fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Boca de urna é proibida neste domingo de votação

Publicado

em

O crime eleitoral está previsto no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

A legislação eleitoral proíbe a chamada propaganda de boca de urna no dia da votação. Esse tipo de propaganda se configura quando há qualquer tentativa de influenciar o voto de eleitoras e eleitores na data da eleição.

A finalidade da vedação imposta é impedir que pessoas sofram qualquer coação ou pressão no momento em que se dirigirem à seção eleitoral, podendo, assim, exercer o voto de maneira livre e sem interferências indevidas.

A proibição da prática de boca de urna não está restrita às proximidades dos locais de votação, mas em qualquer lugar, inclusive em áreas rurais, desde que seja realizada no dia da eleição. O crime eleitoral está previsto no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem é brutalmente espancada e esfaqueada no segundo distrito de Rio Branco

Publicado

em

Uma jovem identificada como Emily foi vítima de uma violenta agressão na manhã deste domingo (6), no bairro Santa Inês, localizado no segundo distrito de Rio Branco. A jovem foi espancada e sofreu diversos ferimentos causados por golpes de faca, sendo encontrada em estado grave.

De acordo com o relato de um morador da região, Emily chegou até sua residência pedindo socorro, com múltiplos ferimentos visíveis, inclusive na cabeça. Assustado com a gravidade da situação, o morador acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Inicialmente, uma equipe de suporte básico foi enviada ao local, mas, diante da gravidade dos ferimentos, foi necessário o envio de uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros atendimentos, a vítima foi estabilizada e encaminhada ao setor de traumatologia do Pronto-Socorro de Rio Branco.

O médico plantonista do Samu, Dr. Toniel Souza, informou que a jovem apresentava perfurações no tórax, braço e um corte contuso na cabeça, indicando um possível traumatismo craniano encefálico (TCE) grave. “A vítima sofreu várias perfurações no tórax, braço e um ferimento corte contuso na cabeça, indicando um TCE grave que pode evoluir. Entregamos a paciente no setor responsável do PS para as devidas condutas da equipe médica plantonista”, relatou o médico.

Até às 10h da manhã, a Polícia Militar ainda não havia sido acionada sobre o caso, e nenhum familiar da jovem havia comparecido ao hospital. A direção do Pronto-Socorro deve acionar a Assistência Social para acompanhar a paciente, diante da gravidade do ocorrido e da ausência de acompanhantes.

O caso deve ser investigado pelas autoridades nas próximas horas, à medida que mais informações forem sendo apuradas.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polícia prende nove suspeitos de facção criminosa durante operação em Rio Branco

Publicado

em

Uma operação das forças de segurança resultou na prisão de nove homens suspeitos de integrar a facção criminosa Bonde dos 13 (B13) na noite deste sábado (5), no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. Segundo a Polícia Militar, o grupo se preparava para realizar ataques contra rivais do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).

A ação foi coordenada por uma força-tarefa envolvendo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), 2º Batalhão da Polícia Militar, Força Tática do 2º BPM, Força Nacional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que deu apoio com helicóptero.

Entre os detidos está Francisco Gleidson de Souza Nunes, de 32 anos, apontado como uma das lideranças do B13. Também foram presos:

  • Alan da Silva Cruz, 23 anos

  • Alexsandro Cavalcante da Silva, 32 anos

  • Gleidson Francisco de Souza, 27 anos

  • José Pedro do Nascimento Apurinã Filho, 24 anos

  • Marcos Bruno Braga da Silva, 30 anos

  • Douglas Costa de Carvalho, 29 anos

  • Kennis Alves Lustosa Lopes, 45 anos

  • Marlon Kelvy Cruz Dantas, 20 anos

Durante a operação, os agentes apreenderam um revólver calibre .38 com 17 munições e dois veículos. Três dos suspeitos — Francisco Gleidson, José Pedro e Marcos Bruno — estavam com tornozeleiras eletrônicas no momento da abordagem.

Já Marlon Kelvy havia rompido a tornozeleira de monitoramento e estava com um mandado de prisão em aberto. A polícia suspeita que ele pretendia retomar a atuação criminosa após burlar o sistema de vigilância.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde permanecem sob custódia. As investigações prosseguem para identificar o envolvimento do grupo em ações criminosas registradas nas últimas semanas na capital acreana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Concurso do Ibama é aplicado neste domingo em Rio Branco

Publicado

em

A prova objetiva do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será aplicada neste domingo, 6 de abril, para mais de 120 mil inscritos. Os candidatos devem ficar atentos às principais orientações do edital, organizado pelo Cebraspe. As provas acontecem em todas as capitais, inclusive, Rio Branco (AC).

Os portões ficarão abertos entre 12h e 13h, e o início das provas está marcado para às 13h30, no horário de Brasília (DF).

No dia da aplicação, os participantes deverão comparecer aos locais designados, portando uma caneta esferográfica de corpo transparente, com ponta média e tinta preta. Também é necessário levar o comprovante de inscrição ou o recibo de pagamento da taxa, juntamente com um documento de identidade original.

Segundo o Cebraspe, serão aceitos documentos de identidade como carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional, passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que tenham valor de identidade por lei federal, carteira de trabalho, carteira de identidade do trabalhador, Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto) e documentos digitais com foto e assinatura, como CNH digital e RG digital, apresentados nos aplicativos oficiais.

Não serão considerados documentos de identidade certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados, cópia de documento de identidade, mesmo que autenticada, protocolos de identidade ou documentos digitais apresentados fora dos aplicativos oficiais.

O uso de celulares e qualquer outro dispositivo eletrônico será estritamente proibido nos locais de prova. Os candidatos também não poderão portar óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e borracha, acessórios de chapelaria como chapéu, boné e gorro, assim como qualquer recipiente ou embalagem que não seja transparente, incluindo garrafas de água, sucos, refrigerantes e embalagens de alimentos.

Comentários

Continue lendo