Conecte-se conosco

Acre

Audiência pública discute segurança na fronteira

Publicado

em

Deputada Leila Galvão (PT) – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Uma audiência pública deve acontecer na manhã desta quinta-feira, 27, na cidade Brasileia para discutir questões de segurança na região fronteiriça. O evento deve reunir gestores das cidades Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri, representantes da cidade boliviana de Cobija, além do secretário de Segurança Pública do Acre, delegado Emylson Farias, comando da Polícia Militar, dirigentes das polícias Federal e Rodoviária Federal.

A audiência foi requerida pela deputada estadual Leila Galvão (PT) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa. A parlamentar considera que tem havido um crescimento muito grande dos índices de criminalidade naquela região e defende quer gestores e instituições ligadas à área discutam ações integradas para a redução da violência, tráfico de drogas, roubos e furtos.

“Creio que ações integradas entre as administrações municipais, instituições do Estado e do governo federal, com o apoio do governo boliviano, poderá contribuir sensivelmente para a redução da taxa de crimes registrada na região”, explicou Leila.

Outra preocupação apresentada pela deputada petistas, é a presença de membros de facções criminosas que têm atuado nos municípios do Alto Acre.

“Essa é uma região de fronteira onde há um grande fluxo de drogas que vem da Bolívia e do Peru. Por conta disso, notamos o crescimento de crimes de diversos tipos, a maioria ligadas à questão dos entorpecentes.”

A audiência acontece a partir das 8 horas, no Centro de Educação Permanente, no centro de Brasileia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre recebe aviso de chuvas intensas com perigo potencial

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas para o Acre, com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta entrou em vigor às 8h51 desta segunda-feira, 9, e segue até as 23h59 de terça-feira, 10 de fevereiro de 2026.

De acordo com o comunicado, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 quilômetros por hora. O aviso abrange a maior parte do território acreano, conforme mapa divulgado.

Entre os riscos associados estão alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica em áreas isoladas. A orientação é para que a população evite áreas de risco, não se abrigue sob árvores durante rajadas de vento e acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais.

As informações são do INMET e seguem sob monitoramento dos órgãos estaduais de proteção e defesa civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Famílias começam a deixar abrigo provisório após recuo da alagação

Publicado

em

Defesa Civil inicia retorno às residências com apoio logístico e anuncia desativação do espaço nesta segunda-feira

Famílias atingidas pela alagação iniciaram, na manhã deste domingo (8), a saída do abrigo provisório, que será desativado nesta segunda-feira (9). A medida foi tomada após a redução do nível da água nas áreas afetadas, permitindo o retorno seguro dos moradores às suas residências.

A Defesa Civil disponibilizou transporte para realizar o deslocamento das famílias ao longo da manhã. Equipes do órgão acompanham todo o processo e prestam apoio às pessoas atingidas, garantindo que o retorno ocorra de forma segura e organizada.

Segundo a coordenação, a retirada segue critérios de prioridade, atendendo primeiro moradores em situação de maior vulnerabilidade. O trabalho de monitoramento continua nas áreas que registraram alagação nos últimos dias, com ações de acompanhamento e prevenção.

“Sim, nós já estamos prontos. Nós já estamos com a operação montada. No final de semana tomamos as providências de limpeza das casas junto com as famílias, entrega de material também, além da limpeza do bairro com a SMCCI. E agora, pela manhã, já estamos com nossos caminhões e viaturas prontos no Parque de Exposições para começar a levar as primeiras famílias para casa”, afirmou o coronel Falcão, da Defesa Civil.

Com informações de AC24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.

De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo