Acre
Bittar afirma que prioridade do PL no Acre é cadeira de senador e não descarta nomes como Bocalom, Alan e Mailza em 2026
Em entrevista ao ac24horas, senador diz que Bocalom “não é problema” e se subordina à aliança, enquanto reconhece potencial de Alan Rick para governador

O senador Márcio Bittar (PL) fez declarações sobre as eleições de 2026 durante entrevista transmitida pelo ac24horas, nesta terça-feira (19), no Bar do Vaz, em Rio Branco. Foto: capada
O senador Márcio Bittar (PL) definiu as prioridades do partido para as eleições de 2026 durante entrevista ao ac24horas nesta terça-feira (19). Em conversa no Bar do Vaz, o parlamentar afirmou que o foco do PL nacional no Acre é a manutenção da cadeira no Senado Federal, mas manteve em aberto a possibilidade de o senador Alan Rick ser o candidato da aliança ao governo do estado.
Sobre o prefeito Tião Bocalom (PL), Bittar foi enfático: “Bocalom não é problema. Da mesma forma que ele foi prioridade do PL no passado, agora a prioridade do PL nacional para o Acre é a cadeira de senador da República”. O senador acrescentou que o prefeito “se subordina à aliança” e que “nunca impôs nada”.
Quanto a Alan Rick, Bittar revelou não ter problemas pessoais com o senador e reconheceu seu potencial: “Eu me dou bem com o Alan. A irmã do Alan fez minhas campanhas. Ele lidera todas as pesquisas e poderia ter facilitado o caminho dele”. O parlamentar ressaltou, no entanto, que ainda é cedo para definições, lembrando as mudanças de última hora na eleição passada, quando Mailza Assis quase se filiou ao Podemos antes de se tornar candidata a vice.
“Tá cedo para declarar apoio. Não posso descartar o Alan ser candidato da Aliança. Nesse momento o União Progressista está se unindo. Esse Estatuto do novo partido garante que onde houve divergência a direção nacional decide”, concluiu Bittar, indicando que a decisão final poderá ser tomada pela cúpula nacional da recém-formada federação partidária.

O senador também ressaltou que ainda é cedo para declarar apoios. Ele citou o exemplo da eleição passada, quando Mailza Gomes quase se filiou ao Podemos antes de voltar ao PP e se tornar candidata a vice. Foto: captada
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.