Acre
Bolívia não fará comportas no Rio Acre para não afetar lado brasileiro

Representantes do governo do Acre estiveram nesta sexta-feira, 13, na cidade de Cobija, na Bolívia, para acompanhar de perto as obras de contenção da erosão às margens do Rio Acre, que corta a fronteira entre os dois países.
A visita técnica ocorreu após reunião com autoridades bolivianas, que detalharam o projeto em execução. A comitiva acreana foi formada por técnicos do Deracre, Casa Civil, Defesa Civil estadual e DNIT.
As intervenções no lado boliviano incluem muros de contenção para proteger áreas urbanas de deslizamentos causados pelas cheias do rio.

A vistoria contou com sobrevoo e deslocamentos por embarcação, permitindo a análise dos pontos mais afetados. Durante a agenda, o governo da Bolívia assegurou que não haverá construções que prejudiquem o fluxo das águas no lado brasileiro.
“Houve algumas mudanças nos projetos da Bolívia, e elas servem para tranquilizar e apaziguar a população, no sentido de que não serão construídas comportas nem qualquer coisa que possa causar complicações do lado brasileiro”, afirmou o diretor da Defesa Civil do Acre, capitão Rogério Oliveira.

O vice-ministro da Defesa Civil da Bolívia, Juan Carlos Calvimontes, destacou os impactos positivos para a cidade de Cobija.
“Serão recuperadas áreas verdes, infraestrutura esportiva e, principalmente, será garantido que, no futuro, não continuem ocorrendo deslizamentos e danos, pois já há risco de muitas moradias serem afetadas caso as chuvas continuem”.
Enquanto isso, no lado brasileiro, seguem as obras de contenção e urbanização da Orla de Brasileia. Segundo o Deracre, cerca de 30% da primeira etapa está concluída, com previsão de entrega até o fim do ano.
O projeto, dividido em quatro fases, deve ser finalizado até o fim de 2025, com recursos de emendas parlamentares e articulação com o governo federal para novas liberações de verba
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.