentável no Estado do Acre.

Participam do encontro cerca de 40 produtores, além de estudantes, representantes de instituições públicas e privadas. A programação conta palestras e capacitações sobre legislação, técnicas sustentáveis, boas práticas de manejo de sementes nativas, precificação e comercialização das sementes.

O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, observa que o mercado de sementes é uma promissora oportunidade de negócio no estado, especialmente com o aumento das iniciativas globais e nacionais voltadas para a recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, projetos de carbono neutro e demanda por sementes de espécies nativas.

“Nós estamos em um importante ecossistema, o bioma Amazônico. Esse encontro visa promover a reflexão como podemos utilizar todo esse potencial para transformar em negócios sustentáveis. O Sebrae contribui apontando as possibilidades de empreendedorismo no segmento e apoiando na modelagem dos negócios por meio da realização de capacitações, planos de negócios, planejamento estratégico, intercâmbios e acesso a mercados”, destacou Campos.

O Sebrae realiza projetos que incentivam a Bioeconomia no Acre utilizando sementes florestais, como, por exemplo: viveiros, mudas, artesanato e reflorestamento.

De acordo com o gestor de Bioeconomia do Sebrae no Acre, Francinei Santos, a atuação conjunta das instituições permitiu o mapeamento e a formulação de estratégias para fortalecer o potencial de negócios nesse segmento das sementes florestais. “Isso demonstra a importância da Rede de Sementes que atua na integração de todos os entes envolvidos e auxilia, especialmente, no ambiente de negócios”, disse.

O 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre é uma realização Governo do Acre, Funtac, Sema, Seict, Sebrae, FGV Europe, Conservação Internacional, Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários

Continue lendo