Acre
Bocalom discute pré candidatura de governador com lideranças do Alto Acre

Bocalom durante entrevista em programa local de rádio de maior audiência na regional do Alto Acre – Foto: Assessoria
Da redação, com Ailton Oliveira
O presidente regional do DEMOCRATAS acreano, Tião Bocalom, esteve neste fim de semana nos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, discutindo com lideranças locais o projeto de candidatura a governador em 2014 do DEM.
Depois de chegar de Brasilía, aonde participou de uma reunião da executiva Nacional de seu partido, Tião Bocalom teve como primeiro compromisso no Alto Acre, uma visita à rádio Ecoacre FM de Epitaciolândia. Acompanhado do secretário geral do partido, o ex deputado estadual Normando Sales, Bocalom deu entrevista na tarde de sexta feira, no programa Espaço Aberto, do radialista Marcos José. Ele anunciou que seu nome está a disposição do DEMOCRATAS para uma candidatura ao governo, atendendo solicitação da executiva nacional do seu partido e de lideranças dos municípios no Estado que tem encontrado em suas viagens pelo interior, sugerindo-o que continue com seu projeto rumo ao palácio Rio Branco. “Eu sou um soldado do partido, e todo bom soldado deve estar sempre pronto e preparado para a guerra. Comecei em 2006 uma batalha contra esse pessoal que está aí no poder apenas enricando um grupinho de amigos e sem cumprir as promessas feitas em campanha como saúde de primeiro mundo, as 20 mil casas populares e geração de 40 mil empregos. O DEMOCRATAS se mantem firme no projeto de “Um novo Acre”, para lutar por uma saúde mais humana, melhor segurança pública para nossas famílias, melhor infraestrutura urbana e rural e incentivos a produção agrícola e geração de emprego e renda” disse Bocalom numa entrevista que durou uma hora e meia com a participação do ex- deputado Normando Sales.
Após a entrevista, Tião Bocalom foi prestigiar a Assembleia Ordinária dos Prefeitos, realizada em Assis Brasil.
Sempre acompanhado do presidente do Diretório Municipal do Democratas de Brasiléia e pré candidato a deputado estadual, professor Emerson Leão, a noite, Bocalom participou de uma reunião na casa da também professora Adriana Assem, de Epitaciolandia, coma a presença de várias lideranças e populares de famílias tradicionais do Municipio, para discutir a organização do Democatras na região. O ex deputado Normando Sales, mesmo com uma vasta experiência política acompanhando e organizando candidaturas majoritárias e proporcionais, ficou admirado com a participação de tantas pessoas em uma reunião política em um ano que não é de eleição e que discutiria pré-candidatura de um líder que recém mudou de partido. “Isso é uma prova de que a mensagem do Bocalom de mudança no modelo administrativo do Estado é mesmo bem aceita pelo povo acreano e que a sinceridade dele somada à competência administrativa, honestidade e simplicidade, conquistaram nosso povo” disse Normando Sales.
No Sábado Bocalom, juntamente com Emerson Leão e dos Amigos Nego Caetano e Lira, visitaram várias lideranças de Brasiléia e Epitaciolândia para discutir a organização dos diretórios do Democratas no Alto Acre e sua pre candidatura ao governo do Estado.
“Vejo que realmente o nome de Tião Bocalom está consolidado aqui no Vale do Alto Acre. Aonde agente chega com ele, a animação das pessoas é grande e logo vem a afirmação de que mesmo com a nossa mudança de partido as pessoas continuarão o apoiando para que ele chegue ao governo do Estado. Tenho certeza que nossa vitória será ainda maior nessa região” disse Emerson Leão.
Comentários
Acre
Brasiléia convoca aprovados em processo seletivo para contratação temporária
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, publicou nesta quarta-feira, 13, o edital de convocação nº 001/2025, referente ao seletivo simplificado nº 002/2025, que visa a contratação temporária de profissionais para diversas funções no âmbito do Poder Executivo Municipal.
O edital lista os nomes dos aprovados em cargos como auxiliar de serviços diversos, gari, merendeira, fiscal sanitário, monitor de transporte, assistente técnico, atendente de farmácia, auxiliar de saúde bucal, técnico de laboratório, técnico em enfermagem, assessor jurídico, assistente social, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, pedagogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Os candidatos convocados têm o prazo de cinco dias úteis, a partir da publicação do edital, para comparecer à Secretaria Municipal de Administração, localizada na Avenida Rui Lino, nº 340, Bairro Centro, munidos de documentação completa, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, título de eleitor, certificado de escolaridade exigido para o cargo, registro no conselho de classe quando aplicável, entre outros documentos especificados no edital.
Comentários
Acre
Fonte interativa da Praça Revolução é desativada para reforma

Imagem/ Reprodução Júnior Nascimento
Inaugurada em 5 de julho de 2024 pela prefeitura de Rio Branco, a fonte luminosa e interativa instalada na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, está passando por reforma pouco mais de um ano depois de aberta ao público.
A estrutura, que se tornou atração turística e ponto de lazer para famílias, foi isolada por tapumes enquanto operários realizam trabalhos de restauração.
O local foi projetado com 50 bicos de água, iluminação de LED e sistema de som sincronizado, permitindo que o público interagisse e até tomasse banho durante as apresentações, conhecidas como “dança das águas”.
Imagens divulgadas nas redes sociais pelo internauta Júnior Nascimento mostram que, atualmente, o piso da fonte apresenta afundamento e rachaduras em vários pontos.
“Aquela fonte interativa que custou meio milhão de reais, enquanto já sofríamos com a falta de água na cidade. Será que esse recurso não teria mais utilidade se aplicado no saneamento básico ou no abastecimento de água?”, questionou o morador em vídeo publicado nas redes sociais.
Com investimento de R$ 400 mil, a fonte apresentou problemas desde os primeiros dias de funcionamento. Logo após a inauguração, foi registrado desnível na estrutura, que provocava desperdício de água em um período de crise hídrica na capital acreana.
Menos de um mês depois, a base precisou ser aberta para reparos emergenciais. Em julho de 2024, uma falha hidráulica subterrânea exigiu nova intervenção, e, em outubro do mesmo ano, apenas 10 dos 50 bicos de água funcionavam, com baixa pressão.
Imagem/ Reprodução Júnior Nascimento
Comentários
Acre
Brasileia tem nomes aprovados para Conferência Nacional das Mulheres

Foto: Secom/Brasileia
O município de Brasileia esteve representado nessa segunda (11), na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Rio Branco, com delegadas escolhidas na conferência municipal que ocorreu em junho.
O município contou com uma comitiva de cinco delegadas, dentre elas a gerente do Organismo de Política para as Mulheres, Edilania Braga, a representante do governo, Rosimari Ferreira e as representantes da Sociedade civil, Débora Rocha, Catarina Moreira e Laura André.
A conferência estadual teve como objetivo reunir representantes da sociedade civil, dos movimentos de mulheres e do poder público para avaliar, propor e fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, à garantia dos direitos das mulheres e ao enfrentamento de todas as formas de violência e discriminação, além de debater os desafios e avanços na implementação das políticas para as mulheres no estado.

Foram formuladas propostas para o plano estadual e nacional de políticas para as mulheres, bem como elaboradas propostas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília, no mês de setembro.
“Estar na 5ª Conferência Estadual e garantir que Brasileia tenha três representantes na etapa nacional é motivo de muito orgulho. Isso mostra que nosso município está comprometido com a defesa dos direitos das mulheres e com a construção de políticas públicas mais justas e efetivas. Vamos levar para Brasília a voz e as demandas das mulheres de Brasileia, com a certeza de que cada proposta é fruto de um trabalho coletivo e de muita luta”, destacou Edilânia Braga, gerente do Organismo de Política para as Mulheres.

Foto: Secom/Brasileia
Brasileia saiu fortalecida com a participação da delegação na conferência, pois terá três representantes na Conferência Nacional, Edilania Braga, Rosimari Ferreira e Catarina Moreira.
Você precisa fazer login para comentar.