Conecte-se conosco

Acre

Banda da Polícia Militar do Acre anima público em concerto em homenagem aos 108 anos da instituição

Publicado

em

Em um momento de festa e comemoração, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), a Furiosa, realizou na noite desta quinta-feira, 23, o Concerto Universo Musical. O evento faz parte da programação de aniversário da instituição, que celebra seus 108 anos de existência no próximo sábado, 25 de maio.

Tendo como palco o Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, os músicos militares se apresentaram para um público animado, composto de familiares, autoridades civis e comunidade em geral, além de colegas de farda.

Na plateia, Elizabeth Dias aprovou a apresentação. “O concerto está maravilhoso. Já participei em anos anteriores, mas este foi o melhor de todos. Conheço todas músicas que foram tocadas e cantadas, mas a que mais me emocionou foi o hino da harpa cristã, pelo pastor Luiz Gonzaga, tocou a alma. Todos estão de parabéns pelo trabalho realizado este ano”, disse.

Dona Elizabeth se emocionou com a apresentação gospel. Foto: Neto Lucena.
Músicos se apresentaram para um público animado, composto de familiares, autoridades civis e comunidade em geral, além de colegas de farda. Foto: Neto Lucena/Secom

Ao som de clarinetes, saxofones, flautas e bateria, entre outros instrumentos, os músicos animaram a noite com um repertório diversificado. Entre os ritmos, ópera, jazz, música gospel, sertanejo, rock e muita afinação deram o tom da noite. A apresentação teve desde clássicos da música internacional, como I Don’t Want To Talk About It, de Rod Stewart, como composições brasileiras, com O Guarani, de Carlos Gomes, além do metal Tropa de Elite (Tihuana), que levantou a plateia e fechou o show, com a participação especial de uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Preparação

Regente da Banda de Música da PMAC há dois anos, o capitão Sandoval França destaca que a preparação dos músicos é diária, mas que, para um momento como esse, a dedicação é intensificada. “A Furiosa está ensaiando desde março, há uns três meses. A gente tira um tempinho dentro da rotina da banda, que é muito requisitada, para poder fazer os arranjos, que dão uma nova roupagem às músicas. É um desafio, é cansativo, mas é bastante gratificante, e o resultado foi positivo”, disse o maestro.

O regente da Banda de Música da PMAC, capitão Sandoval França, dividiu o palco com sua equipe de músicos e convidados militares e civis. Foto: Neto Lucena.
Militares mantiveram uma rotina intensa de ensaios durante os últimos três meses. Foto: Neto Lucena/Secom

Membro da banda há sete anos, o sargento Marcos Dourado destaca o orgulho em servir o Estado com o talento da musicalidade. “É sempre uma grande satisfação de, não somente fazer o que eu gosto, que é a música, mas também estar contribuindo com a nossa instituição, que é a Polícia Militar, especificamente nesse evento em que se comemora os 108 anos. Já é uma tradição o concerto, e esse ano teve um toque especial com as participações de colegas militares das forças de segurança coirmãs. Realmente, não tem preço participar desse momento”, afirma o cantor.

Participações especiais

Cantores civis também participaram do show e entoaram músicas em parceria com os militares. À também jornalista Paula Amanda Prado coube interpretar o pot-pourri especial da saudosa cantora Marília Mendonça. “Para mim é uma honra poder cantar nesse evento, primeiro porque a Polícia Militar do Acre é respeitada não somente no nosso estado, mas em todo o Brasil. Segundo, porque a banda de música da PMAC é única, não tem outra igual, e poder cantar as músicas da Marília Mendonça, bem como outras internacionais, sob a orientação do capital Sandoval, é um enorme privilégio”, declarou a artista.

Músicos militares da Aeronáutica, do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS) e das polícias militares de Mato Grosso (PMMT) e de Rondônia (PMRO) ladearam os acreanos na interpretação das canções. O tenente Fredson Ferraz, regente da Banda de Música da PMRO, mantém a parceria com a coirmã há dez anos. “É uma imensa satisfação estar no décimo ano participando, é uma oportunidade de aprendizado também. Me sinto honrado pelo convite, a gente fica muito feliz de poder contribuir com o pouco que a gente sabe. Foi um belo concerto, belos arranjos, bem elaborados, grandes músicos”, opinou.

O tenente Fredson Ferraz, regente da Banda de Música da PMRO, participa das comemorações de aniversário da coirmã há dez anos. Foto: Neto Lucena.
Dentre as participações especiais, militares de outros estados também se apresentaram durante o evento. Foto: Neto Lucena/Secom

Condecoração

Na oportunidade, a PMAC homenageou autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário acreano com a Medalha de Mérito Plácido de Castro e Fontenele de Castro, destinadas a pessoas que lutam em favor da sociedade e em reconhecimento aos seus esforços na colaboração para o progresso da instituição, no exercício de suas funções públicas.

Promotora de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Rita de Cássia Nogueira de Lima foi uma das agraciadas. “Estou exultante e honrada. Eu tenho uma admiração muito grande pelo trabalho da Polícia Militar, que nos protege. Além de ser símbolo de ordem, segurança e justiça, a gente viu hoje que é muito mais do que isso, também é cultura, é sensibilidade, é música, e música boa”.

A promotora do Ministério Público do Acre (MP/AC), Rita de Cássia, foi uma das agraciadas durante o evento. Foto: Neto Lucena.
Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário foram homenageados pelo comando da PMAC. Foto: Neto Lucena/Secom

Também entre os homenageados, o desembargador Luiz Camolez, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) citou a trajetória de trabalho e inovação nesses 108 anos da instituição, agradecendo a homenagem. “Receber essa comenda da Polícia Militar muito me honra. Vou levar isso para o meu tribunal, em nome de todos os desembargadores, juízes e funcionários. Também deixo os parabéns pelo evento, que foi um show”, disse.

“Para comemorarmos esses 108 anos da Polícia Militar, preparamos uma programação toda especial para a tropa e também para a sociedade acreana. O concerto é uma de nossas maiores festas, na qual podemos interagir da melhor forma com o público para o qual trabalhamos diariamente nas ruas, com muita música”, finalizou o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Jovem fica ferido após queda de moto durante suposto racha em arena esportiva de Rio Branco

Publicado

em

Acidente ocorreu na Arena Race, na Estrada do Quixadá; vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro

Um jovem de 21 anos ficou ferido após sofrer uma queda de motocicleta na noite desta quinta-feira (18), na Arena Race de Esportes Radicais, localizada no km 3 da Estrada do Quixadá, na região do bairro São Francisco, em Rio Branco.

A vítima foi identificada como João Ícaro Sousa Araújo, que conduzia uma motocicleta Honda Fan 150, de cor vermelha. Segundo informações apuradas no local, o jovem participava de um suposto racha com outro motociclista quando, ao retornar pela pista, perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma placa da Arena Race, situada no início do trajeto.

Com a força do impacto, a motocicleta atingiu a estrutura e João Ícaro foi arremessado por cima da placa, caindo violentamente ao solo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico, que prestou os primeiros atendimentos ainda no local antes de encaminhar a vítima ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

No hospital, o jovem foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatados um corte no joelho direito, ferimento na cabeça e a amputação de uma unha do pé direito. Apesar das lesões, o estado de saúde do motociclista foi considerado estável.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

OAB/AC ajuíza ACP contra o Detran: “obstáculos ao exercício da advocacia”

Publicado

em

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, anunciou o protocolo de uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em virtude de uma série de exigências que geram obstáculos ao exercício da advocacia em processos administrativos do órgão. No processo, consta ainda um pedido de antecipação de tutela.

Baseado na defesa das prerrogativas, Rodrigo Aiache argumenta que o Detran vem exigindo a apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas e a aceitação exclusiva de assinatura eletrônica efetuada pelo GOV.BR — negando a validade de assinaturas de outras plataformas. Além disso, aponta a falta de um sistema eletrônico de protocolos, o que obriga os profissionais a realizarem o procedimento exclusivamente de forma física.

Para o presidente da Seccional acreana, existe uma grave violação do Estatuto da Advocacia, o que dificulta a defesa dos clientes.

“A Portaria 1.119 do Detran, infelizmente, ofende diversas prerrogativas e não podemos tolerar que isso aconteça. O advogado tem fé pública, não necessitando apresentar originais ou cópias autenticadas. Tentamos resolver por via administrativa, mas não houve resultado; por isso, ajuizamos o processo e não vamos retroceder”, finalizou Rodrigo Aiache.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre realiza pagamento da segunda parcela do 13º salário

Publicado

em

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Seguindo o cronograma anunciado pelo governador Gladson Camelí, o governo do Acre efetuou, nesta sexta-feira, 19, o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos mais de 56 mil servidores públicos estaduais, entre ativos, aposentados e pensionistas. Os valores já estão creditados nas contas, reafirmando o compromisso da gestão com a pontualidade e a valorização do funcionalismo público.

O pagamento contribui diretamente para o aquecimento da economia local neste período de fim de ano, fortalecendo o comércio e garantindo mais tranquilidade financeira às famílias acreanas.

O governador Gladson Camelí destacou que a regularidade do calendário salarial é resultado de uma gestão responsável e comprometida com os servidores públicos. “Os servidores são os grandes diamantes do Estado. Manter os salários e o 13º em dia é um compromisso inegociável, que demonstra respeito, responsabilidade e cuidado com quem dedica seu trabalho ao desenvolvimento do Acre”, ressalta.

O salário referente ao mês de dezembro seguirá o cronograma já divulgado: dia 27 de dezembro para correntistas do Banco do Brasil e dia 29 de dezembro para servidores que recebem por outras instituições financeiras.

Os contracheques estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado do Acre e no aplicativo MeuAC.

Comentários

Continue lendo