As aulas dos alunos da rede pública estadual dos 22 municípios acreanos começam na próxima segunda-feira, 20. Na zona rural o início do ano letivo está previsto para o dia 6 de março.
Em todo o estado estão matriculados 154.816 alunos. Desses, 119 mil estarão de volta à rotina escolar em uma das 171 escolas urbanas da região. Só na capital são 74.283 mil estudantes. Os demais alunos são das 443 instituições rurais.
De acordo com a coordenadora de matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Silzete Lima, além da zona rural, as escolas de tempo integral e militar também não iniciarão na segunda-feira. “Temos exceções, pois algumas escolas estão passando por ajustes e adequações para receber melhor os nossos alunos. Mas estamos trabalhando para que comece já no início de abril”, explica.
Mãe da vítima foi feita refém por homens armados antes do crime; polícia investiga possível ligação com disputa entre facções
O jovem Adriel Guimarães de Souza, de 22 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi executado a tiros na manhã deste domingo (1º), na Travessa Gonzaga, bairro Belo Jardim II, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relatos de familiares, cerca de oito homens fortemente armados invadiram o imóvel e renderam a mãe da vítima. O grupo teria aguardado Adriel acordar, já que ele morava em uma casa nos fundos do terreno. Assim que o jovem apareceu, foi atingido por diversos disparos. Após a execução, os criminosos fugiram.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado, mas, ao chegar ao local, a equipe médica apenas constatou o óbito.
Policiais militares do 2º Batalhão isolaram a área para os trabalhos da perícia. Em seguida, foram realizadas buscas e patrulhamento na região, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.
Após a perícia, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos.
A principal linha de investigação aponta para possível ligação com a disputa entre organizações criminosas. O caso está sendo apurado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Vítima foi levada ao hospital e após receber atendimento médico e depois transferido para a Capital, Rio Branco.
Vítima deu entrada no hospital após ser atingida por disparo enquanto seguia para casa
Um homem identificado pelas iniciais A.J.S.S., de 34 anos, foi vítima de disparo de arma de fogo na noite desta quinta-feira (27), no bairro Alberto Castro que faz divisa com o Floriano Peixoto, em Brasiléia. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio simples.
A Polícia Militar não foi acionada inicialmente pelo Centro de Operações, mas tomou conhecimento da ocorrência após ligação feita pelo Hospital Raimundo Chaar, informando a entrada de um paciente ferido por tiro.
A guarnição se deslocou até a unidade hospitalar e constatou que a vítima já recebia atendimento médico, apresentando perfuração no braço esquerdo provocada por arma de fogo.
Em conversa com os policiais, o homem relatou que seguia para sua residência, nas proximidades de onde ocorreu o fato, quando foi surpreendido pelo disparo. Ele afirmou não saber quem teria efetuado o tiro.
A vítima permaneceu sob observação médica para os procedimentos necessários e foi orientada a comparecer à Delegacia de Polícia Civil assim que possível, a fim de formalizar a ocorrência e dar continuidade às medidas legais.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, realiza neste sábado (28), uma ação preventiva de vacinação contra a meningite em cinco pontos da capital. A mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de adoecimento, especialmente entre crianças e adolescentes. Durante a ação, também está sendo ofertada a vacina contra a influenza.
A vacinação ocorre em pontos estratégicos da cidade. No Via Verde Shopping, o atendimento acontece das 14h às 22h. (Foto: Antônio Rodrigues/Secom)
A vacinação ocorre em pontos estratégicos da cidade. No Via Verde Shopping, o atendimento acontece das 14h às 22h. Já nas quatro URAPs que funcionam neste sábado, o serviço está disponível das 7h às 17h.
Participam da mobilização a URAP Francisco Roney Meireles, URAP Augusto Hidalgo de Lima, URAP Farmacêutica Cláudia Vitorino e URAP Rozangela Pimentel.
Nos cinco pontos, estão sendo disponibilizadas vacinas para crianças de 3, 5 e 12 meses e adolescentes de 11 a 19 anos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Nos cinco pontos, estão sendo disponibilizadas vacinas para crianças de 3, 5 e 12 meses e adolescentes de 11 a 19 anos, conforme o calendário vacinal. Pais e responsáveis também podem aproveitar a mobilização para se vacinar.
A meningite é uma doença grave, que pode evoluir rapidamente, mas é prevenível por meio da vacinação. A ação deste sábado reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção e a proteção da saúde da população.
Você precisa fazer login para comentar.