Conecte-se conosco

Cotidiano

Bolívia quer renegociar acordo de gás com o Brasil. Entenda o que está em jogo

Publicado

em

Segundo uma fonte ligada à estatal Petrobras, o ideal é esperar o presidente da Bolívia ser de fato eleito e entender o que ele pretende. Lembrou ainda que “causa surpresa esse tipo de declaração”.

G1

A declaração de Luis Arce, que deve ser eleito presidente da Bolívia, de que pretende renegociar os contratos de fornecimento de gás com a Petrobras causou surpresa entre especialistas e a própria Petrobras.

_________________

Isso porque o Brasil depende cada vez menos da commodity do país vizinho devido ao aumento da produção no pré-sal, que neste ano cresceu 32%.

_________________

Em março, a Petrobras e a estatal da Bolívia, a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB), assinaram um aditivo que prevê a redução da obrigação de fornecimento da YPFB para a Petrobras do volume atual de 30,08 milhões de metros cúbicos por dia para 20 milhões de metros cúbicos por dia.

E desses 20 milhões de metros cúbicos por dia, a Petrobras paga por 14 milhões de metros cúbicos por dia consumindo ou não. É o chamado take or pay.

A redução por parte da Petrobras feita em março, dizem analistas, ocorre porque o Brasil já não é mais dependente do gás do país vizinho como nas décadas anteriores, já que a produção de gás do pré-sal é crescente. Além disso, os preços do GNL (gás liquefeito) no  mercado internacional estão em baixa.

Rivaldo Moreira Neto, presidente da consultoria Gas Energy, diz que a declaração de Arce é apenas uma mensagem política. Para ele, a Bolívia vive incerteza futura com a menor demanda dos países vizinhos pelo seu gás.

— O Brasil já vem reduzindo seu consumo de gás da Bolívia ao longo dos anos, por conta do pré-sal. Além disso, atualmente,  os preços do GNL no mercado internacional estão baixos, o que torna mais vantajoso do que o gás da Bolívia — explica ele.

O especialista cita ainda que a Argentina, país que compra gás da Bolívia, acaba de lançar um plano para aumentar a produção interna de gás:

— São contratos importantes para a Bolívia. A aposta do mercado é que o Luis Arce apenas deu uma mensagem política, mas quando ele assumir e se inteirar do assunto vai ver que não há sentido renegociar com a Petrobras.  Pelo contrário, vai ter que buscar compradores para seu gás.

Um outro analista lembrou que o acordo feito entre a Petrobras e a YPFB permite ainda que o excedente de volume de gás natural, não usado pela Petrobras, possa ser comercializado diretamente pela YPFB com outros agentes do mercado no Brasil.

Mas esse analista ressalta que isso ainda vai depender da abertura do mercado de gás no Brasil.

Segundo uma fonte ligada à estatal, o ideal é esperar o presidente da Bolívia ser de fato eleito e entender o que ele pretende. Lembrou ainda que “causa surpresa esse tipo de declaração”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.

O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.

O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.

O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.

O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo