Cotidiano
Autofinanciamento e doações garantem a campanha de Coronel Ulysses
Faltando apenas nove dias para as eleições, o candidato a governador, Coronel Ulysses Araújo (PSL), vem participando várias carreatas Pró-Bolsonaro por todo o Estado com o objetivo de unir a população. O candidato continua fazendo visitas em comércios e se reunindo com lideranças comunitárias, participando de caminhadas e adesivaços.
“É dessa maneira que seguiremos até o final. Com uma campanha limpa, com humildade, com honestidade e amor no coração. Assim, Deus nos abençoará e nos colocará no 2° turno destas eleições”, afirmou o candidato, que vem sendo acompanhado pelo candidato a vice-governador, Réssini Jarude, o candidato ao Senado, Paulo Pedrazza, e os candidatos deputado (federal e estadual).
Para se manter na disputa ao governo, o candidato de Bolsonaro no Acre recorreu ao autofinanciamento, recebendo também doações de amigos e candidatos da própria coligação.
“Estamos buscando um exemplo de gestão dentro da própria campanha, realizando muito com pouco recurso, trabalhando apenas com pessoas que buscam a mudança, empenhadas em realizar a nova revolução acreana, uma campanha feita pelas pessoas que amam o Acre e querem que o Estado seja próspero”, afirmou Coronel Ulysses.
O candidato do “Mito” afirmou ser contra a utilização da verba pública disponibilizada para os partidos realizarem campanha, porque o dinheiro deveria ser utilizado como investimento em saúde, educação e segurança pública.
“Os outros partidos utilizam a verba pública para a campanha, para garantir uma campanha de gente rica, enquanto a população sofre com a falta dos serviços públicos. Isso não é justo com a população, por isso continuamos trabalhando com doações de voluntários para fazer o bem pelo nosso Estado”, finalizou.
Comentários
Cotidiano
Vereadora Eliade vistoria ponte deteriorada em Epitaciolândia e anuncia reparos emergenciais
Estrutura que liga o bairro José Hassem à Avenida Internacional apresenta madeiras comprometidas; Prefeitura já tem material para substituição e promete agilizar obras

O objetivo foi avaliar de perto as condições da estrutura, que apresenta madeiras comprometidas pelo tempo, oferecendo riscos à segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Foto: assessoria
Nesta quarta-feira (13), a vereadora Eliade (PL) liderou uma vistoria técnica na ponte que conecta o bairro José Hassem à Avenida Internacional, em Epitaciolândia. Acompanhada pelo secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, pela secretária de Administração, Regiane, e por Cleudes, representante da Defesa Civil, a parlamentar constatou os riscos causados pela deterioração da estrutura, que tem madeiras comprometidas pelo tempo e uso intenso.

Segundo a parlamentar, a Prefeitura de Epitaciolândia já recebeu a doação de árvores que serão utilizadas na substituição das madeiras deterioradas. Foto: assessoria
Problema na estrutura exige ação rápida
A ponte, utilizada diariamente por motoristas, ciclistas e pedestres, apresenta condições precárias que ameaçam a segurança. Eliade destacou que a Prefeitura já recebeu a doação de madeiras para substituição das partes danificadas, garantindo maior resistência à estrutura.
A ação conta com o apoio direto do prefeito Sérgio Lopes (PL), que se comprometeu a priorizar os reparos.
“Estamos tratando essa situação como urgente. Essa ponte é estratégica para a mobilidade urbana e não podemos esperar o pior”, afirmou a vereadora.

A expectativa é que os reparos comecem nos próximos dias, minimizando os transtornos para a população e garantindo mais segurança para todos. Foto: assessoria
Obras devem começar em breve
Considerada uma das principais vias de acesso entre a zona residencial e o centro da cidade, a ponte do José Hassem é vital para o deslocamento de moradores e o funcionamento do comércio local. A expectativa é que os serviços de recuperação tenham início nos próximos dias, reduzindo os transtornos e garantindo maior segurança à população.

A ponte do bairro José Hassem é um dos principais acessos entre a região residencial e a área central da cidade, conectando moradores, comércios e serviços essenciais. Foto: assessoria
Comentários
Cotidiano
Brasil perde vegetação natural equivalente ao tamanho da Bolívia em 40 anos

Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do país • Getty Images
O Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares, entre 1985 e 2024, o que corresponde a cerca de 2,9 milhões de hectares de áreas naturais por ano. Esse espaço é equivalente a 13% do território nacional, área é maior do que a Bolívia.
Os dados foram revelados pelo MapBiomas nesta quarta-feira (13).
A perda de áreas naturais, acontece durante a transformação dessas terras para o uso de terras pastagem e agricultura. A área ocupada com pastagem cresceu 62,7 milhões de hectares e a agricultura, 44 milhões de hectares.
Os municípios que têm a agropecuária como atividade que ocupa a maior parte de seu território subiu de 47% em 1985, com 420 municípios, para 59%, 1037 municípios em 2024.
Os estados com maior área de agricultura em relação ao tamanho do seu território são:
- Paraná 34%
- São Paulo 33%
- Rio Grande do Sul 30%
“Até 1985, ao longo de quase cinco séculos com diferentes ciclos da expansão da fronteira agrícola, o Brasil converteu 60% de toda área hoje ocupada pela agropecuária, mineração, cidades, infraestrutura e outras áreas antrópicas Já os 40% restantes dessa conversão ocorreram em apenas quatro décadas, de 1985 a 2024”, diz Tasso Azevedo Coordenador Geral do MapBiomas.
Perda de biomas
A Amazônia perdeu 52,1 milhões de hectares de áreas naturais nos últimos 40 anos. Foi o bioma mais afetado. No bioma, três em cada cinco hectares de agricultura surgiram nos últimos 20 anos.
O Cerrado perdeu 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1985 e 2024. Na Caatinga, essa redução foi de 9,2 milhões de hectares. Já na Mata Atlântica, foram 4,4 milhões de hectares. No Pantanal ocorreu a perda de 1,7 milhão de hectares de áreas naturais.
O Pampa foi o bioma com a maior perda proporcional de vegetação nativa nos últimos 40 anos, com a perda de 3,8 milhões de hectares.
“O auge dessa transformação foi entre 1995 e 2004, quando o desmatamento atingiu os maiores picos. Mas entre 2005 e 2014, registrou-se a menor perda líquida de florestas desde 1985. Essa tendência se inverteu nessa última década, que foi marcada por degradação, impactos climáticos e avanço agrícola”, enfatiza Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas e pesquisadora do IPAM.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
São Francisco vence o Náuas na abertura do Estadual da 2ª Divisão

Foto Glauber Lima: Leozinho marcou o gol da vitória do São Francisco
O São Francisco venceu o Náuas, de Cruzeiro do Sul, por 1 a 0 nesta terça, 12, na Arena da Floresta, no jogo de abertura do Campeonato Estadual da 2ª Divisão. Leozinho marcou o gol dos Católicos.
Bem disputado
São Francisco e Náuas realizaram uma partida bem disputada desde o início, mas de poucas jogadas de gols.
Aos 35, Kikinha fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou. Leozinho bateu de primeira para fazer 1 a 0.
Na segunda etapa, os dois treinadores realizaram mudanças nas equipes e a partida seguiu com poucas oportunidades de gols. No fim, o São Francisco manteve o favoritismo e estreou com vitória.
Fala, Erick!
“Estreia é sempre muito complicado, mas conseguimos vencer e esse era o principal objetivo. Nossa equipe vai evoluir com a sequência dos jogos e vamos lutar por esse acesso”, declarou o técnico São Francisco, Erick Rodrigues.
Tião Bocalom
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Pl), foi um dos convidados para a abertura do Estadual da 2ª Divisão e elogiou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, pela condução da entidade.
“O Adem é um amigo pessoal e tenho certeza da possibilidade de colocar empreendedorismo no futebol. O Estado ajuda cedendo a Arena da Floresta e a Prefeitura pretende ajudar também neste campeonato”, declarou Tião Bocalom.
Santa Cruz x Atlético
A fase de classificação do Campeonato Estadual da 2ª Divisão terá sequência na quinta, 14, a partir das 18 horas, com o duelo entre Santa Cruz e Atlético. As duas equipes são favoritas ao título.

Foto Sueli Rodrigues: Prefeito Tião Bocalon participou da abertura do Estadual da 2ª Divisão
Você precisa fazer login para comentar.