fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Autoridades lutam pela permanência do 10º Comando da PM em Brasiléia

Publicado

em

Vereadores, prefeito e seu vice, se reuniram com comandante para iniciar conversações

Alexandre Lima

Capitão Rômulo, comdante do 10º Comando da PM loclaizado em Brasiléia, foi convidado para falar sobre a eventual mudança - Foto: Alexandre Lima

Capitão Rômulo, comandante do 10º Comando da PM loclaizado em Brasiléia, foi convidado para falar sobre a eventual mudança – Foto: Alexandre Lima

O anuncio da possível transferência do 10º Comando da Polícia Militar existente a décadas na cidade de Brasiléia, para a cidade vizinha de Epitaciolândia, pegou de surpresa moradores e autoridades após a publicação da notícia onde contou com a presença do subcomandante e outros oficiais de Rio Branco, para visitar o possível novo local.

Com essa notícia, vereadores de Brasiléia chegaram a debater o assunto durante a sessão de segunda-feira, dia 18, onde demonstraram a surpresa e descontentamento sobre o fato da mudança. Compartilhando do pensamento, o prefeito convidou o atual comandante do 10º Batalhão, Capitão Rômulo, para melhor falar sobre o assunto em seu gabinete.

Segundo o Capitão, a catástrofe natural ocorrido a um ano atrás, fez que um projeto onde envolve a implementação da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron) do Ministério da Justiça, nas fronteiras do Acre, com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e o Estado do Acre, fosse acelerado.

O projeto será a construção, além do fortalecimento com mais homens, de um posto avançado na entrada da cidade de Epitaciolândia, onde terá toda uma estrutura de fiscalização com auxilio de câmeras espalhadas pelos comércios das duas cidades, juntamente com às pontes 24 horas.

Assim, provavelmente seria necessário a transferência do Comando, ficando na cidade de Brasiléia, apenas uma companhia no atual prédio próximo ao Ministério Público, oferecendo o mesmo serviço aos munícipes. Portanto, o continuará com a mesma segurança.

Os vereadores e prefeito questionaram a mudança caso aconteça, lembrando que Brasiléia irá ter grandes investimentos, como a construção do Polo da Ufac, instalação da Zona Franca, Parque Industrial, novo aeroporto, além de outros investimentos relacionados ao desenvolvimento em conjunto com o Peru através da Estrada do Pacífico.

O presidente da Câmara, Mário Jorge, juntamente com cinco vereadores, expressou a preocupação da mudança e irá sugerir criar uma comissão de vereadores para irem à Rio Branco, conversar com o comandante geral da PM para encontrar uma solução viável que não possa prejudicar o Município de Brasiléia.

Capitão Rômulo, comandante do 10º Comando da PM loclaizado em Brasiléia, foi convidado para falar sobre a eventual mudança - Foto: Alexandre Lima

Capitão Rômulo, comandante do 10º Comando da PM loclaizado em Brasiléia, foi convidado para falar sobre a eventual mudança – Foto: Alexandre Lima

Veja a vídeo-reportagem com Almir Andrade abaixo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo