fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Boliviano preso pela PRF é acusado de narcotráfico e fundar facção M-16

Publicado

em

Gary foi preso em blitz de rotina na BR-317 dirigindo uma camionete roubada no RN

Gary foi preso em blitz de rotina na BR-317 dirigindo uma camionete roubada no RN e com documentos e placas adulteradas

Da redação, com Ascom Sepc

Encontrar-se recolhido ao presídio Antônio Amaro Alves (segurança máxima), em Rio Branco, Gary Gonzáles Gioy, 37, suspeito de integrar um bando internacional de pistoleiros que atua em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). O grupo é responsável, segundo a polícia, de várias execuções na região oriental boliviana.

Procurado pelas polícias do Peru, Bolívia e Brasil, o estrangeiro é considerado um dos maiores receptadores de carros roubados na América do Sul e de chefiar uma quadrilha de narcotraficantes. Ele, junto com o brasileiro Marcos André Oliveira Magalhães, o “Bicha” (preso em Santa Cruz) fundou a facção criminosa M-16, composta por assassinos argentinos, bolivianos, chilenos, peruanos e espanhóis.

No Brasil, Gary é investigado por receptação de carro roubado; no Peru, por tráfico de entorpecente; na Bolívia, por pelo menos 8 (oito) execuções, receptações e tráfico de drogas.

Ele foi preso em uma blitz de rotina, na BR-317, na manhã de quarta-feira, 24, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com uma camionete Toyota/Hilux, placas FFX-5952, da cidade de Itaporanga (SP), quando se deslocava sentido Rio Branco/Brasileia.

Os patrulheiros, após averiguação, descobriram que o veículo possuía a mesma placa, mas do interior do Rio Grande do Norte (RN). A camionete foi roubada em Parnamerim e teve seus documentos adulterados juntamente com as placas.

Preso, Gary foi conduzido para a delegacia de Xapuri, juntamente com o veículo apreendido e apresentado ao delegado Antônio Carlos Mello, que elaborou o flagrante por uso de documentos falso (CRLV), receptação e alteração de sinais de identificação de veículo automotor.

Na delegacia, depois de proceder à pesquisa mais detalhada, a Polícia Civil descobriu que estava com um dos maiores narcotraficantes da América do Sul. Os delegados Antônio Carlos (Xapuri) e Cristiano de Bastos (Epitaciolândia) atuaram juntos.

Com apoio do serviço de inteligência, confrontaram informações, angariando provas das investigações em curso no Brasil. Inclusive Gary já é réu sentenciado pela Justiça do Acre.

Contra o acusado, ainda pesam outras suspeitas de participação intensa no tráfico de entorpecentes nos municípios fronteiriços do Acre, circunstancias que culminara com a decretação da prisão preventiva do estrangeiro.

QUEM É GARY?

Segundo a imprensa boliviana, Gary Gonzáles Gioy é um dos líderes do grupo ‘sombrio’ M-16, responsável pela morte de várias pessoas na região de Santa Cruz (BO), em 2011. O estrangeiro seria uma espécie ‘braço-direito’ de Marcos André Oliveira Magalhães, o “Bicha”, que pressupõe pertencer à organização criminosa brasileira Comando Vermelho (CV).

Magalhães foi preso na avenida Ana Bárbara 704, onde foram apreendidas armas de fogo e motocicletas, que ele supostamente usou depois de matar, por ordem do tráfico, um casal que viajava numa van. Riquelme Soria Pare e Roxana Añez Aguilera (vítimas), eram ligados ao tenente da polícia René Julho Navia, preso por lavagem de dinheiro (tinha um milhão de dólares em sua conta).

Um ano depois, em 25 de setembro de 2012, policiais da Drug Enforcement Agency (Peru) apreenderam 194 quilos 900 gramas de alcalóide (cocaína) e prenderam cinco pessoas, entre as quais Gary Gioy. A intervenção foi realizada após a realização de operações de inteligência, em uma pista de pouso clandestina na província de Coronel Portillo, em Pucallpa (Peru).

Durante a intervenção da Drug Gary, o bando de Gary atirou contra as forças de segurança. Depois, fugiu pelo rio Sheshea e pela floresta, mas abandonou sete sacos contendo 189 pacotes de cocaína e uma pistola 9 mm, três espingardas e munição.

Matéria relacionada:

Camionete roubada no RN é apreendida no Acre pela PRF

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA passa a oferecer serviços do TRE nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri

Publicado

em

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), firmou, nesta segunda-feira, 25, mais uma vez seu compromisso com o atendimento público, por meio da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desta vez visando ampliar os serviços eleitorais aos moradores de Cruzeiro do Sul e Xapuri.

OCA e TRE assinam termo de cooperação entre instituições. Foto: Arquivo/TRE

Assim, o secretário de Estado de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia da Silva; a diretora da OCA, Fran Brito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto; o vice-presidente e corregedor, desembargador Laudivon Nogueira; realizaram a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, expandindo a oferta de serviços eleitorais. Louise Santana, juíza auxiliar da presidência, também esteve presente no evento.

Os atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26, e já contavam com grande procura da comunidade. Vale ressaltar que a demanda dos serviços eleitorais é significativa. Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco.

“Essa iniciativa é de grande importância para a população. Por meio dela ampliamos as oportunidades para que os cidadãos de Cruzeiro do Sul e Xapuri assegurem seus direitos eleitorais de forma prática e acessível”, enfatizou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

Atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26. Foto: Arquivo/TRE

“Nosso objetivo é garantir comodidade e qualidade ao cidadão. Ter a parceria do TRE é muito importante, porque é um serviço muito procurado pela população” afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

“É muito importante toda iniciativa que amplie as possibilidades de as pessoas garantirem seus direitos. É isso que nós temos buscado aqui no TRE. Agradecemos ao secretário de Administração e à diretora da OCA por firmar mais uma parceria, e que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade para a população”, ressaltou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco. Ludymila Maia/OCA

O vice-presidente e corregedor eleitoral frisou a importância da parceria estabelecida. “Neste momento a parceria é imprescindível, pois ampliamos a oportunidade de o cidadão regularizar sua situação eleitoral antes do fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio”, enfatizou o desembargador Laudivon Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terremoto de magnitude 5,1 é registrado no interior do Acre; moradores sentiram tremor

Publicado

em

Um abalo sísmico de magnitude 5,1 atingiu Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, nesta manhã de quarta-feira (27). O terremoto foi detectado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico por volta das 9h16, a uma profundidade de 35 km.

Nathielle Menezes, funcionária de uma mercearia local, relatou ao portal G1 Acre que estava trabalhando quando sentiu o abalo, mas ela e seus colegas inicialmente pensaram se tratar de um deslizamento na margem do Rio Juruá.

“Só que não foi um balanço comum, porque a gente está acostumado aqui em Marechal com tremor de terra mais fraco. Hoje, não. Foram duas pancadas, mas foram bem fortes”, relembra. Ela ainda disse que pensou que uma janela de vidro do estabelecimento onde ela trabalha iria quebrar durante o tremor.

Outros moradores também perceberam o terremoto. Segundo ela, o tremor durou menos de um minuto, mas “pensava em iria morrer”. “No momento a gente nem se tocou que era um tremor, a gente achava que era o barranco que ia caindo, depois entendemos que era um terremoto”, completa.

Comentários

Continue lendo