Geral
Autoridades instalam mesa de diálogo para resolver crise de combustível em Cobija e Pando
Crise de combustível em Pando leva a negociações urgentes entre governo e manifestantes. Escassez afeta transporte e comércio; população enfrenta filas intermináveis em postos

A reunião, realizada na Avenida Internacional, busca soluções urgentes para a escassez de combustível, agravada por bloqueios em rotas estratégicas que impedem a chegada de caminhões-tanque à região.
Em meio ao desabastecimento crítico de gasolina e diesel que atinge Cobija e todo o departamento de Pando, autoridades nacionais e regionais instalaram uma mesa de diálogo na noite desta segunda-feira (2) para buscar soluções à escassez.
A reunião, realizada na Avenida Internacional, contou com a presença do governador Regis Germán Richter, líderes camponeses e representantes de setores afetados pelo bloqueio de rotas estratégicas, que impede a chegada de caminhões-tanque à região.

Diante do desabastecimento crítico de gasolina e diesel em Cobija e em todo o departamento de Pando, autoridades nacionais e regionais instalaram uma mesa de diálogo
Enquanto governo e manifestantes travam negociações marcadas por tensões, a escassez de gasolina e diesel paralisa o cotidiano em Pando. Comercialmente, a situação já é crítica: postos sem estoque, caminhões parados e mercadorias encalhadas. A população enfrenta filas que se estendem por horas, transporte público irregular e preços elevados no mercado informal de combustível.
“Se não normalizar em dois dias, fecharemos as portas”, alerta um comerciante do setor alimentício, enquanto outros relatam perdas diárias. O governador Regis Richter pressiona por acordo, mas bloqueios em rotas-chave e a falta de dólar continuam impedindo a chegada de caminhões-tanque.
A Bolívia enfrenta desde 2023 uma crise econômica decorrente da falta de dólar. O país quase esgotou suas reservas internacionais líquidas, que destina à importação de combustíveis para vendê-los no mercado interno a um preço subsidiado.
Efeitos em cadeia:
• Postos priorizam veículos de emergência
• Mercado negro de combustível se expande
• Serviços essenciais começam a ser afetados
O governo pressiona por um acordo que libere as vias de acesso e normalize o abastecimento, mas o impasse segue sem solução imediata. Enquanto isso, os pandinos continuam sofrendo as consequências da falta de combustível, que já se estende por dias.

A reunião, realizada na Avenida Internacional, contou com a presença do governador Regis Germán Richter, líderes camponeses e representantes de setores afetados pelo bloqueio de rotas estratégicas
Enquanto isso, a população local enfrenta longas filas em postos de gasolina e dificuldades no transporte, no comércio e no dia a dia, refletindo o impacto direto da falta de combustível na economia e na vida cotidiana de Pando.
A situação permanece tensa, e as autoridades pressionam por um acordo que permita o fluxo normal de abastecimento na região.
Veja vídeo com TV GO Vision e Kike Kavala:
Comentários
Geral
Polícia Militar promove curso de saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho
Em uma iniciativa inédita e estratégica, a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), por meio de sua Diretoria de Recursos Humanos (DRH/PMAC), em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através do programa de Capelania Institucional, anuncia o lançamento do Curso SeRH Feliz – Capacitação em Saúde Mental e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho. O curso, que ocorrerá em Rio Branco/AC de 04 a 08 de agosto de 2025, visa fortalecer a saúde mental e promover uma cultura organizacional positiva entre os profissionais da segurança pública.
A capacitação será conduzida por instrutores da Polícia Civil do Distrito Federal, idealizadores do Programa SeRH Feliz, e por profissionais da Polícia Militar do Estado do Acre. A proposta é oferecer uma formação de excelência, embasada nos aportes da Psicologia Positiva Organizacional, Neurociência Aplicada e abordagens Cognitivo-Comportamentais. O objetivo central é desenvolver competências emocionais, promover a valorização humana e prevenir o adoecimento psíquico, reconhecendo a crescente complexidade e as exigências emocionais do ambiente de trabalho na segurança pública.
O programa foi concebido para atender à demanda por práticas de gestão mais humanizadas, que impactam diretamente na motivação, produtividade e comprometimento das equipes. Segundo os organizadores, a iniciativa busca ampliar o engajamento e a produtividade por meio do autoconhecimento, melhorar a comunicação e as relações interpessoais, e desenvolver a inteligência emocional aplicada à liderança em contextos de pressão. Além disso, visa fortalecer o clima organizacional e o senso de pertencimento, reforçando a imagem institucional da PMAC como uma organização comprometida com o cuidado integral de seus profissionais.
Com uma carga horária total de 70 horas-aula, o curso será oferecido em modalidade híbrida (presencial e a distância). As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através de um link específico e também pela plataforma da Escola Virtual do Governo. Esta ação representa um avanço significativo nas políticas de valorização dos profissionais da segurança pública, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional mais saudável, resiliente e alinhada com os desafios contemporâneos da gestão pública humanizada.
A expectativa é que o Curso SeRH Feliz proporcione ferramentas práticas baseadas em modelos como o PERMA de Martin Seligman, favorecendo o “florescimento humano” nas organizações públicas. A união de esforços entre a PMAC e a PCDF demonstra um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus servidores, essenciais para o desempenho de suas funções e para o serviço prestado à sociedade.
Comentários
Geral
Regional do Alto Acre registra queda de até 55% em casos de roubo no primeiro semestre de 2025
Relatório do MPAC aponta redução em homicídios, feminicídios e roubos; Brasiléia e Assis Brasil se destacam com quedas de 55% e 75%, respectivamente

O Observatório de Análise Criminal do MPAC atua no monitoramento e avaliação das políticas públicas de segurança, colaborando com os órgãos responsáveis. Foto: cedida
A regional do Alto Acre apresentou avanços significativos na segurança pública no primeiro semestre de 2025, com quedas expressivas em homicídios, feminicídios e roubos, segundo relatório do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre (MPAC). Os dados, publicados no Diário Oficial, revelam que os homicídios dolosos caíram 5%, enquanto os feminicídios tiveram redução de 20% em comparação com o mesmo período de 2024.
Segundo o levantamento do MPAC, houve redução nos índices de homicídios dolosos, feminicídios e roubos em diversas regiões do estado. Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, os números refletem o esforço conjunto das forças de segurança e as políticas públicas implementadas pelo governo estadual.
Destaques na região de fronteira
Brasiléia registrou a maior queda em Mortes Violentas Intencionais (MVI), com redução de 60%. Já Assis Brasil teve desempenho ainda mais expressivo, com queda de 75% nos casos de roubo. No Alto Acre como um todo, os roubos diminuíram 55%. O relatório aponta ainda uma expressiva redução nos casos de roubo em todo o estado. Foram registrados 794 casos em 2025, contra 1.053 no mesmo período de 2024 — uma queda de 24,6%.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, atribui os resultados às políticas públicas e ao trabalho integrado das forças de segurança. “Os números comprovam a eficácia das estratégias adotadas, que vão desde o reforço no policiamento até ações de inteligência”, afirmou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, atribui os resultados às políticas públicas e ao trabalho integrado das forças de segurança. Foto: cedida
José Américo Gaia disse mais. “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. As ações integradas, o investimento em inteligência e o fortalecimento do policiamento estão dando frutos. A queda expressiva em crimes graves, como homicídios e roubos, demonstra nosso compromisso com a paz social e a segurança da população acreana”, destacou Gaia.
A expectativa é que a tendência de queda se mantenha no segundo semestre, consolidando a região como exemplo de redução da criminalidade no estado.

Segundo o levantamento, houve redução nos índices de homicídios dolosos, feminicídios e roubos em diversas regiões do estado. Foto: cedida
Comentários
Geral
Militares apreendem entorpecentes no Rui Lino
Militares do 1° Batalhão de Polícia Militar prenderam um indivídu por tráfico de entorpecentes. Fato ocorreu na terça-feira, 15, em uma praça pública na Rua Padre Paulino, Rui Lino. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima que indicava um indivíduo comercializando drogas no local. Com a aproximação das equipes, o suspeito demonstrou nervosismo e tentou se desfazer de uma sacola contendo as substâncias ilícitas, mas foi rapidamente contido e abordado.
Durante a busca pessoal, foram encontradas diversas cédulas com o envolvido. No local onde ele havia arremessado a sacola, os policiais localizaram 45 pedras de uma substância semelhante a crack, prontas para venda ou consumo, pesando aproximadamente 28 gramas. Além disso, uma pedra maior, ainda não fragmentada e também parecida com crack, pesando cerca de 76 gramas, foi apreendida.
Os policiais encaminharam o envolvido juntamente com todo material ilícito apreendido à delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.
Você precisa fazer login para comentar.