Conecte-se conosco

Geral

BNDES teve ‘calote’ de 5,2 bilhões de Cuba, Moçambique e Venezuela

Publicado

em

Os governos da Venezuela, Cuba e Moçambique acumulam dívidas de mais de 5 bilhões de reais com o BNDES.

Desde que Gustavo Montezano, presidente do BNDES , assumiu o banco de desenvolvimento estatal em 2019, ele evoluiu de um provedor central de financiamento para projetos de infraestrutura do país para um papel consultivo que traz financiamento privado.

Uma das principais reformas foi a introdução do financiamento sem recurso no Brasil, que tornou o financiamento de projetos atraente para empresas internacionais. O banco está trabalhando com o governo brasileiro para melhorar o ambiente financeiro para investimentos estrangeiros na crescente indústria de infraestrutura do país.

VEJA TAMBÉM: Lula vai retomar relações com Venezuela, diz futuro ministro Mauro Vieira

O BNDES agora vai mais longe – criou um grupo próprio, que Montezano, falando à Euromoney em São Paulo, chama de “banco de investimentos” interno do BNDES. Seu nome oficial é Fábrica de Projetos.

“Quando entrei no BNDES havia uma clara falta de projetos no pipeline brasileiro e, até hoje, ainda não existem grandes oportunidades de infraestrutura brasileira, mas está melhorando”, diz Montezano. “Estamos alcançando rapidamente o Chile, a Colômbia, México e Peru.”

Nova gestão e dúvidas

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nomeou um economista de esquerda para liderar o banco de desenvolvimento do Brasil, dando-lhe a missão de ajudar a “reindustrializar” o país.

Aloizio Mercadante foi confirmado por Lula como o novo presidente-executivo do banco conhecido como BNDES na terça-feira. A notícia de que o presidente eleito planejava escolhê-lo já havia abalado os mercados brasileiros no dia anterior.

Em entrevista, o ex-presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, criticou a gestão Lula e Dilma e admitiu que os empréstimos, concedidos em gestões anteriores lideradas pelo Partido dos Trabalhadores, eram um equívoco.

“Há uma crítica a esses empréstimos e eu diria até que olhando hoje, é claro que eles não tinham condições de pagar”, teria dito Oliveira.

Dívidas

Apesar de Lula ter dito em entrevistas que os países tem dificuldades mas acabam pagando os espréstimos, o fato está longe da realidade.

Os governos da Venezuela, Cuba e Moçambique acumulam dívidas de mais de 5 bilhões de reais em decorrência de empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os empréstimos do BNDES foram usados ​​para financiar obras de infraestrutura, de acordo com informações da Veja e do jornal Estado de São Paulo.

Os contratos – estimados hoje em quase R$ 14 bilhões – foram assinados durante os mandatos dos ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff, e os atrasos somam hoje R$ 5,2 bilhões, segundo a Veja.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.

De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.

O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.

Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.

Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.

Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.

O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).

Comentários

Continue lendo

Geral

PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.

A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.

No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo