Geral
Aumento das internações no país destaca importância dos exames na prevenção de doenças cardíacas

FREEPIK
Em 15 anos, internações aumentaram em quase 160%, com crescimento de 10% nos casos entre jovens com até 30 anos
Família completa no hospital para cuidar da saúde do coração: o pai, Renato, de 45 anos, a mãe, Renata, de 41, e os filhos Matheus, 21, João Victor, 16, e Isabelle, 15. Os cinco passaram uma tarde no hospital para uma bateria de exames. Isabelle, a filha mais nova, foi diagnosticada com arritmia cardíaca ainda criança. Ela também recebeu diagnóstico de hipotireoidismo, um problema na glândula tireoide, quando há queda na produção dos hormônios T3 e T4.
Segundo o pai, Renato de Araujo, a condição de Isabelle inspira cuidados e faz com que todos fiquem mais atentos. “Muitas doenças podem ser silenciosas e a prevenção é sempre o melhor tratamento. Além disso, problemas cardíacos podem ser hereditários, então nada melhor do que cuidar.”
A prevenção é, de fato, o melhor caminho, especialmente em um cenário de aumento de problemas cardíacos no Brasil. Levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que o número de internações por infarto no país aumentou em quase 160% entre 2008 e 2022. Entre os homens, o aumento foi de 158%, passando de 5.282 internações em 2008 para 13.645, em 2022. Entre as mulheres, o acréscimo foi de 157%, com média de 1.930 em 2008 para 4.973 em 2022.
Pacientes jovens
No período analisado, também aumentaram as internações de jovens com até 30 anos. Os casos de infartos nessa população tiveram acréscimo de 10% no período, ainda segundo análise do INC, com base em dados do Ministério da Saúde.
O cardiologista do Hospital São Marcelino Champagnat, José Augusto Fortes, acredita que dois fatores podem explicar o aumento de doenças cardíacas em jovens. “O estilo de vida, com má alimentação, falta de exercícios e uso de cigarro, é uma das hipóteses. Mas hoje em dia, as pessoas também têm mais acesso à saúde e, por isso, descobrem doenças de forma precoce. O importante é a mensagem de que o diagnóstico, de fato, previne o pior”, pontua.
Tarde de exames
Eram 13h30 quando a família chegou ao hospital. Todos fizeram a coleta de sangue para exames laboratoriais: colesterol, hemoglobina, hemograma, triglicerídeos, entre outros. Depois, foram chamados para os exames cardiológicos: teste ergométrico computadorizado, ecodopplercardiograma transtorácico e Doppler. Esses exames avaliam a frequência cardíaca, o tamanho do coração e das cavidades cardíacas, além da quantidade de fluxo sanguíneo em diferentes partes do corpo. Para encerrar, foi feita uma consulta clínica com o cardiologista para avaliação das condições físicas gerais. Às 16h30, todos já estavam liberados para ir embora. “A possibilidade de realizar todos os exames no mesmo dia é algo muito prático e eficaz. A correria do dia a dia muitas vezes dificulta nossa busca por cuidados de saúde”, avalia Renato, que é proprietário de uma empresa de serviços automotivos.
A família Araujo participou do programa Viva Cardio, desenvolvido pelo Hospital São Marcelino Champagnat. A iniciativa possibilita que pacientes realizem todos os exames para a saúde do coração em uma única tarde. Após sete dias, os pacientes são chamados novamente ao hospital para uma nova avaliação com cardiologista. Na ocasião, o paciente recebe os resultados dos exames, bem como as instruções previstas pelo profissional em cada caso.
Hábitos saudáveis
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano devido a doenças do coração. De acordo com dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), aproximadamente 23% dos brasileiros nunca consultaram um cardiologista.
A principal forma de prevenir doenças cardiovasculares é manter um estilo de vida saudável. “Não há muito segredo. É preciso controlar o peso, ter uma alimentação mais saudável, com menos fritura e menos carne vermelha. O ideal é não abusar do álcool e evitar o cigarro. A avaliação médica também deve ser frequente”, complementa o cardiologista.
Central Press
Comentários
Geral
Trabalho investigativo da Polícia Civil resulta em pena de mais de 11 anos por tráfico e associação
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, reafirma seu compromisso no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada e destaca que, na última terça-feira, 17, oficiais investigadores de polícia civil efetuaram a prisão de uma mulher com as iniciais, J.R.S., de 31 anos à época dos fatos, condenada pela Justiça a mais de 11 anos de reclusão e detenção pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munição. A ação evidencia a eficácia do trabalho investigativo e o cumprimento das decisões judiciais pela instituição.

As investigações conduzidas pela PCAC, por meio da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, tiveram início após denúncias anônimas que indicavam que uma residência localizada no bairro São Francisco estaria sendo utilizada como ponto de comercialização de entorpecentes. A partir disso, equipes policiais passaram a monitorar o local, constatando intensa movimentação de usuários, característica típica de pontos de venda de drogas, o que reforçou os indícios de atividade ilícita.
No dia 30 de junho de 2023, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os policiais civis lograram êxito em localizar e apreender porções de cocaína e crack, munições de calibre .22 e uma carabina de pressão adulterada. A ação é resultado direto do trabalho técnico e estratégico da PCAC, por meio da Delegacia-Geral, que atuou de forma precisa para reunir provas materiais contundentes.
Além dos materiais apreendidos, a investigação também contou com a análise de aparelhos celulares encontrados na residência. Os dispositivos continham mensagens e imagens que comprovavam a negociação, preparo e comercialização das drogas, fortalecendo o conjunto probatório apresentado à Justiça. Esse trabalho minucioso reforça a capacidade investigativa da Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia-Geral, no enfrentamento ao tráfico.
Durante o processo, a acusada alegou desconhecimento das atividades criminosas, versão que foi confrontada pelas provas reunidas. Conforme apontado nos autos, ela admitiu ter ciência da existência da arma e da prática de tráfico realizada por seu companheiro no imóvel. O magistrado destacou, inclusive, o elevado grau de culpabilidade, ressaltando como agravante o fato de os crimes ocorrerem no ambiente familiar, onde a ré vivia com o próprio filho.
Na sentença, a Justiça estabeleceu a pena de 10 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de tráfico e associação, além de 1 ano e 2 meses de detenção pela posse irregular de munição, somando ainda o pagamento de 1.445 dias-multa. O regime inicial fixado foi o fechado.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
PM evita “tribunal do crime” em Marechal Thaumaturgo e resgata três vítimas mantidas em cárcere
Quatro suspeitos foram detidos; grupo pretendia julgar e punir vítimas por furto de celular; anotações apontam cobrança de dívidas do tráfico

Um dos envolvidos percebeu a presença policial e alertou os demais, provocando correria dentro da residência. Ainda assim, os militares conseguiram conter os suspeitos. Foto: captada
Uma ação rápida da Polícia Militar evitou o que poderia terminar em violência grave na tarde desta terça-feira (17), no município de Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá. Quatro pessoas foram detidas suspeitas de participação em um chamado “tribunal do crime”, prática ilegal associada a facções criminosas.
Segundo informações repassadas pela PM, os agentes chegaram até o local após denúncia. Ao se aproximarem do imóvel, no bairro Poeirinha, houve uma tentativa de fuga em massa. Um dos envolvidos percebeu a presença policial e alertou os demais, provocando correria dentro da residência. Ainda assim, os militares conseguiram conter os suspeitos.
No interior da casa, três pessoas eram mantidas contra a própria vontade. Elas estavam sendo acusadas de envolvimento no furto de um telefone celular e aguardavam a decisão do grupo, que, conforme apurado, previa punições físicas como forma de “disciplina” .
Entre as vítimas, estava uma mulher que havia ido ao local na tentativa de proteger o irmão. Mesmo afirmando acreditar na inocência dele, ela chegou a se comprometer a arcar com o prejuízo do aparelho desaparecido para evitar agressões .
Suspeita confessa participação em facção
Durante a abordagem, uma das suspeitas assumiu participação na organização criminosa e relatou que teria recebido ordens para conduzir o “julgamento”. Ela também revelou atuar na cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico de drogas na região. Com ela, os policiais encontraram anotações que somavam mais de R$ 7 mil em débitos atribuídos a terceiros .
Dois adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos. Todos, juntamente com as vítimas, foram encaminhados à delegacia da cidade para os procedimentos legais .
Alerta da PM
O caso segue sob investigação, e a Polícia Militar reforçou a importância da participação da população no combate ao crime, destacando que denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 190 .
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher condenada a mais de 11 anos por tráfico de drogas e associação criminosa em Manoel Urbano
Investigação teve início em 2023 com denúncias anônimas; durante busca, foram apreendidas cocaína, crack, munições e carabina adulterada

A ação evidencia a eficácia do trabalho investigativo e o cumprimento das decisões judiciais pela instituição. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, reafirma seu compromisso no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada e destaca que, na última terça-feira (17), oficiais investigadores de polícia civil efetuaram a prisão de uma mulher identificada pelas iniciais J.R.S., de 31 anos, condenada pela Justiça a mais de 11 anos de reclusão e detenção pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munição. A ação evidencia a eficácia do trabalho investigativo e o cumprimento das decisões judiciais pela instituição.
As investigações conduzidas pela PCAC, por meio da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, tiveram início após denúncias anônimas que indicavam que uma residência localizada no bairro São Francisco estaria sendo utilizada como ponto de comercialização de entorpecentes. A partir disso, equipes policiais passaram a monitorar o local, constatando intensa movimentação de usuários, característica típica de pontos de venda de drogas, o que reforçou os indícios de atividade ilícita.
Apreensões
No dia 30 de junho de 2023, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os policiais civis lograram êxito em localizar e apreender porções de cocaína e crack, munições de calibre .22 e uma carabina de pressão adulterada. A ação é resultado direto do trabalho técnico e estratégico dos oficiais de polícia civil, que atuaram de forma precisa para reunir provas materiais contundentes.
Além dos materiais apreendidos, a investigação também contou com a análise de aparelhos celulares encontrados na residência. Os dispositivos continham mensagens e imagens que comprovavam a negociação, preparo e comercialização das drogas, fortalecendo o conjunto probatório apresentado à Justiça. Esse trabalho minucioso reforça a capacidade investigativa da Polícia Civil do Acre no enfrentamento ao tráfico.
Durante o processo, a acusada alegou desconhecimento das atividades criminosas, versão que foi confrontada pelas provas reunidas. Conforme apontado nos autos, ela admitiu ter ciência da existência da arma e da prática de tráfico realizada por seu companheiro no imóvel. O magistrado destacou, inclusive, o elevado grau de culpabilidade, ressaltando como agravante o fato de os crimes ocorrerem no ambiente familiar, onde a ré vivia com o próprio filho.
Pena
Na sentença, a Justiça estabeleceu a pena de 10 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de tráfico e associação, além de 1 ano e 2 meses de detenção pela posse irregular de munição, somando ainda o pagamento de 1.445 dias-multa. O regime inicial fixado foi o fechado.

Você precisa fazer login para comentar.