Acre
Boliviano preso pela PRF é acusado de narcotráfico e fundar facção M-16

Gary foi preso em blitz de rotina na BR-317 dirigindo uma camionete roubada no RN e com documentos e placas adulteradas
Da redação, com Ascom Sepc
Encontrar-se recolhido ao presídio Antônio Amaro Alves (segurança máxima), em Rio Branco, Gary Gonzáles Gioy, 37, suspeito de integrar um bando internacional de pistoleiros que atua em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). O grupo é responsável, segundo a polícia, de várias execuções na região oriental boliviana.
Procurado pelas polícias do Peru, Bolívia e Brasil, o estrangeiro é considerado um dos maiores receptadores de carros roubados na América do Sul e de chefiar uma quadrilha de narcotraficantes. Ele, junto com o brasileiro Marcos André Oliveira Magalhães, o “Bicha” (preso em Santa Cruz) fundou a facção criminosa M-16, composta por assassinos argentinos, bolivianos, chilenos, peruanos e espanhóis.
No Brasil, Gary é investigado por receptação de carro roubado; no Peru, por tráfico de entorpecente; na Bolívia, por pelo menos 8 (oito) execuções, receptações e tráfico de drogas.
Ele foi preso em uma blitz de rotina, na BR-317, na manhã de quarta-feira, 24, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com uma camionete Toyota/Hilux, placas FFX-5952, da cidade de Itaporanga (SP), quando se deslocava sentido Rio Branco/Brasileia.
Os patrulheiros, após averiguação, descobriram que o veículo possuía a mesma placa, mas do interior do Rio Grande do Norte (RN). A camionete foi roubada em Parnamerim e teve seus documentos adulterados juntamente com as placas.
Preso, Gary foi conduzido para a delegacia de Xapuri, juntamente com o veículo apreendido e apresentado ao delegado Antônio Carlos Mello, que elaborou o flagrante por uso de documentos falso (CRLV), receptação e alteração de sinais de identificação de veículo automotor.
Na delegacia, depois de proceder à pesquisa mais detalhada, a Polícia Civil descobriu que estava com um dos maiores narcotraficantes da América do Sul. Os delegados Antônio Carlos (Xapuri) e Cristiano de Bastos (Epitaciolândia) atuaram juntos.
Com apoio do serviço de inteligência, confrontaram informações, angariando provas das investigações em curso no Brasil. Inclusive Gary já é réu sentenciado pela Justiça do Acre.
Contra o acusado, ainda pesam outras suspeitas de participação intensa no tráfico de entorpecentes nos municípios fronteiriços do Acre, circunstancias que culminara com a decretação da prisão preventiva do estrangeiro.
QUEM É GARY?
Segundo a imprensa boliviana, Gary Gonzáles Gioy é um dos líderes do grupo ‘sombrio’ M-16, responsável pela morte de várias pessoas na região de Santa Cruz (BO), em 2011. O estrangeiro seria uma espécie ‘braço-direito’ de Marcos André Oliveira Magalhães, o “Bicha”, que pressupõe pertencer à organização criminosa brasileira Comando Vermelho (CV).
Magalhães foi preso na avenida Ana Bárbara 704, onde foram apreendidas armas de fogo e motocicletas, que ele supostamente usou depois de matar, por ordem do tráfico, um casal que viajava numa van. Riquelme Soria Pare e Roxana Añez Aguilera (vítimas), eram ligados ao tenente da polícia René Julho Navia, preso por lavagem de dinheiro (tinha um milhão de dólares em sua conta).
Um ano depois, em 25 de setembro de 2012, policiais da Drug Enforcement Agency (Peru) apreenderam 194 quilos 900 gramas de alcalóide (cocaína) e prenderam cinco pessoas, entre as quais Gary Gioy. A intervenção foi realizada após a realização de operações de inteligência, em uma pista de pouso clandestina na província de Coronel Portillo, em Pucallpa (Peru).
Durante a intervenção da Drug Gary, o bando de Gary atirou contra as forças de segurança. Depois, fugiu pelo rio Sheshea e pela floresta, mas abandonou sete sacos contendo 189 pacotes de cocaína e uma pistola 9 mm, três espingardas e munição.
Matéria relacionada:
Camionete roubada no RN é apreendida no Acre pela PRF
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil entrega beneficiadora de arroz e leva ações à Comunidade Santa Clara
A Prefeitura de Assis Brasil realizou, neste sábado(14), uma importante ação integrada na Comunidade Santa Clara, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural e o cuidado com as pessoas.
O prefeito Jerry Correia, acompanhado do secretário de Agricultura, da secretária de Assistência Social, da secretária de saúde e sua equipe e da Secretaria da Mulher, esteve na comunidade para a entrega de uma beneficiadora de arroz, equipamento que vai fortalecer a produção local e garantir mais autonomia e geração de renda para os produtores.
A beneficiadora foi adquirida por meio de apoio da então senadora Mailza Assis, hoje vice-governadora do Acre, atendendo a uma demanda importante da comunidade rural.
Além da entrega do equipamento, a ação contou com diversos serviços essenciais oferecidos à população. A equipe de Saúde realizou:
•Atualização da caderneta de vacinação;
•Testes rápidos;
• Palestras
•Orientações preventivas;
•Atendimentos básicos à comunidade.
A Secretaria da Mulher promoveu palestras voltadas ao fortalecimento feminino, abordando temas como direitos, prevenção à violência e saúde da mulher.
Já a equipe da Assistência Social garantiu atendimento do programa Bolsa Família, esclarecendo dúvidas e realizando atualizações cadastrais.
“Hoje é um dia muito importante para a Comunidade Santa Clara. A entrega dessa beneficiadora de arroz representa mais desenvolvimento, mais renda e mais dignidade para os nossos produtores. Nosso compromisso é estar presente nas comunidades, ouvindo as necessidades e trazendo soluções. Além do equipamento, trouxemos saúde, assistência social e ações voltadas às mulheres, porque cuidar das pessoas é prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando de forma integrada, levando ações concretas que transformam a vida da população e fortalecem as comunidades.
Comentários
Acre
Fiat Uno capota na AC-475, próximo a frigorífico em Acrelândia
Ocupantes sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados à unidade de saúde do município
Um veículo modelo Fiat Uno capotou na manhã deste sábado (14) na Rodovia AC-475, nas proximidades do frigorífico de Acrelândia, no interior do Acre.
Segundo informações de testemunhas, o motorista teria perdido o controle da direção, provocando o capotamento do automóvel. Apesar do impacto e dos danos causados ao veículo, os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas à Unidade Mista de Saúde de Acrelândia, onde receberam atendimento médico.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar estiveram no local para prestar assistência e organizar o trânsito. As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Dupla armada assalta bar na Avenida 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul
Criminosos levaram dinheiro do caixa e celular de cliente; ninguém ficou ferido
Um assalto foi registrado na noite desta sexta-feira (13) em um bar localizado na Avenida 25 de Agosto, ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, em Cruzeiro do Sul.
Segundo relato das vítimas, dois homens que momentos antes estavam em um estabelecimento vizinho entraram no bar e anunciaram o assalto. Um dos suspeitos, supostamente armado, foi diretamente ao caixa e subtraiu cerca de R$ 300 em dinheiro.
O segundo envolvido recolheu o aparelho celular de uma cliente que estava no local. De acordo com informações repassadas às autoridades, ele apresentava comportamento alterado, aparentando estar sob efeito de entorpecentes.
Clientes e funcionários viveram momentos de pânico durante a ação criminosa. Apesar da tensão, não houve registro de feridos.
A Polícia Militar do Acre foi acionada, esteve no local para colher informações e registrar a ocorrência. O caso será investigado com o objetivo de identificar e localizar os suspeitos.
























Você precisa fazer login para comentar.