Conecte-se conosco

Cotidiano

Austrália vence a Irlanda por 1 a 0 em estreia na Copa Feminina

Publicado

em

Anfitriãs foram melhores ao longo dos 90 minutos e mereceram a vitória. Com o resultado, australianas largam na frente no Grupo B

A Austrália começou com o pé direito a sua participação na Copa do Mundo feminina. Na manhã desta quinta-feira (20), em sua estreia na competição, a seleção — que é uma das anfitriãs ao lado da Nova Zelândia — confirmou o favoritismo ao vencer por 1 a 0 a Irlanda. O jogo foi pelo Grupo B, no estádio Olímpico de Sydney, que recebeu 75.784 pessoas para a cerimônia de abertura e o jogo de estreia do selecionado da casa.

Soccer Football – FIFA Women’s World Cup Australia and New Zealand 2023 – Group B – Australia v Republic of Ireland – Stadium Australia, Sydney, Australia – July 20, 2023
Australia’s Steph Catley celebrates scoring their first goal REUTERS/Jaimi Joy

Catley, de pênalti, no início do segundo tempo, fez o gol. O jogo teve arbitragem brasileira. Edina Alves no apito; Neuza Back e Leila Cruz como auxiliares. Apesar do placar magro, a Austrália — sem a estrela Sam Kerr, lesionada — foi superior, com maior posse (66%) e finalizando 13 vezes a gol, contra oito das irlandesas (mas sete após os 30 da etapa final).

Assim, chega aos três pontos neste grupo, que ainda tem Nigéria e Canadá, que se enfrentam também nesta quinta-feira, às 23h30 (de Brasília). Dessa forma, as seleções dos países anfitriões da competição começam bem as suas campanhas. Afinal, um pouco antes, no jogo de abertura, em Aukland, a Nova Zelândia fez 1 a 0 na Noruega, pelo Grupo A, numa grande surpresa.

Austrália despacha a zebra

No primeiro tempo, a Austrália teve o mando do jogo, mas pouca inspiração ofensiva. Assim, limitou-se a ter duas oportunidades, mas com pouco perigo para o gol de Brosnan. Tirando um chute para fora de Foord e uma finalização de Gorry nas mãos da goleira irlandesa, nada de emocionante ocorreu. Já no segundo tempo a coisa mudou. Aos seis minutos, Sheva derrubou Cooney Cross na área. Pênalti marcado pela brasileira Edina Alves. A lateral Catley cobrou e colocou a Austrália na frente.

Como Sheva não estava inspirada como parceira de ataque de Carusa, a ténica irlandesa Vera Pauw tentou dar mais volume colocando Lucy Quinn. Mas era a Austrália que mandava na partida. Foord quase marcou de cabeça. No finzinho, a Irlanda foi para o abafa e quase empatou nos acréscimos. Aos 50, McCabe chutou, para defesa de Arnold. No escanteio, Quinn cabeceou de raspão. Porém, o resultado final fez justiça.

Na segunda rodada, a Austrália enfrenta a Nigéria (dia 27, em Perth) e a Irlanda terá pela frente o Canadá (dia 26, também em Perth).

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Decretos liberam mais de R$ 3 milhões em suplementações no orçamento de Tarauacá

Publicado

em

Foto: reprodução

A Prefeitura de Tarauacá publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 29, uma série de decretos municipais que autorizam a abertura de créditos adicionais suplementares no Orçamento Programa de 2025. As medidas, assinadas pelo prefeito Rodrigo Damasceno, somam mais de R$ 3 milhões e têm como base autorizações previstas nas Leis Municipais nº 1.100/2024 e nº 2025.001/2025.

Os recursos foram destinados a diversas secretarias e fundos municipais, com foco no custeio da máquina pública, pagamento de pessoal, obrigações patronais, material de consumo, serviços, obras, equipamentos, indenizações e manutenção de programas sociais, educacionais e administrativos.

Principais áreas beneficiadas

Entre os setores contemplados pelos decretos estão:

• Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com recursos para material, serviços, obras, folha de pagamento e encargos;

• Secretaria Municipal de Educação, incluindo verbas do FUNDEB, FNDE e Salário-Educação, voltadas à aquisição de materiais, serviços e investimentos;

• Secretaria Municipal de Promoção Social e Fundo Municipal de Assistência Social, com reforço orçamentário para pagamento de pessoal, contratações, serviços e benefícios;

• Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Casa Civil, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente;

• Câmara Municipal de Tarauacá, com suplementações para despesas administrativas, pessoal e aquisição de equipamentos.

Origem dos recursos

Os créditos suplementares foram viabilizados por:

• Anulação parcial de dotações;

• Excesso de arrecadação, conforme o artigo 43 da Lei Federal nº 4.320/1964;

• Superávit financeiro de exercícios anteriores;

• Transferências constitucionais e voluntárias, incluindo recursos do FUNDEB, FNDE, União e fundos específicos.

Todos os decretos entram em vigor na data de suas respectivas publicações, revogando disposições em contrário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá bate o Independência e assume liderança do Estadual

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Diguda(11) marcou um dos gols da vitória do Tourão

O Humaitá bateu o Independência por 3 a 0 nesta quarta, 28, no Tonicão, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 com 7 pontos. Lucas Coutinho, Diguda e André Lima marcaram os gols do Tourão.

Humaitá dominou

O Humaitá começou marcando forte e tentando construir jogadas de ataque. O Tourão dominava a partida quando Lucas Coutinho acertou um belo chute para fazer 1 a 0.

Na volta para segunda, o técnico Ivan Mazzuia promoveu as entradas de Joel e Gabriel Ramos. Contudo, o Humaitá voltou no mesmo ritmo e ampliou com Diguda.

Aos 22, a bola foi cruzada e André Lima escorou para fechar o placar. Final Humaitá 3 x 0 Independência.

Fala, Pina!

“Fizemos uma grande partida em todos os sentidos. Marcamos forte e conseguimos criar as jogadas. Podemos seguir evoluindo para chegar ainda mais forte na fase decisiva do campeonato”, declarou o técnico do Humaitá, Rogério Pina.

Lanterna e pressão

A derrota deixa o Independência na lanterna do Estadual com 1 ponto e aumenta a pressão sob o técnico Ivan Mazzuia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

São Francisco e Rio Branco fazem confronto por vaga dentro do G4

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Marllon vai ser um dos titulares do Rio Branco

São Francisco e Rio Branco fazem nesta quinta, 29, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, um confronto pela 3ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi 2026. As duas equipes somam três pontos e quem vencer ficará na zona de classificação para semifinal do torneio.

São Francisco

O técnico Daniel Pereira confirmou a volta do atacante Adriano entre os titulares, mas não definiu quem joga no lugar do lateral Weverton, com uma lesão no joelho direito. O São Francisco venceu o confronto diante o Independência e tentará a segunda vitória.

Rio Branco

No Rio Branco, os volantes Tiago e Marlon e o atacante Santini foram regularizados e são opções importantes para o confronto. O Rio Branco vem de derrota e vai tentar a recuperação no Estadual.

Na arbitragem

José Costa apita São Francisco e Rio Branco. Divanilson Martins e Deusdete Bonete serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo