Conecte-se conosco

Acre

Audiência pública discute segurança na fronteira

Publicado

em

Deputada Leila Galvão (PT) – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Uma audiência pública deve acontecer na manhã desta quinta-feira, 27, na cidade Brasileia para discutir questões de segurança na região fronteiriça. O evento deve reunir gestores das cidades Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri, representantes da cidade boliviana de Cobija, além do secretário de Segurança Pública do Acre, delegado Emylson Farias, comando da Polícia Militar, dirigentes das polícias Federal e Rodoviária Federal.

A audiência foi requerida pela deputada estadual Leila Galvão (PT) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa. A parlamentar considera que tem havido um crescimento muito grande dos índices de criminalidade naquela região e defende quer gestores e instituições ligadas à área discutam ações integradas para a redução da violência, tráfico de drogas, roubos e furtos.

“Creio que ações integradas entre as administrações municipais, instituições do Estado e do governo federal, com o apoio do governo boliviano, poderá contribuir sensivelmente para a redução da taxa de crimes registrada na região”, explicou Leila.

Outra preocupação apresentada pela deputada petistas, é a presença de membros de facções criminosas que têm atuado nos municípios do Alto Acre.

“Essa é uma região de fronteira onde há um grande fluxo de drogas que vem da Bolívia e do Peru. Por conta disso, notamos o crescimento de crimes de diversos tipos, a maioria ligadas à questão dos entorpecentes.”

A audiência acontece a partir das 8 horas, no Centro de Educação Permanente, no centro de Brasileia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas no Acre até quarta-feira

Publicado

em

Previsão aponta volumes elevados de chuva e ventos fortes, com risco de alagamentos e quedas de energia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade “perigo”, válido entre a manhã desta terça-feira (24) e as 9h de quarta-feira (25) para municípios do Acre. O aviso indica condições climáticas adversas que podem provocar transtornos à população.

De acordo com o órgão, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 100 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos que variam entre 60 e 100 km/h.

Esse cenário eleva o risco de alagamentos, queda de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O Inmet orienta que a população redobre os cuidados, especialmente durante rajadas de vento. A recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Também é indicado, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. As autoridades reforçam a importância de acompanhar atualizações dos órgãos oficiais e adotar medidas preventivas durante o período de alerta.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec chama aprovados em cursos técnicos em cinco municípios

Publicado

em

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) publicou nesta terça-feira, 24, uma série de convocações de candidatos aprovados em processos seletivos simplificados para formação de cadastro reserva e atuação como bolsistas em cursos da rede pública de educação profissional. Os editais abrangem diferentes modalidades, docente e não docente e contemplam municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Marechal Thaumaturgo e Epitaciolândia.

As convocações são referentes a editais distintos, incluindo seleções para bolsistas docentes horistas, docentes mensalistas e profissionais não docentes. Os aprovados irão atuar em cursos de educação profissional e tecnológica ofertados pelos Centros de Educação Profissional da rede Ieptec, com contratos que variam entre 12 e 24 meses, conforme a função.

Entre os convocados, há profissionais para atuação em mediação em sala de aula, atividades administrativas e acadêmicas, além de áreas específicas como enfermagem, farmácia, agronegócio e engenharia florestal. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, foi convocada candidata para a função de docente horista, enquanto em Plácido de Castro há lista de aprovados para atividades administrativas. Já em Rio Branco, a convocação contempla docentes para diferentes áreas, com cargas horárias de 20 a 40 horas.

Os candidatos chamados devem comparecer nos dias 24, 25 e 26 de março de 2026, no período das 8h às 12h, nos locais indicados em cada edital, para entrega da documentação exigida e assinatura do termo de compromisso. O não comparecimento dentro do prazo pode resultar na perda da vaga.

Para efetivar a contratação, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovação de escolaridade, certidões negativas nas esferas estadual e federal, comprovante de residência, dados bancários e cadastro junto à Secretaria da Fazenda do Estado. Também é exigida a regularidade com a Justiça Eleitoral e, no caso de candidatos do sexo masculino, quitação com o serviço militar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre

Publicado

em

Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”

Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.

O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.

Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.

A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.

Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.

Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.

Comentários

Continue lendo