Geral
Autoridades instalam mesa de diálogo para resolver crise de combustível em Cobija e Pando
Crise de combustível em Pando leva a negociações urgentes entre governo e manifestantes. Escassez afeta transporte e comércio; população enfrenta filas intermináveis em postos

A reunião, realizada na Avenida Internacional, busca soluções urgentes para a escassez de combustível, agravada por bloqueios em rotas estratégicas que impedem a chegada de caminhões-tanque à região.
Em meio ao desabastecimento crítico de gasolina e diesel que atinge Cobija e todo o departamento de Pando, autoridades nacionais e regionais instalaram uma mesa de diálogo na noite desta segunda-feira (2) para buscar soluções à escassez.
A reunião, realizada na Avenida Internacional, contou com a presença do governador Regis Germán Richter, líderes camponeses e representantes de setores afetados pelo bloqueio de rotas estratégicas, que impede a chegada de caminhões-tanque à região.

Diante do desabastecimento crítico de gasolina e diesel em Cobija e em todo o departamento de Pando, autoridades nacionais e regionais instalaram uma mesa de diálogo
Enquanto governo e manifestantes travam negociações marcadas por tensões, a escassez de gasolina e diesel paralisa o cotidiano em Pando. Comercialmente, a situação já é crítica: postos sem estoque, caminhões parados e mercadorias encalhadas. A população enfrenta filas que se estendem por horas, transporte público irregular e preços elevados no mercado informal de combustível.
“Se não normalizar em dois dias, fecharemos as portas”, alerta um comerciante do setor alimentício, enquanto outros relatam perdas diárias. O governador Regis Richter pressiona por acordo, mas bloqueios em rotas-chave e a falta de dólar continuam impedindo a chegada de caminhões-tanque.
A Bolívia enfrenta desde 2023 uma crise econômica decorrente da falta de dólar. O país quase esgotou suas reservas internacionais líquidas, que destina à importação de combustíveis para vendê-los no mercado interno a um preço subsidiado.
Efeitos em cadeia:
• Postos priorizam veículos de emergência
• Mercado negro de combustível se expande
• Serviços essenciais começam a ser afetados
O governo pressiona por um acordo que libere as vias de acesso e normalize o abastecimento, mas o impasse segue sem solução imediata. Enquanto isso, os pandinos continuam sofrendo as consequências da falta de combustível, que já se estende por dias.


A reunião, realizada na Avenida Internacional, contou com a presença do governador Regis Germán Richter, líderes camponeses e representantes de setores afetados pelo bloqueio de rotas estratégicas
Enquanto isso, a população local enfrenta longas filas em postos de gasolina e dificuldades no transporte, no comércio e no dia a dia, refletindo o impacto direto da falta de combustível na economia e na vida cotidiana de Pando.
A situação permanece tensa, e as autoridades pressionam por um acordo que permita o fluxo normal de abastecimento na região.
Veja vídeo com TV GO Vision e Kike Kavala:
Comentários
Geral
Prefeito de Tarauacá determina apuração de vídeo que denuncia suposto desvio de lenha da secretaria de obras
Morador alega que caminhão carregado saiu do pátio da pasta com destino a olaria do filho do secretário; gestor municipal defende investigação formal por órgãos de controle

O autor do vídeo afirma que pretende formalizar a denúncia junto aos órgãos competentes e buscar esclarecimentos diretamente com o secretário. Foto: captada
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, determinou a apuração interna de um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (13) com denúncias contra o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Delmar Damasceno. Nas imagens, um morador filma a saída de um caminhão caçamba azul carregado com lenha do pátio da secretaria e afirma que a carga se destinaria a uma olaria em Feijó pertencente ao filho do gestor.
“Já determinei a apuração dos fatos para melhor esclarecimento”, afirmou o prefeito, que está em Brasília em busca de emendas parlamentares. Ele também defendeu que a denúncia seja formalizada junto aos órgãos de controle. “Eu gostaria que a pessoa que fez a denúncia levasse aos órgãos de controle para poder estar averiguando de forma mais apropriada.”
Rodrigo Damasceno declarou ser “totalmente contra” qualquer prática de uso indevido de recursos públicos, mas disse acreditar que não houve irregularidade por parte do secretário. “Deduzo que o secretário também não cometeria um equívoco dessa natureza. Nós vamos apurar. Se houve, as pessoas responsáveis serão devidamente responsabilizadas.”
O vídeo, que circulou amplamente em grupos de WhatsApp e sites de notícias do Acre, mostra o caminhão deixando o pátio da Secretaria de Obras, onde também aparecem máquinas e outros veículos públicos. O narrador questiona a suposta utilização da estrutura municipal para fins particulares e afirma que o episódio revelaria “como as coisas funcionam” dentro da administração.
Secretário não respondeu

Denúncia aponta que caminhão da Secretaria de Obras teria transportado lenha para cerâmica ligada à família do secretário. Foto: captada
Veja vídeo:
Comentários
Geral
Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Polícia Militar do Estado (PMAC), publicou o Edital nº 067/2026 no Diário Oficial desta sexta-feira, 6, que convoca candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Aluno Oficial Combatente para a etapa de inspeção de saúde, de caráter eliminatório.
A convocação segue a ordem de classificação final do certame e a inspeção de saúde tem como finalidade verificar se os candidatos apresentam condições físicas e psíquicas compatíveis com as exigências do Curso de Formação Profissional e com o exercício das atribuições do cargo.
Os exames serão realizados de forma presencial até o dia 23 de fevereiro, no horário das 7h30 às 13h, nos seguintes locais: 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, e Diretoria de Saúde da PMAC, em Rio Branco. Para a avaliação, é obrigatório o comparecimento do candidato munido de documento oficial de identificação com foto, além da apresentação dos exames laboratoriais e toxicológicos atualizados conforme a lista contida em edital.
A inspeção de saúde é uma etapa eliminatória, em que o candidato será considerado apto ou inapto. O não comparecimento, bem como a ausência a qualquer exame ou de documento exigido, poderá resultar na eliminação do concurso.
Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Militar do Estado do Acre, pelo telefone (68) 98107-5200, ou com a Sead, pelo e-mail [email protected], no horário das 7h30 às 13h.
The post Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher foragida da Justiça em Tarauacá
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Tarauacá, cumpriu na tarde da última quinta-feira, dia 5, um mandado de prisão contra uma mulher identificada pelas iniciais E.C.C.S., de 30 anos, que estava foragida da Justiça.

A prisão ocorreu na Rua Manoel Lourenço, em via pública. De acordo com a polícia, a suspeita não ofereceu resistência no momento da abordagem e foi conduzida normalmente até a delegacia.
Segundo as investigações, E.C.C.S. é acusada de ter atentado contra a vida de outra mulher, desferindo golpes de faca. A vítima conseguiu fugir e, graças a isso, sobreviveu ao ataque.
Após a captura, a mulher foi encaminhada para a unidade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Ela permanece à disposição da Justiça para responder pelo crime.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL








Você precisa fazer login para comentar.