Acre
Autoridades bolivianas alertam sobre a grave crise ambiental em Cobija – Pando

Cobija, capital do Departamento de Pando – Bolívia | Foto: Alexandre Lima
Nesta segunda-feira, 9 de outubro, autoridades da cidade de Cobija, localizada no departamento de Pando, Bolívia, fizeram um apelo urgente em uma conferência de imprensa para chamar a atenção para a séria crise ambiental que assola a região. Líderes comunitários e representantes da gestão local expressaram sua preocupação com a degradação crescente da área protegida conhecida como “Puencarodovía”.
Nas palavras das autoridades, a área protegida está enfrentando uma série de ameaças, incluindo incêndios florestais descontrolados e desmatamento que estão destruindo a vegetação que é crucial para a preservação dos recursos hídricos da região. O arroio Guayca, que abastece todo o município de Cobija, está sofrendo com uma diminuição alarmante do nível da água, colocando em risco o fornecimento de água potável para a comunidade.
O presidente da Comunidade de Gestão local apelou às autoridades para tomarem medidas drásticas contra aqueles que estão envolvidos em queimadas indiscriminadas e atividades de degradação ambiental. Ele também pediu à população que se conscientize sobre a importância de preservar os recursos naturais da região, que desempenham um papel fundamental no fornecimento de água potável.
A área protegida em questão é classificada como um “ACMI” (Área de Conservação Municipal de Importância) e tem um status nacional, o que significa que a preservação desse ecossistema é de importância crítica não apenas para Cobija, mas para toda a Bolívia.
As autoridades também anunciaram que estão dispostas a receber denúncias da comunidade sobre atividades prejudiciais ao meio ambiente, como queimadas e desmatamento, e tomarão medidas legais contra os infratores.
Comentários
Acre
Jovem é executado a tiros em suposta emboscada no Cidade do Povo
Marcus Paulo Lima Nunes, de 25 anos, foi alvejado na cabeça e no peito; polícia investiga possível ligação com guerra entre facções
RIO BRANCO — Um jovem de 25 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (11) no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na capital acreana. A vítima, identificada como Marcus Paulo Lima Nunes, foi executada com ao menos seis disparos, que atingiram a cabeça e o peito, em plena via pública da Rua Sargento Marciel, na Quadra 14B.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, Marcus estava em casa quando foi chamado por dois homens que se aproximaram em uma bicicleta. O trio caminhou até o local do crime, onde o jovem foi surpreendido por uma emboscada. Os criminosos sacaram armas de fogo e atiraram à queima-roupa, fugindo em seguida.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou ao local duas ambulâncias, de suporte básico e avançado. No entanto, os profissionais constataram o óbito ainda no local.
A área foi isolada por militares do 2º Batalhão para o trabalho da perícia criminal. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.
A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), iniciou as investigações preliminares e não descarta a hipótese de que o crime esteja relacionado à guerra entre facções rivais que disputam territórios em Rio Branco. O caso será transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Acre
Motociclista morre ao colidir contra muro em Senador Guiomard
Francisco Teixeira de Almeida, de 55 anos, não resistiu ao impacto após perder o controle da moto em alta velocidade
SENADOR GUIOMARD — Um grave acidente de trânsito resultou na morte do motociclista Francisco Teixeira de Almeida, de 55 anos, na noite desta sexta-feira (11), na Rua Oscar Paiva, no centro de Senador Guiomard, no interior do Acre.
Segundo testemunhas, Francisco conduzia uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha, em alta velocidade e, aparentemente sob efeito de bebida alcoólica, perdeu o controle ao tentar fazer uma curva. A moto colidiu frontalmente contra o muro de uma residência.
Moradores da região ouviram o forte impacto e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma unidade de suporte avançado. Contudo, ao chegarem ao local, os profissionais constataram que a vítima já estava sem vida.
Policiais militares do 4º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia técnica. O corpo de Francisco foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de necropsia.
O caso será registrado como acidente de trânsito com vítima fatal.
Comentários
Acre
Suspeito de comandar ponto de distribuição de drogas é preso na Baixada da Sobral
Bruno Assis Dossimo foi flagrado com papelotes de Skunk e dinheiro trocado em residência já conhecida pela movimentação do tráfico
RIO BRANCO — Uma ação da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de Bruno Assis Dossimo, na noite desta sexta-feira (11), acusado de comandar um centro de distribuição de drogas na Rua Campo Novo, bairro Airton Sena, na Baixada da Sobral.
De acordo com os militares, a guarnição realizava patrulhamento a pé pela localidade quando avistou um indivíduo saindo de uma residência em atitude suspeita. O homem, ao perceber a aproximação dos policiais, subiu rapidamente em uma bicicleta e se afastou em alta velocidade. Pouco depois, Bruno surgiu no portão da mesma casa e, ao notar a presença dos agentes, tentou fugir correndo, mas foi contido.
A residência já era alvo de denúncias por ser ponto frequente de comercialização de entorpecentes, o que reforçou as suspeitas da guarnição. Durante a abordagem, os policiais encontraram com Bruno uma bolsa contendo uma quantidade significativa de dinheiro em notas trocadas e diversos papelotes de Skunk — uma variedade de maconha com alto teor de THC — prontos para a venda.
Diante do flagrante, Bruno recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com o material apreendido. Ele deve responder por tráfico de drogas. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a possível participação de outros envolvidos no esquema.
Você precisa fazer login para comentar.